domingo, 5 de julho de 2009

REYNALDO JARDIM LANÇA "SANGRADAS ESCRITURAS"


Um mergulho no universo do fantástico

A presença do maravilhoso marca os poemas mais significantes de "Sangradas Escrituras", a quase obras completa do poeta Reynaldo Jardim. São textos ordenadamente elaborados, com metáforas inusitadas e estruturas construídas com rigor. Poemas de média metragem, alguns segmentados em estâncias mais longas com autonomia suficiente para serem lidos e compreendidos isoladamente. É o caso da parabíblico A Besta, uma leitura audaciosa da figura central do Apocalipse. O mesmo acontece com o poema que abre o Volume 1; Paixão Segundo Barrabás, onde esse personagem crucial na trajetória de Cristo, atravessa os séculos e vive a tormenta do arrependimento, envolto no tumulto cosmogônico.
Fechando o volume "Retaguarda" Reynaldo Jardim inseriu um poema escrito ainda este ano. Nele o alexandrino é revitalizado com versos onde se nota a presença rara de uma pontuação praticamente abolida nos textos contemporâneos em prosa ou verso: o ponto e vírgula. E mostra que o que faz de um poema uma epopéia não é sua extensão, mas o tensionamento emocional e a aventura, não necessariamente histórica, mas o modo como a intensidade temática é desenvolvida. Trata-se da Caótica, epopéia terminal onde se exibe os estertores não só do planeta Terra, mas de todo o Universo.

Sangradas Escrituras, 2 Volumes, 1500 páginas
Geração Editorial

Um comentário:

luis turiba disse...

Zuca escreveu da Alemanha:
"Boas noticias, Turiba. Parabens pro Reynaldo, nossa Velha-Galera vai furada mas vai... Turiba, bote uns sacys na construczâo de brasilia, assistindo a' primeira pelada... e no blocodoturiba coloque o numero do blog da Coyote, pra que teus bloqueiros tenham acesso aos asseclas de tras-os-pagos... Voce, Turiba, ahy no centro do planalto esta' no olho-do-furacao-brasil... lembrate dos redemoinhos vermelhos sobre a cidade ? Abrzzzz zzzuca