terça-feira, 13 de abril de 2010

LIVRO INFANTIL "LUÍSA LULUSA", UMA AVENTURA MÁGICA

Um livro feito livre

 

Guido Heleno

 

Mal abri o livro "Luísa Lulusa – a atriz principal" e me bateu a certeza de que estava diante de uma obra literariamente ousada.

 

Não estavam ali ousadias para afrontar ou para exibir modernidades inconsistentes.  Ao ler, ao deixar os olhos correrem livres pelas páginas no livro do Luís Turiba, se é guindado não apenas à condição de leitor, mas de cúmplice, co-participante de uma ventura que, de tão simples, é mágica.

 

Como anuncia o autor, o livro é um segredo guardado por mais de 10 anos, uma gestação histórica, familiar, literária.  Não há personagens: há pessoas. A figura principal é a filha Luísa, já sendo alguém mesmo antes de nascer. Uma criança que catalisa atenções e provoca emoções. Ao passar as páginas, movimenta-se o tempo. Aleatoriamente se é apresentado a imagens, alguns desenhos característicos do mundo infantil.  É aí que se dá a mágica transformação e se dá conta que não é apenas um livro infantil ou para criança. É um livro sem idade, para todas as idades.

 

Como não lamber delícias como "uma gotinha solta no verde/querendo chover-se sorvete"; ou saciar no pomar encantado dos jogos de palavras recheadas de ideias: "caramba/carambolas/sou de jambo/não me amora"?

 

Livro bom é assim, desses que não se pega para ler, mas que permite mergulhar em seu universo criativo com um prazer novo de quem também é personagem. Ninguém é proibido de brincar e todos são livres perante o mundo de Luísa. No caso, um quintal que convida ao sonho e nos faz acordar bem melhor.

Parabéns Turiba. Opa!  Parabéns Luísa e quem mais chegar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Turiba-Turibao !... MAS QUE ALEGRIA QUE FOLIA QUE ZMORAVILHA !... Realmente, quela foto de-liizzzia da Lulusa com o zoclos do Elvis Presley, resistir quem ha'-de ?... Guido Heleno sacou na mosca o charme manhoso do livrinho... o leitor vira personagem !... se Lulusa e' nossa Ztrela Dalva, no's somos os seus pastores... Os teus versos tem uma leveza, uma grazza encantatoria... Ztou zuper-grato a voce de ter me convidado a participar desta ffffesta luminosa que e' este livrinho picolavore pipistrelo-farfadela. El nostro viejo Capitán Fiffo Gancho Camarón por seguro que va a bajar en la fiesta !!!... Caravaca Saravaca Sacacara !!!
Miles bejones y abbrazzonnes pra voce e Luluuusa delvostroxemprezuca

Anônimo disse...

Turibao querido, magine so' coje e' sabado (domani domingo) dimanhan tocacampainha Correio metraz unhenvelopone confartura cheio... dois livrinhoens LuisaLulusa mais tua carta, panfletos, loka explosao de cores versos grafitti... o apartamento derrepente todo colorido e zil brabuletas furtacor azulcobalto turqueza a voar prala' praca' e a Lulusa com seu reibanzao elvispresley a sorrir... uma festa treslumbrante !... teus poemas fulgurantes xikodelicos flauerpauer uma forzzza total queu nuncavi tanta zonoridade zoooltaaaa !... as palavras viram som... bricataca bracotoca... turibaca brocotoca Parabens !!!... Ztou feliz de que o livro me baixou zaztraz do zaztral exatamente na mesmora emque voce e Lulusa autografam em Brasilia o livrim pra torcida e delirante galera... tasseguro c'o Capitao Gancho Sarsadan zta' comvoces via zondas zaztrais, nao tem nuvem vulcanica que intercepte meu voo eletrozzideral... Aliazzz a notizzia do forro' zta' na primeira pagina dos principais jornais da Europa... e faz manchette no Le Monde de Paris !... Todo mundo chega a Brasilia pro lanzzamento, ate' o Presidente da Ximba o Huhu Mingau e os grandes proceres da Russia e da India junto com o Lula pro Lanzzzamento de Luisa Lulusa pelo ... BRIC... (ABRAK..). abraka kadabra vacadabra saravaca jacareca jararaca ... Sarava' !... vostroxempre zzzuca