segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

RIO EU GOSTO DE VOCÊ - PROMESSA É DÍVIDA

"Penha, Penha
Eu vim aqui me ajoelhar

Penha, venha
Trazer paz para o meu lar"

Ontem, domingo, subi os 365 degraus da igreja da Penha e lá em cima, olhando o outro lado do Rio de Janeiro, o lado chapa-quente, acendi duas velas: uma para todas as minhas pessoas queridas; e outra para o povo carioca que hoje recuperou a área e a própria igreja que estava subjulgada ao poder do tráfico de drogas que imperava no Complexo do Alemão.

Tudo tranquilo na área. Subi na maior paz e harmonia com os demais turistas que lá se encontravam (a maioria cariocas mesmo) e com o pessoal da comunidade.

Pude assistir uma missa rezada pelo padre Serafim e pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempestre; com a presença de todo o pessoal da basílica da Penha.

Linda a igreja. Logo na chegada à base de onde começa a escadaria, lê-se numa faixa: A PAZ É POSITIVA! DEPENDE DE VOCÊ TAMBÉM!"

No seu estilo barroco, a igreja toda em cor creme com janelas e portas num azul celeste, está agregada à Basílica de Santa Maria Maior, de Roma.

Pode-se subir de bondinho, mas quem está lá pelegrinando como eu, sobe os quase 400 degraus orando, pedindo clemência, paz, sossego, sorte e saúde para viver a intensidade do Rio de Janeiro.

Lá de cima, pode-se ver de frente o aeroporto internacional do Galeão e por trás todo o Complexo do Alemão onde moram quase 300 mil cariocas.

A rua que leva até a base da igreja é toda de paralelepípedos.

Valeu, promessa é dívida. Na Penha recuperei meu lado suburbano do Rio de Janeiro. Viva!

Nenhum comentário: