segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MORREU SEU NENÊ DA VILA MATILDE

04/10/2010 10h11 - Atualizado em 04/10/2010 11h03

'Ele é o pai do samba em SP', diz presidente da Nenê sobre fundador

Seu Nenê morreu na madrugada desta segunda, na Zona Leste da cidade.
Ele tinha 89 anos e estava internado.

Juliana Cardilli Do G1 SP

A morte do fundador da Nenê de Vila Matilde, Alberto Alves da Silva, o seu Nenê, deixou em luto a comunidade do samba de São Paulo nesta segunda-feira (4). Um dos grandes nomes do carnaval paulista, ele morreu nesta madrugada no Hospital Tatuapé, na Zona Leste da capital. Para o atual presidente da escola, Rinaldo José Andrade, a morte do fundador é tão impactante que não pode ser mensurada.

"Ele faz parte da história do samba, ele é o pai de tudo, do samba em São Paulo. Ele está entre os que trouxeram a batida do Rio de Janeiro para São Paulo, formou esse nome que é a Nenê de Vila Matilde. É uma perda irreparável para o samba. Não tem palavras para mensurar", disse Andrade nesta manhã.

Seu Nenê estava internado há alguns dias devido a uma forte gripe. Aos 89 anos, ele sofria com a saúde debilitada há algum tempo – foi por causa dela que saiu do comando da escola, em 1996. Apesar disso, continuou desfilando em todos os carnavais, à exceção de um, em 1998. Este ano, participou do desfile das campeãs levando a taça de primeiro lugar no Grupo de Acesso.

"Para a escola, o lamento vai ser muito grande. Mas como a gente o conhecia, da forma que ele era, um guerreiro, vai ser uma alavanca para a escola de samba, que era a vida dele, era o que ele gostava. Vai ter impacto, perda do nosso fundador, nosso baluarte, mas vamos estar mais aguerridos, para mostrar para ele que o que ele deixou vai ser transmitido na avenida: garra, determinação e orgulho", disse o atual presidente da escola, que convivia com seu Nenê desde 1979.

Seu Nenê fundou a escola em 1949 junto com um grupo de sambistas que faziam rodas de samba no Largo do Peixe, no bairro da Vila Matilde. O velório está previsto para começar no início desta tarde na quadra da escola de samba, na Penha. O enterro está marcado para as 10h desta terça-feira (5) no Cemitério da Quarta Parada, também na Zona Leste.

Nenhum comentário: