quinta-feira, 4 de agosto de 2011

HELENA PINHEIRO SE APRESENTA NO PROJETO NOSSO SOM, NO POIZÉ



A convidada do Projeto Nosso Som, nesta segunda feira, dia 8 de agosto, é a cantora, musicista e compositoa Helena Pinheiro. Helena foi criada no bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, tendo como referências musicais o samba, o choro e as antigas serestas que aconteciam pelas ruas da cidade, em lugares como o Clube Renascença, no Andaraí, o Suvaco de Cobra, na Penha e, em Botafogo, o Cantinho da Fofoca e o Clube Guanabara. Ainda iniciante como cavaquinista, acompanhou a grande dama Clementina de Jesus, em concurso de samba promovido pelo Renascença.

Sua estréia profissional foi em show no Teatro Opinião do Rio, com o Grupo Mostração, apadrinhado pelo mestre João do Vale. Passeou também pelo teatro, integrando, como musicista, os grupos cariocas Contadores de Estórias, ganhador do prêmio Mambembe, para o qual compôs a trilha sonora do espetáculo Mansamente (que excursionou pelos Estados Unidos e pela Europa), e Feliz Meu Bem, também ganhador de vários prêmios.

Em 1982 mudou-se para Brasília e virou parceira constante dos músicos Daniel Jr e Zé Paulo. Mudou-se para os Estados Unidos em 1983, tendo se apresentado em diversas casas noturnas e participado, como musicista, de 2 peças de teatro. De volta à Brasília, em 1985, passou a integrar o Grupo Sopro & Cordas e o grupo feminino de samba Toque de Salto.

Desde 2000 segue carreira solo, com shows individuais em Brasília e participações em shows de artistas como Simone Guimarães, Celso Viáfora, José Luiz Mazziotti e Leandro Fregonesi.

Apresentou-se algumas vezes na Lapa, Rio de Janeiro, como convidada especial em shows de Leandro Fregonesi, nos bares Sacrilégio e Será o Benedito, como convidada de Fregonesi, Daniel Pereira e Ciraninho, no Bar da Ladeira, e de Moysés Marques, no Carioca da Gema.

Em 2011 inicia a gravação de seu primeiro CD individual, com 13 composições de sua autoria e 1 composição do mestre Carlos Elias. Entre as canções de sua autoria, encontram-se parcerias com Leandro Fregonesi, Pedro Cariello e Kelson Montanha.


-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Projeto Nosso Som
Toda segunda-feira, das 19:30 às 23:30
Primeiro bloco: música instrumental, com direção musical de Pedro Vasconcellos
Segundo bloco: roda de samba comandada por Marquinhos Benon, direção musical
de Rafael dos Anjos; convidada especial da noite: Helena Pinheiro
Poizé Bar e Restaurante, 305 Nort
e







Nenhum comentário: