domingo, 10 de outubro de 2010

LIU XIAOBO RECEBE NOTÍCIA NA CADEIA

Esposa encontrou o ganhador do Nobel da Paz na cadeia, afirma família

Liu Xiaobo, ativista pró-democracia, está preso na província de Liaoning.
Aparentemente, ele não sabia até agora que havia recebido o prêmio.

Do G1, com agências internacionais

Liu Xia, a mulher do ganhador do Nobel da Paz, Liu Xiaobo, conseguiu se reunir na tarde deste domingo (10) com o marido na cadeia onde ele cumpre pena de 11 anos por lutar pela democracia na China. Até agora, ele aparentemente não sabia que havia sido premiado.

A informação é de familiares, de um grupo de direitos humanos e da imprensa da província de Liaoning, no noroeste do país, onde ele está preso.

Ela deve voltar ainda neste domingo à capital, Pequim, segundo a mãe da poetisa.

Citando a sogra de Xiaobo, o Centro de Informação dos Direitos Humanos e a Democracia, organização com sede em Hong Kong, afirmou em um comunicado que o casal encontrou-se na tarde deste domingo.

Manifestantes pró-democracia mostram cartazes com foto do Nobel da Paz Liu Xiaobo em Hong Kong neste domingo (10).Manifestantes pró-democracia mostram cartazes com foto do Nobel da Paz Liu Xiaobo em Hong Kong neste domingo (10). (Foto: AP)

Liu Xia estava incomunicável desde a noite de sexta-feira, quando disse à France Presse que policiais estavam em sua casa e explicaram que a levariam a Liaoning para ver o marido.

Os dissidentes do governo chinês celebraram neste sábado a atribuição do Nobel da Paz de 2010 ao ativista, mas temiam uma nova onda de repressão, depois da relatada prisão de militantes ocorrida logo depois do anúncio do prêmio.

Na sexta-feira à noite, a polícia deteve dezenas de partidários de Xiaobo que comemoravam o prêmio, disseram neste sábado o advogado Teng Biao e uma organização de defesa dos direitos humanos.

A Organização Defensores dos Direitos Humanos na China, com sede em Hong Kong, também falou em prisões.

Policiais chineses patrulham neste sábado (9) rua bloqueada próximo à prisão onde o prêmio Nobel da Paz de 2010, Liu Xiaobo, é mantido em Jinzhou, na província de Liaoning.Policiais chineses patrulham neste sábado (9) rua bloqueada próximo à prisão onde o prêmio Nobel da Paz de 2010, Liu Xiaobo, é mantido em Jinzhou, na província de Liaoning. (Foto: AP)

Já o jornal oficial "Global Times" reafirmou a posição do governo, de que o comitê do Nobel se "desonrou" e que o prêmio virou "um instrumento político a serviço de motivações antichinesas".

Em editorial, o jornal aludiu à premiação do Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, ocorrida em 1989.

Nos principais portais de internet chineses, uma busca pelas palavras "prêmio Nobel da Paz" ou "liu Xiaobo" não dava resultados. Vários internautas, acostumados à censura, citavam Xiaobo de maneira indireta.

A TV oficial chinesa não falou sobre o assunto, e reportagens de cadeias estrangeiras como a CNN e a TV5 foram censuradas.

Professor e defensor da democracia na China, Xiaobo vai receber um prêmio de U$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões).

Nenhum comentário: