sábado, 1 de janeiro de 2011

RIO LANÇA LOGOMARCA DOS JOGOS OLÍMPICOS

Processo de seleção envolveu 139 agências de publicidade de todo o país

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro

A menos de duas horas da chegada de 2011, o Rio de Janeiro deu um salto de quase seis anos rumo ao futuro. Diante da multidão reunida na praia de Copacabana para a virada do ano, as Olimpíadas Rio-2016 ganharam uma cara: a logomarca dos Jogos foi divulgada pelo Comitê Organizador. Confira a imagem que simboliza o maior evento da história do esporte brasileiro:

Logo Olimpíadas 2016 Rio 2016

- A marca é muito estética , inovadora e criativa. É possivel ver várias coisas nela: Rio, montanha, sol, Copacabana. O que mais me impressiona é que é um desenho leve, que parece flutuar na água - elogiou Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, que viajou ao Rio de Janeiro para o lançamento na noite do réveillon.

O lançamento teve início em Copacabana quando a cantora Daniela Mercury interrompeu seu show de Ano Novo para chamar ao palco dois atletas do salto em distância: a campeã olímpica Maurren Maggi e o jovem Caio Cezar Fernandes. Em seguida, três vídeos foram mostrados nos quatro telões instalados na praia: um sobre o dia em que o Rio foi escolhido como sede dos jogos; outro sobre Caio Cezar; e finalmente o que revelou a logomarca.

Olimpíadas 2016 Rio 2016Nuzman, Rogge e Paes (os três à esquerda) em
Copacabana (Foto: Ag. Estado)

Três bandeirões de 1.200 metros quadrados cada foram abertos sobre a multidão que estava na areia, mostrando a logo para o mundo inteiro.

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador mal conseguia conter a euforia:

- É uma noite de alegria para todos nós e, desta vez, com 2 milhões de pessoas como testemunhas do logo olímpico de 2016. A equipe que trabalhou na marca merece os aplausos. Foi um segredo inacreditavelmete guardado a sete chaves por 400 pessoas. Não tenho dúvidas de que logo vai cair no gosto de todos - explicou.

Em nota oficial, o Comitê explicou o conceito da marca, que representa pessoas de mãos dadas num formato que lembra o Pão de Açúcar, cartão postal do Rio:

- Ela traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única e fazem dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso. Por isso, é uma marca essencialmente humana - explicou, em nota oficial, o Comitê Organizador.

Confira as logomarcas de todas as edições das Olimpíadas, desde Atenas-1896

O processo de escolha durou nove meses, e 139 agências de publicidade se inscreveram – todas brasileiras. Uma comissão julgadora de 12 pessoas selecionou oito agências finalistas: quatro do Rio, duas de São Paulo e duas de Curitiba. A vencedora foi a carioca Tátil, com 20 anos de experiência no mercado e uma equipe de 105 funcionários.

Bandeira Olimpíadas 2016 Rio 2016O bandeirão anuncia a logomarca na praia de Copacabana (Foto: Divulgação / COB)

Fred Gelli, sócio-diretor de criação da Tátil, festejou a vitória.

Nenhum comentário: