quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ABAV RESPONDERÁ ÀS IMPOSIÇÕES DA IATA Brasil

 

Presidente da ABAV diz que levará corte do comissionamento ao Cade durante a abertura do 38º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens  

e Feira das Américas - ABAV 2010


 Carlos Alberto de Sá, presidente da ABV-DF apoia decisão e pede ação concreta


O corte no comissionamento dos agentes de viagens deu o tom da abertura do 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2010, iniciado hoje, às 11h, no Riocentro, Rio de Janeiro. O presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), disse que a instituição "responderá à altura" a imposição da Travel Agent Service Fee, a Tasf, instituída pela International Air Transport Association  -- IATA, que permite processar os valores cobrados pela emissão de bilhetes ou por outros serviços prestados pelas agências.

 

"Os agentes repudiam a forma como a gerência IATA Brasil conduziu as negociações relativas à TASF, se utilizando do poderio econômico de suas associadas para oprimir os agentes", afirmou o presidente. A ABAV 2010 prosseguirá até a próxima sexta-feira, 22 de outubro.

 

Ele ressaltou que, apesar da indignação pela intransigência das companhias aéreas, os agentes precisam, mais do que nunca, se voltar para seus clientes - "neles residem a chave da nossa sobrevivência", destacou o dirigente, ressaltando o motivo da escolha do tema central do congresso, Agente e Cliente: a Melhor Relação.

 
Para ele, falta respeito das companhias aéreas ao consumidor, que, em nome da competitividade mercadológica, "jogam nossos clientes em assentos que desafiam a ergonomia, os submetem a atrasos e cancelamentos injustificáveis". E ainda questionou a atuação da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. "Se não for pela internet, o consumidor pagará mais caro. A venda de bilhete aéreo não pode se resumir a um self-service digital. Esse serviço é uma concessão do Governo, que por sua vez precisa garantir o acesso do consumidor às tarifas aéreas de forma igualitária, seja qual for o canal de venda. E a ANAC? O que está fazendo?", acrescentou.

 

O presidente lembrou ainda que, com o surgimento da nova classe média brasileira, muitos potenciais consumidores precisarão de assistência para realizar sua primeira viagem. "Precisamos despertar para este mercado, saber como buscar esse cliente onde ele estiver."

 

Eleições presidenciais

 

A falta de propostas específicas para o turismo dos candidatos ao 2º turno nas eleições presidenciais também foi alvo de crítica de Ferreira, sendo bastante aplaudido pela platéia. Ele ainda citou a parceria que a ABAV tem mantido com os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro como um bom exemplo de comprometimento com o desenvolvimento da atividade.

 

Ele ainda cobrou a regulamentação da atividade dos agentes, parada há 10 anos no Congresso, esperando aprovação. O Projeto de Lei (5.120/2001) normatiza as relações comerciais entre agentes e consumidores.

 

Compuseram a mesa de abertura da ABAV 2010 o ministro de Turismo, Luiz Barreto, acompanhado do companheiro de pasta de Portugal, Bernardo Trindade, o governador e o vice-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da comissão no Senado, Neuto do Couto, e a presidente do Fórum Nacional de Secretários e dirigentes estaduais de Turismo, Nilde Brum.

 

Na platéia, além de agentes de viagens vindos de vários pontos do Brasil, um time de autoridades formado por parlamentares, dirigentes de entidades empresariais do setor e representantes de países prestigiou o evento.

 

 

38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro - Rio de Janeiro/RJ 

 

Twitter: http://twitter.com/feiraamericas


Assessoria de Imprensa
Capta Comunicação & Promoções
(61) 3322-4749 begin_of_the_skype_highlighting              (61) 3322-4749      end_of_the_skype_highlighting

 

Coordenação
Martha Mendes
marthamendes@captaconsult.com.br
61 8181-5671 begin_of_the_skype_highlighting              61 8181-5671      end_of_the_skype_highlighting

Atendimento

Brasília
Ana Beatriz Natario
anabia@captaconsult.com.br
61 7811-8892 begin_of_the_skype_highlighting              61 7811-8892      end_of_the_skype_highlighting / 3248-2747

 

Rio de Janeiro
Ana Stern
anastern@captaconsult.com.br

21 9995-6830 begin_of_the_skype_highlighting              21 9995-6830      end_of_the_skype_highlighting / 3286-4112

 


Nenhum comentário: