terça-feira, 28 de julho de 2009

Crônicas poéticas de José Rangel serão lançadas hoje

O publicitário e poeta José Rangel de Farias Neto, organizador do site Brasília Poética www.brasiliapoetica.com.br lança nesta terça-feira, dia 28 do corrente, na livraria Café com Letras, na 203 Sul, o seu primeiro livro "Bichos: outro jeito de falar com Deus", uma seleção de crônicas poéticas sobre a região onde reside com sua família há 16 anos, localizada nas proximidades do Catetinho, berço da capital federal.
No livro, Rangel narra sua vivência no local, situado às margens do Córrego Coqueiros, região onde se localiza uma das primeiras edificações erguidas para apoiar a construção de Brasília – o Palácio do Ipê (onde hoje funciona a Universidade da Paz) -, e onde morou o engenheiro Israel Pinheiro que, à convite do presidente Juscelino Kubitschek, renunciou ao seu mandato de deputado federal eleito pelo Estado de Minas Gerais para comandar a construção da nova capital dos brasileiros.
O livro de Rangel faz uma descrição desta região próxima ao Catetinho, muito rica em água, aves e árvores do cerrado e relata sua vivência com o meio-ambiente exuberante do local, e sua relação com animais de estimação. Segundo o autor, este refúgio ecológico pode ser resumido como território onde "reina o bem-te-vi", personagem de uma das crônicas do livro que será lançado na próxima terça-feira.
 
- Embora a presença de ipês tenha sido vista e apreciada por aqueles que vieram construir Brasília, o antigo Palácio do Ipê ganhou este nome utilizando as letras iniciais do nome de Israel Pinheiro. Pouca gente conhece este fato, afirma Rangel, que registrou este detalhe histórico no site www.brasiliapoetica.com.br organizado por ele e que faz uma leitura poética sobre os três anos e dez meses que correspondem ao período que durou a construção de Brasília.
 
José Rangel preside a ACIC -Associação dos Moradores do Ipê e Coqueiros onde realiza um trabalho permanente para preservação do meio-ambiente local, com ênfase em atividades de educação ambiental, envolvendo crianças e adolescentes.
 


--
José Rangel
(61) 8405-9640
http://www.brasiliapoetica.blog.br

Nenhum comentário: