domingo, 5 de julho de 2009

COMO FAZER UM SAMBA ENREDO PARA BRASÍLIA

Luis Turiba

"Oh JK Oh JK
A Beija-Flor hoje vem te iluminar
Como pode um peixe-vivo
Viver fora do Lago Paranoá"

Tinha eu 14 anos quando me apaixonei pelo samba. Cresci na Rua São Francisco Xavier, quase em frente ao viaduto que dá na entrada do Buraco Quente, a principal do morro da Mangueira, no Rio. Naquele tempo era tudo tranqüilo na favela. Ninguém ficava no caminho empunhando uma AR15 carregada de intenções e gestos.

O primeiro samba enredo que aprendi na quadra da Mangueira foi "Ode a Monteiro Lobato", acho que em 67. Era assim o refrão: "e assim, nesse cenário de real valor, esse mundo encantado, que Monteiro Lobato criou."


(Foto com Selmynha Sorriso, Porta-Bandeira da Beija-Flor)

Naquela época, cantávamos prazerosamente o samba do "Crioulo Doido" composto por Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta. Foi um sucesso na época, sacaneando com os compositores do morro, os crioulos doidos que misturavam tudo. "Foi em Diamantina, onde nasceu JK- e a princesa Leopoldina, arresolveu se casar – Mas Chica da Silva, tinha outro pretendente – e obrigou a princesa, a se casar com Tiradentes." História zero, rima melódica mil. É assim que se faz um samba enredo. Com emoção e levada. Ele precisa levantar a Sapucaí, minha gente!

Afinal, um desfile não é o que podemos chamar "uma aula de história", mas sim uma interpretação fantasiosa e carnavalesca de um fato histórico. Ou seja: um vale-tudo com plumas, paetês, rebolados, paradinhas, viradas de bateria, etc.
A Beija-Flor de Nilópolis irá desfilar no carnaval de 2010 "Brilhante ao Sol do Novo Mundo, Brasília, do sonho à realidade, a Capital da Esperança." Irá contar e cantar para mais de um milhão de pessoas do mundo inteiro a fantástica história de Brasília ao longo de seus 50 anos de existência. Será um delírio.
Os carnavalescos Alexandre Louzada, Bira, Laíla e Fran Sérgio optaram por um desfile fantástico, onde a pré-história espiritual e brasileira da capital será mostrada exaustivamente. Entram na dança o sonho de Dom Bosco, o sacerdote italiano que sonhou em meados de 1800 com "uma terra prometida" onde iria "jorrar leite e mel". A belíssima lenda do índios Goyas, onde Jaci se transforma em lua cheia e chorar por não poder amar o guerreiro Paranoá. Dessa tristeza nasce um grande lago. E tem os Bandeirantes atrás do ouro e pedras preciosas. O patriarca José do Patrocínio que coloca o nome Brasília na Constituição republicana. O faraó Akenaton e sua semelhança com JK. Os candangos, os calangos, a esquina das culturas, a Catedral, Oscar, Athos, Lúcio Costa, Renato Russo.
A sinopse tem três páginas de delírios baseados em pesquisas acadêmicas e in loco.
Incorporei o "crioulo doido" e resolvi fazer meu samba também. Estamos, o músico Paulo Djorge e eu, trabalhando firme, diariamente, há duas semanas. O samba está ficando redondinho. O cavaquinista Tito, do Doraroda, veio dar uma força. Estamos construindo palavra por palavra, rima por rima, nota por nota. Queremos cantar bem a nossa cidade. Se vai ganhar ou não, é outra conversa.
As instruções do samba foram dados pelo histórico carnavalesco Laíla, diretor de Harmonia, numa teleconferência que ligou os sambistas do Rio com os de Brasília, quando a sinopse (publicada no blogdoturiba) foi distribuída simultaneamente. Não mais de 38 versos, melódico e ritmado, sustentando uma levada de 145 bit, poético mas com fácil memorização.
Estamos ralando para não fazer um "boi-com-abóbora", que é o samba qualquer nota feito nas coxas. Afinal, é dura a vida de "crioulo doido".


Nenhum comentário: