terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MÚSICOS DO BUENA VISTA VISITAM A PORTELA

10/01/2011 21h27 - Atualizado em 10/01/2011 21h28

Mistura de samba, rumba e feijoada marcou a visita do clube musical que nasceu em Havana nos anos 40.

O Rio de Janeiro foi, nesta segunda-feira (10), palco de um encontro histórico. Músicos da consagrada orquestra cubana Buena Vista Social Club foram conhecer a quadra da escola de samba da Portela.

Era samba, era rumba? Não dá pra saber, mas a mistura inicial agradou. Velha Guarda da Portela no palco. Os músicos cubanos começam a batucar, balançar o corpo.

Os cubanos do Buena Vista representam a tradição de um clube musical que nasceu nas ruas de Havana nos anos 40. As histórias e a música dos fundadores do Buena Vista viraram filme premiado com o Oscar.

A Velha Guarda da Portela reúne os guardiões do samba de raiz. Os dois grupos têm muito em comum. O pessoal do Buena Vista é uma espécie de velha guarda da música cubana e a velha guarda da Portela, uma espécie de Buena Vista do samba carioca.

"Quero pegar as aulas com os sacerdotes do samba de Osvaldo Cruz. É isso aí", afirma Monarco, Velha Guarda da Portela.

Na sala da bateria, o agogô vira instrumento de tradução do português pro espanhol e da conga para o samba.

De repente, o cubano está no palco. Rapidinho, outro pega o ritmo da percussão. A feijoada no capricho deu a energia para os visitantes acompanharem a surpresa final.

Bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira. E os cubanos caíram no samba e formaram o "Buena Vista Portela Social Club". Com todo o respeito.


http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/musicos-do-buena-vista-social-club-visitam-quadra-da-portela.html
 

Nenhum comentário: