Tókio, Japão - 22/08
Luis Turiba,
O "Sankofood.com" é um restaurante discreto, localizado no quarto andar de um pequeno prédio quase em frente à estação de Metro de Asakusa, bairro boêmio de Tókio.
Seria até um restaurante normal como milhares de outros que existem na capital japonesa, senão fosse um pequeno detalhe que o torna diferente: não tem garçons.
Os clientes são recebidos por um computador-tablete - um por mesa -, e assim que sentam recebem às boas-vindas: "irasshaimasê!" Em seguida, o computador-garçom lhe apresenta o cardápio.
Depois da escolha dos pratos e das bebidas, o cliente interage com o simpático tablete teclando suas opções. Pedimos chopp e o garçom-cibernético nos indicou umas vagens super verdes e salgadinhas, uma espécie de amendoins crus que servem de entrada. Uma delícia.
Estávamos em cinco - a cantora japonesa-carioca Mako; Júlio Caruso, que foi nos receber com pompas em Narita; e a equipe da IN9 que filma desde o ano passado "Samba no Japão" - o cinegrafista Luis Costa, o diretor Maxtunay França e eu, produtor e jornalista. Brindamos nossa chega à ilha do Sol Nascente (aqui chove faz friozinho) e jantamos iguarias saborosas, com sushis, galinha ao molho agrodoce e pasteiszinhos de carne de porco com yakisoba. Afinal, havíamos desembarcado de uma viagem de mais de 30 horas, circundando à Europa, sobrevoando a Sibéria e o Mar da China. Estávamos famintos por sabores nipônicos.
Até para pagar a conta (e não foi caro) é o garçom-tablete quem resolve a parada - e sem "aquele" chopinho a mais tão comum no Brasil. Um simpático atendente japonês em carne e osso e olhinhos amendoados, só aparece para trazer os pratos. Mesmo assim é ele quem volta correndo para o caixa, onde recebe os 3.500 yens do jantar.
O bom desse sistema, é que você não precisa dar gorjeta ao computador.
Arigatô, que hoje tem samba por aqui. Saionara!
4 comentários:
Boas noticias, Turiba.
Manoel Lapa
que beleza... que beleza... fico feliz por ti....
abraço, niki
Turiba, parabéns, um axé aí pra você, curta ao máximo a viagem, querido!
Cristiane Sobral
Valeu, Turibô.Beijô.
Postar um comentário