quarta-feira, 24 de agosto de 2011

JAPÃO VOLTA A CRESCER

Produção de montadoras do Japão pode alcançar recorde

As montadoras do Japão devem produzir quase 23 milhões de veículos este ano, volume muito próximo do recorde atingido em 2007

Por Agência Estado
 Getty Images
Fábrica da Toyota, no Japão: recuperação após Terremoto

Apesar do terremoto de 11 de março e do tsunami subsequente, a produção global das montadoras do Japão deve somar quase 23 milhões de veículos no ano fiscal 2011, volume muito próximo do recorde atingido em 2007, de acordo com informações do jornal Nikkei.

Ainda segundo a reportagem, as montadoras japonesas pretendem fabricar mais de 13 milhões de veículos no segundo semestre do atual ano fiscal, que vai de outubro a março de 2012. No primeiro semestre, essas companhias foram forçadas a diminuir a produção em mais de 1 milhão de unidades porque o terremoto no Japão provocou a paralisação de algumas fábricas, gerando um período de escassez de peças.

A Toyota vai fabricar 4,5 milhões de veículos em todo o mundo durante o segundo semestre do ano fiscal 2011, volume 23% maior do que o registrado em igual período do ano fiscal anterior. No caso da Nissan, a produção deve crescer 18% na mesma base de comparação, para 2,59 milhões de unidades, enquanto a da Honda deve aumentar 24%, para 2,2 milhões de veículos. A Toyota planeja elevar a produção diária no Japão de 12 mil para 15 mil até março.

Nos EUA, a uma fábrica da companhia entrará em operação ainda este ano e na Índia a montadora também começará a produzir veículos de baixo custo. A Honda vai retomar a jornada de dois turnos em fábricas nos EUA e no Canadá para dobrar a produção e dará início às operações em uma outra unidade na cidade chinesa de Guangzhou no final de 2011. A montadora também vai aumentar a produção numa fábrica em Sayama, no Japão, a partir de outubro.

A Nissan vai aumentar a capacidade de produção em uma fábrica na Indonésia de 50 mil unidades para 100 mil unidades em setembro. Outras montadoras japonesas também pretendem adotar medidas semelhantes. A Mitsubishi Motors vai adicionar um turno em sua linha de montagem de miniveículos em Kurashiki e contratará 800 funcionários temporários, enquanto a Suzuki elevará a produção na Índia. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: