quinta-feira, 9 de abril de 2009

Marc Chagal e sua declaração de amor

Bombou galera!
A exposição “Virada Russa: a Vanguarda na coleção do Museu Estatal de São Peterburgo”, em cartaz no CCBB de Brasília (depois vai pro Rio e pra SP) é realmente emocionante e transcendental. Veio para fazer história no universo das artes visuais.
São quadros, cartazes, instalações de vanguarda do período pré e pós Revolução Bolchevique (1917) que muito ajudaram a Lênin e seus camaradas na derrubada revolucionária do regime Czarista. Juntos, revolucionários marxistas e artistas alucinadamente livres e ousados, entre os quais o poeta Maiakowiski, sonharam e instalaram a primeira república socialista do mundo. Esteticamente, abriram caminho para Picasso, Miro e muitos outros.
Mais entre tantas coisas importantes e maravilhosas, um quadro de Marc Chagall – Passeio, de 1917 – roubou a cena. Sozinho, vale por toda exposição.
Um poema, um mino, um verdadeiro passeio do amor entre um homem e uma mulher a obra de Chagall. Um cavaleiro sobrancelhudo com um sorriso pra lá de maroto nos lábios, segura a mão de uma dama enamorada e a faz voar, como uma pipa de vestido lilás, sobre sua aldeia em clima de pic-nic apaixonado.
Chagall foi um homem feliz. Viveu e morreu feliz, fazendo seus personagens alçarem vôos rumo ao sonho e ao amor. Quando a barra pesou, sabiamente pulou fora. Viajou, foi conhecer as vanguardas européias, morou em Paris.
Chega! Quem mora em Brasília, não pode perder essa exposição que merece mais de uma visita. Cariocas e paulistas, please, aguardem ansiosamente que desta vez Brasília saiu na frente.

Um comentário:

Juvenal disse...

Querido Turiba
Não conhecia O Passeio, pintura de Chagall. Fui procurar na Inernet. Achei várias citações e em dos blogs tinha a reprodução do quadro e o poema do Manoel de Barros "Retrato do artista enquanto coisa". Não consigo mais achar o blog para citar a fonte. Mas fiquei tão enternecido com a pintura e com o poema que fiz uma postagem no meu blog homenageando a dupla Chagall e Manoel de Barros. Mas tudo começou aqui no seu blog.
bric abraços do Juvenal