segunda-feira, 27 de abril de 2009

"BICO DA TORRE” É UM HINO À BRASÍLIA

Por Luis Turiba

A música “Bico da Torre” foi feita há mais de 20 anos pelo cantor Renato Matos em cima de um poema de minha autoria. Considero a nossa melhor parceria, entre tantas que temos.

Depois que Renato tornou a música pública, lá pelos anos 80 pra 90, a primeira cantora a se apaixonar por ela e incluí-la no seu repertório foi Zélia Cristina, hoje Zélia Duncan.

Quando foi ao Rio de Janeiro num espetáculo sobre Brasília, Zélia cantou “Bico da Torre” de uma forma encantadora e os cariocas a aplaudiram entusiasticamente. Foi naquele museu ali da Praça XV.

Depois, foi a cantora Célia Porto que cantou “Bico da Torre” magistralmente também e a sua versão está no CD do meu livro “CADÊ?”, de 1998.

Os Renatos Matos e Vasconcelos também fizeram versões incríveis da canção. Considero esta música um verdadeiro hino à Brasília, ao seu espaço, a sua gente, sua claridade, ao seu vazio repleto de luz e esplendor.

Agora, a cantora Janete Dornelas nos presenteia com uma novíssima versão, classuda quase sinfônica, com sua voz de cigarra em corpo de Carmem. Genial. Compartilho com vocês, a versão de Janete que está no youtube. Vale a pena conferir.

http://www.youtube.com/watch?v=aFYMAOKPMow

Para quem não sabe, aí vai o meu poema

Bico da Torre

Luis Turiba

A sombra do bico da Torre na terra
faz o ponteio
que marca o preciso momento e o destino
da gente se amar
São flocos de nuvens que pairam
no céu de Brasília
dão na vista textura arquitetura obra de artista
São blocos caiados de branco
banhados de chuva e de luz
necessidade nessa cidade
de afeto é o que conduz
Me induzo a ficar a pensar
que sou o céu
e o bico da torre é a antena
que marca o momento apenas

(música de Renato Matos)

Nenhum comentário: