sábado, 27 de agosto de 2011

JAPÃO FESTEJA O VERÃO COM FOGOS DE ARTIFÍCIO E MUITO SAMBA

 
Luis Turiba, de Tokio
 
Imaginem uma bateria com 350 japoneses, sendo que só o naipe de cuícas eram 25 tirando onda e fazendo um som que lembrava as grandes baterias do Rio de Janeiro. E mais: dezenas de agogôs, caixas, tamborins, surdos marcando com firmeza e a galera mandando ver  pé. Agora pense bem: isso ocorreu na tarde de sábado, dia 27, em Yokohama, cidade portuária a hora e meia de Tokio, exatamente do outro lado do planeta de onde fica o Brasil.
 
Foi com muito samba e uma queima de fogos de artifícios que durou uma hora e meia, que o Japão festejou o verão e saiu do luto das milhares de vítimas do terremoto e tsumani que sacudiu o país em março desse ano.
 
No porto de Yokohama, as 10 maiores escolas de samba do Japão se juntaram para fazer uma grande confraternização. Antes do presidente da Liga das Escolas de Samba Japonesas, o mangueirense Matsushita Yoichiro, dar o grito de "choro cavaco", todos os presentes na festa que reuniu cerca de três mil pessoas, fizeram um minuto de absoluto silêncio. No mar, um barco pesqueiro deu uma longa apitada e todos os presentes se emocionaram bastante. A escola de samba Saúde, totalmente inspirada na carioca Mangueira, foi a última a se apresentar com suas fantasias verde e rosa. Duas japonesas vestidas de bahianas e uma ala de japinhas foram os destaques.
 
O samba comeu solto até o final da noite. Há 31 anos, as escolas desfilam na Avenida Central de Asakusa, mas esse ano o desfile foi substituido por uma confraternização. Em 2012 o desfile promete ser ainda mais grandioso, mas antes os japoneses vêm ao Brasil desfilar na Sapucaí.
 
Em Asakusa, próximo ao centro de Tokio,  houve uma grande queima de fogos de artificios e as ruas do bairro ficaram apinhadas de gente. O espetáculo durou cerca de duas horas. Praticamente todas as japonesas, especialmente as mais jovens, vestiram seus quimonos e se embelezaram para celebrar o fim do verão.

Nenhum comentário: