domingo, 21 de agosto de 2011

TABLETE SUBSTITUI GARÇOM NO JAPÃO

 
Tókio, Japão - 22/08
 
Luis Turiba,
 
O "Sankofood.com" é um restaurante discreto, localizado no quarto andar de um pequeno prédio quase em frente à estação de Metro de Asakusa, bairro boêmio de Tókio.
Seria até um restaurante normal como milhares de outros que existem na capital japonesa, senão fosse um pequeno detalhe que o torna diferente: não tem garçons.
Os clientes são recebidos por um computador-tablete - um por mesa -, e assim que sentam recebem às boas-vindas: "irasshaimasê!" Em seguida, o computador-garçom lhe apresenta o cardápio.
 
Depois da escolha dos pratos e das bebidas, o cliente interage com o simpático tablete teclando suas opções. Pedimos chopp e o garçom-cibernético nos indicou umas vagens super verdes e salgadinhas, uma espécie de amendoins crus que servem de entrada. Uma delícia.
Estávamos em cinco - a cantora japonesa-carioca Mako; Júlio Caruso, que foi nos receber com pompas em Narita; e a equipe da IN9 que filma desde o ano passado "Samba no Japão" - o cinegrafista Luis Costa, o diretor Maxtunay França e eu, produtor e jornalista. Brindamos nossa chega à ilha do Sol Nascente (aqui chove faz friozinho) e jantamos iguarias saborosas, com sushis, galinha ao molho agrodoce  e pasteiszinhos de carne de porco com yakisoba. Afinal, havíamos desembarcado de uma viagem de mais de 30 horas, circundando à Europa, sobrevoando a Sibéria e o Mar da China. Estávamos famintos por sabores nipônicos.
 
Até para pagar a conta (e não foi caro) é o garçom-tablete quem resolve a parada - e sem "aquele" chopinho a mais tão comum no Brasil. Um simpático atendente japonês em carne e osso e olhinhos amendoados,  só aparece para trazer os pratos. Mesmo assim é ele quem volta correndo para o caixa, onde recebe os 3.500 yens do jantar.
O bom desse sistema, é que você não precisa dar gorjeta ao computador.
Arigatô, que hoje tem samba por aqui. Saionara!

4 comentários:

Anônimo disse...

Boas noticias, Turiba.

Manoel Lapa

luis turiba disse...

que beleza... que beleza... fico feliz por ti....

abraço, niki

Anônimo disse...

Turiba, parabéns, um axé aí pra você, curta ao máximo a viagem, querido!

Cristiane Sobral

Marcia de Almeida/ Em dia com a cidadania disse...

Valeu, Turibô.Beijô.