terça-feira, 21 de julho de 2009

AVISEI QUE A OBRA DO GALENO IRIA SOFRER UM ATENTADO

Luis Turiba

Quando postei no meu blog, há um mês, que a obra do artista plástico Galeno na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima iria sofrer um atentado, muita gente me considerou "aloprado" e até irresponsável. "Como!??? Não é possível que alguém faça isso!!!". Pois fizeram.
Acabo de receber comunicado do arquiteto Rogério Carvalho, do IPHAN, responsável pela obra, denunciando que as lindas pinturas foram vítimas de "vandalismo". Pra mim, foi um atentado de fanáticos religiosos, intolerantes e grosseiros. Pior do que os moleques que picham o Teatro Nacional. Um horror essa história que nos envergonha a todos.
Estou armando para o Francisco Galenol ir ao Jô Soares denunciar todo esse fanatismo. Qtal?
REPERCUSSÕES

De fato está mais que na hora de que como diz o Rogeiro: Queremos  que sejam apuradas responsabilidades em relação ao caso. Temos que dar um basta nisso!".Além de vandalismo, não é cristão. Está na hora delas saberem que além de ser radicalismo, ato  ante cristão,  isso constitue crime. Crime  de dano,  crime ao patrimônio.

Natanry 
 _____________________________________________
VANDALISMO NA IGREJINHA-21/07/2009

Painel é rabiscado

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
 
 

O artista plástico Francisco Galeno e o arquiteto Rogério Carvalho, responsável pela restauração da Igrejinha, vão hoje ao Ministério Público Federal para pedir ajuda na batalha para garantir a segurança do monumento. Nesta semana, o painel de Nossa Senhora de Fátima (foto), pintado por Galeno, foi rabiscado com caneta esferográfica. A parede lateral interna também está suja com material semelhante a carvão. "É preciso colocar câmeras para garantir a segurança. Os pilares, pintados recentemente, já estão sujos", denuncia Rogério



_____________________________________________________________________________________________

Rogério e amigos,

A situação que o Rogério descreve de danos à obra é realmente lamentável, desrespeitoso e intolerante.

Que princípios será que estão defendendo os que fazem isto? Espero que seja resolvida a situação, não poderei estar lá às 11h30, mas farei o que puder para ajudar.

O Abaixo assinado a favor da obra e da liberdade de expressão, está circulando na internet em outro formato, mais simples de aderir. Acho que precisamos reforçar isto para ter argumentos objetivos de grupo unido da sociedade a favor da obra, pois as "carolas radicais" (desculpe a expressão, mas acho que é isto) estão se espalhando por todas as igrejas e vão utilizar o abaixo assinado contra a obra para tentar destruí-la com apoio do MP também.

Reenviarei para todos o novo formato, pedindo que ajudem a mobilizarmos mais gente.

Abraços,

Kala

Prezados,
 
Acabo de voltar da Igrejinha de Fátima. A obra de Galeno foi maculada! Vários riscos de caneta na barra da santa e em um dos brinquedos. O(a) vândalo ainda teve a audácia de riscar o pilar frontal da igreja. UMA VERGONHA!
 
Estou entrando em contato porque amanhã, terça feira, estarei indo com o Galeno ao Ministério Público. Queremos que sejam apuradas responsabilidades em relação ao caso. Temos que dar um basta nisso! Na quarta passada, as mesmas senhoras que gravam aquele programa católico, insistiram em pendurar panos na frente da santa!
É um deboche!
Conto com a ajuda de vocês.
Estaremos na frente da Igreja às 11:30h e a tarde iremos ao MP.
 
abraço, 
 
Rogério Carvalho
92497928


Nenhum comentário: