terça-feira, 23 de agosto de 2011

MUITO SAMBA NO VERÃO QUE O JAPÃO RECUPERA-SE DO TERREMOTO



Mako canta com o grupo "Choro Clube", músicas de Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho. Foto de Maxtunay França, produtor do documentário "Samba no Japão", agência IN9
 
 
Tókio, 22 Agosto; Luis Turiba
 
Quando aquele japinha com cara de nerd tipo corredor de seguros da Bolsa de Valores de Tókio, segurou o microfone, entrou no samba e mandou com um jeitão carioca "peixeiro, granfino/ sai da cozinha/ chama a mamãe/ menino", de Candeia, aí sim, me toquei verdadeiramente que estavamos diante de um evento extraordinário.
 
O bar-churrascaria "Que bom", no bairro Asakusa, estava lotadaço com a roda de sambas e pagodes que Den, cantor e compositor japonês, organiza todas as terças. Assim que o samba esquentou com ele levando Zeca Pagodinho - ""Ai que saudade do meu amor"- todos os japoneses, inclusives as mulheres e as crianças, puxaram seus chocalhos e começaram a acompanhar absolutamente ritmados.Alguns ropiavam pandeiros no polegar e o samba seguiu rumo a madrugada do verão japones.
 
Den é líder do grupo "Balança mas não cai" e já gravou 5 CDs de sambas. O primeiro deles gravado no Rio de Janeiro com o título de "Feijoada com sushi", samba de Sombrinha e Arlindo Cruz. Deste CD, produzido por Túlio Feleciano, teve a participação de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Fundo de Quintal.
 
SAMBA NO VERÃO JAPONÊS
 
Este ano não será igual aquele que passou.
Respeitando o luto das famílias de milhares de japoneses mortos e desaparecidos durante o terremoto e o tsunami, não haverá o desfile das escolas de samba de Asakusa. São 12 escolas do primeiro  grupo e 10 outros do segundo grupo.
O Japão, país budista, está sensibilizado ainda. Mas o samba continua firme nesse verão quente e chuvoso. Muita gente nas ruas, muitas celebrações e, porque não, muito samba nas tradicionais casas brasileiras.
 
A japa-carioca Mako que está fazendo temporado em Tókio, fez uma brasileiríssima apresentação no Livehouse acompanhado do trio "de Choro Clube", cantando músicas de Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho. A interpretação de "Folhas Secas" e "Gostas de Luar" foi tão bem recebida que mereceu pedidos de bis.
 
O famoso bar "Praça Onze" prepara-se para receber Moreno Veloso, que fará uma excursão pelo Japão.
No sábado, ao invés do tradicional desfile,haverá uma confraternização entre todas as escolas e os sambistas locais. Prevista tambem uma queima de fogos de artifício para celebrar a recuperação do Japão.
 
Enviado de um iPhone 4G


Nenhum comentário: