quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CLUBE DE ESQUINA LANÇA SUA HISTÓRIA EM HQ


10/08/2011 - 11h00

História do Clube da Esquina ganha versão em quadrinhos

FELIPE JORDANI
da Livraria da Folha

Divulgação

Com desenhos e textos de Laudo Ferreira e cores de Omar Viñole, a HQ "Histórias do Clube Da Esquina" (Devir, 2011) narra o encontro dos jovens artistas mineiros que ajudaram a construir a Música Popular Brasileira, principalmente nos anos 1970, e a origem de algumas das canções mais conhecidas do grupo como "Paisagem na Janela", "Trem Azul" e "Manoel, o Audaz".

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Divulgação
Quadrinho narra a origem da cena musical do Clube da Esquina
Quadrinho narra a origem da cena musical do Clube da Esquina

Com ares de documentário em quadrinhos, a turma toda aparece entre relatos pessoais, vivências do dia a dia e nas horas de boemia, em Minas Gerais. Milton Nascimento, os irmãos Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Toninho Horta e Fernando Brant, entre outros, dão as caras em suas versões de cartum.

Laudo resgata o clima da juventude que se aventurava a fazer arte e curtir a vida mesmo debaixo das sombras da ditadura militar, cheia de referenciais brasileiros e, ao mesmo tempo, enebriada pelas composições dos Beatles e por filmes como "Jules e Jim", do cineasta francês François Truffaut (1932-1984).

O quadrinista usa um traço quase caricatural que condiz com a informalidade calorosa com que se desenvolvem as relações entre os "membros" do Clube da Esquina. Nas páginas, ele tenta registrar essa amizade. Em um destes momentos, retrata um sublime dueto que Milton Nascimento fez com sapos e seu violão em uma paisagem de pedras nos arredores da cidade de Diamantina.

"Histórias do Clube Da Esquina" é um belo registro histórico que comprova o, cada vez maior, amadurecimento de forma e conteúdo dos quadrinhos brasileiros. Um mergulho de superfície --são 48 páginas-- precioso para os amantes desta fase da arte mineira e para qualquer curioso sobre a Música Popular Brasileira.

Leia trecho.

*

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

*


Nenhum comentário: