sexta-feira, 17 de julho de 2009

ADORA-RODA, O MELHOR SAMBA DA CAPITAL

Por Luis Turiba

O samba começa lento, manhoso, quase como quem não quer nada. Sempre às terças, por volta das nove da noite. Mas logo-logo esquenta e de repente está todo mundo cantando Martinho da Vila, Cartola, Candeia, Paulinho da Viola, Silas de Oliveira, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e outros bambas.
São os meninos do Adora-Roda, um grupo de samba formado por oito jovens brasilienses, todos cheios de energias e raiz, que botam pra quebrar. Breno Alves, Vinícius de Oliveira e Kadú Nascimento sustentam o vocal, com o apoio do cavaco esperto de Tito Silva, o sax de Bruno Patrício, o sofisticado violão sete cordas de Vinícius Magalhães; a percursa esperta e marcante de Guto e Dinho. O samba do ADORA-RODA é freqüentado por amantes de samba da capital brasileiro. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, sempre marca presença quando está na cidade (ultimamente, ele anda mais pela África do Sul do que pelo Brasil); os colunistas políticos Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense; e Ilimar Franco, de O Globo; também marcam presença na sexta.
UM MOVIMENTOO ADORA-RODA
Além de um grupo de samba, é também um projeto musical-cultural que existe desde o começo de 2007 em Brasília e tem o objetivo de enaltecer o autêntico samba de raiz e suas manifestações mais espontâneas.
O grupo tem participado frequentemente da cena musical da cidade. Já acompanhou o Mestre do Partido-Alto Almir Guineto, abriu o show de Zeca Pagodinho e também toca em diversas festas, desde projetos de samba como o TODOS OS SAMBAS do Clube do Choro, até casamentos e aniversários como o recente aniversário de 50 anos do político Rodrigo Rollemberg.
É considerado pela crítica como "a melhor roda de samba da cidade" e é frequente motivo de matérias dos principais jornais da cidade. Tudo isso é reflexo de um projeto que garante a oportunidade de ter o contato com estudos de raízes culturais genuínas em forma de música de qualidade.Terça-feira pode parecer um dia pouco provável para uma boa noite de samba, porém muitos ficam até o final da roda, que começa às nove da noite e vai até duas da manhã no Bar do Calaf.
Feita em volta de uma mesa, com formação oficial de 8 músicos, o grupo se apresenta com um repertório diverso, que mescla sucessos de grandes mestres conhecidos da mídia e outros tantos esquecidos ou ainda não tão conhecidos como é o caso das músicas de sua autoria. Frequentadores de todas as idades, classes sociais, cor ou credo se encontram, dançam e participam, batendo palma, cantando em coro, ou até mesmo músicos profissionais e amadores que enriquecem o movimento cultural, a alegria e tudo mais que o universo do samba pode oferecer.
Músicos:Breno Alves (voz principal e pandeiro), Vinícius de Oliveira (voz e banjo), Tito Silva (voz e cavaco), Kadú Nascimento (voz, tantã e caixa), Bruno Patrício (sax e flauta), Marcos Vinícius (violão de 6 e 7 cordas), Guto (repique de mão, repique de anel, conga, e percussão geral), Dinho (surdo, tamborim, agogô e percussão geral)Produção: Marcelo Barki - tel: 55(61)8433.4288 / 8402.3992 / 3344.0541 nextel: 7814.1464 / 88*9722marcelobarki@gmail.com, adoraroda@gmail.com

Nenhum comentário: