segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ENCONTROS DOS POVOS EM SÃO JORGE, CHAPADA DOS VEADEIROS, GOIÁS

ENCONTRO DOS POVOS

Fredox Carvalho
tudo junto e misturado
1
Sinvaline · Uruaçu, GO
8/8/2011 · 19 · 4
 

De 22 a 30 de Julho milhares de pessoas participaram do XI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, no distrito de São Jorge, município de Alto Paraiso em Goiás.

O tema geral foi a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

As atrações foram diversificadas, incluindo brasileiros e estrangeiros. Diferentes etnias formaram a maior festa cultural de Goiás.

A vila de seiscentos habitantes recebeu nos dias do evento aproximadamente oito mil pessoas de várias partes do mundo.

A Aldeia Multiétnica surgiu as margens do rio são Miguel no modelo xinguano dos Yawalapitis. Ali se juntaram krahôs, paresis, xavantes, funi-ôs,kariri-xocó, caiapós, quilombolas, hippies e grande público atento a variedade de atrações como danças, comidas típicas, pinturas corporais e artesanato.

Em cada canto da vila de São Jorge rolava uma atração diferente, simultaneamente aconteciam oficinas, rodas de prosa, exposições, rodas de leitura e cortejos culturais.

A rua principal ficou lotada com as barracas de artesanato, comidas típicas, destacando o brilho dos cristais e o som de tambores, violas e flautas. A imagem de africanos com seus gorros, penachos dos congos, cabeças com enfeites indígenas e a variedade de músicos amadores encheu a vila de sons desconhecidos, batuques e cantos.

O cinema mostra na tela gigante, histórias do povo brasileiro. O artesão cria o tamanco, a pulseira, a pintura, a viola, a flor e junto com os desenhos do Moacir fazem a paisagem São Jorge.

A Capoeira Angola, o circo Lahetô, os Congos, a percussão do grupo artístico de Benin, os Tambores do Tocantins, Samba de Coco Raízes de Arcoverde e outros levaram o conhecimento dos costumes quilombolas e a interação entre diferentes culturas.

A opereta da "Turma que Faz" criou um mundo de fantoches gigantes encenando "A Véia e a Anta". A fantasia levou os animais, crianças e músicos até Anhanganherê (Espirito da Natureza), despertando para a realidade dos problemas ambientais.

O Festival Gastronômico com produtos do cerrado foi para a mesa de vários restaurantes com a variedade de comida brasileira e estrangeira.

Na casa de Cultura Cavaleiro de Jorge as noites foram animadas por grupos como dona Gracinha da Sanfona, Pé de Cerrado, Zé do Pife e as Jovelinas, Tambores do Tocantins e outros. A mistura de música, língua, cores, sons transformaram o Encontro numa Babel cultural.

O palco recebeu no último dia de festa, o encontro de Congos de Niquelândia, Catalão, Monte Alegre e Terno do Congo de Fagundes juntando a tradição quilombola secular. Africanos de Towara, Benin apresentaram o ritual com máscaras representando animais e cantos. O Samba de Coco Raízes de Arco Verde sacudiu o público até altas horas da noite.

Findando a festa as ruas ainda apinhadas de gente...

O berranteiro solitário tenta chamar a atenção, os malabares distraem até que uma música espanhola rouba a cena. Mais uma vez se juntaram os anseios, os sonhos, as alegrias de vários povos em um só ideal.

O vai e vem dos que vão e dos que ficam levanta a poeira das ruas que se mistura à fumaça das fogueiras. Assim mais um ano, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros se consolida como o local de ENCONTRO DOS POVOS.

Até 2012!

Um comentário:

Sinvaline disse...

Obrigada pela divulgação, quando puder venha conhecer o Memorial Serra da Mesa que coordeno na cidade de Uruaçu GO

www.memorialserradamesa.com.br

abraços