domingo, 31 de outubro de 2010
DILMA PRESIDENTA PREGA CONCILIAÇÃO
AGNELO QUEIROZ É ELEITO GOVERNADOR DE BRASÍLIA
Com 81,05% de apuração, petista não pode mais ser alcançado por Weslian.
Às 17h56, petista tinha 66,44% dos votos, contra 33,56% de sua adversária.
Do G1, em Brasília
Agnelo Queiroz (PT) foi eleito em segundo turno, neste domingo (31), o novo governador do Distrito Federal. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 17h56, com 81,05% das urnas apuradas, o petista tinha 66,44% dos votos e não podia mais ser alcançado por Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz (PSC).
Weslian entrou na disputa após o marido renunciar à candidatura por estar ameaçado pela Lei da Ficha Limpa.
Queiroz, ex-ministro do Esporte, assume o Distrito Federal após uma onda de escândalos que atingiu o governo do Distrito Federal.
Sob denúncias de corrupção que envolviam o então governador José Roberto Arruda e deputados distritais, o DF chegou a ser alvo de um pedido de intervenção federal por parte da Procuradoria-Geral da República. Em meio a uma crise política, o Executivo teve quatro governadores diferentes num período de três meses.
Agnelo foi eleito apresentando propostas como criar o bilhete único no transporte coletivo, criar 400 equipes de Saúde da Família e uma Unidade de Pronto Atendimento em cada uma das 30 regiões administrativas do DF e construir pelo menos 100 mil unidades habitacionais.
Na campanha, ele se aliou a Tadeu Filipelli (PMDB), que já participou do governo de Joaquim Roriz - fato amplamente criticado por oposicionistas.
O petista, por sua vez, procurava caracterizar a candidatura de Weslian como um projeto de continuísmo. Nas propagandas eleitorais, ele acusava "o grupo que está no poder há 14 anos" pelos problemas de Brasília na área da saúde.
Perfil
O novo governador do Distrito Federal é baiano de Itabetinga. Ele já foi deputado federal em 1994, cargo para o qual se reelegeu em 1998 e 2002. Também foi o primeiro ministro do Esporte do governo Lula (2003 a 2006). Além disso, trabalhou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre 2007 a 2010.
PÓS-ELEIÇÃO: O PAÍS PRECISA SER PACIFICADO
Deu em o globo
Tarefa inadiável
Merval Pereira
O presidente eleito hoje terá pela frente como uma de suas tarefas inevitáveis desarmar os espíritos, radicalizados nesta eleição como há muito não se via neste país, mais precisamente desde a eleição de 1989 que colocou frente à frente um Lula e um Collor no grau mais acentuado de suas radicalizações políticas.
No processo eleitoral que se encerra hoje, quem radicalizou a ação política foi o próprio presidente Lula, provocando um retrocesso que custará caro ao amadurecimento institucional do país se o próximo presidente não tiver noção do que aconteceu e não se dispuser a reverter essa tendência.
O país que vinha desde a redemocratização num processo de aperfeiçoamento de suas instituições viu a máquina do Estado, aparelhada politicamente como nunca antes, ser usada de maneira escancarada para viabilizar a eleição de uma candidata cujo surgimento no cenário político nacional deve-se única e exclusivamente à vontade de um homem, que se considera o próprio "pai da pátria".
O país que vinha mantendo um processo continuado de equilíbrio das contas públicas viu o governo abandonar qualquer cautela, se não por pudor pelo menos por prudência, e se jogar num gasto público crescente e descontrolado, na mais pura demagogia.
Utilizando empresas públicas emblemáticas como a Petrobrás não apenas como símbolo de uma fantasiosa campanha contra as privatizações como também como máquina política, a ponto de antecipar a exploração de um campo de petróleo do pré-sal, provocando a desvalorização do patrimônio de seus acionistas – o maior dos quais é a própria União.
Os avanços conquistados nos últimos anos no governo Lula, como a redução da pobreza e da desigualdade, com a distribuição de renda através de programas sociais, e a inclusão de uma vasta camada da população no mercado consumidor, ao mesmo tempo sinalizam as deficiências que ainda temos, como a baixa qualidade da educação e a falta de infra-estrutura, de que a melhor definição é a constatação de que quase 100% dos lares brasileiros têm acesso à energia e à televisão, mas apenas 50% têm rede de esgoto.
O aumento da demanda interna, se por um lado ajuda a manter o crescimento da economia, por outro força os limites desse mesmo processo, com o risco de gerar inflação.
Dois temas dessa campanha informam ao estrangeiro que chega ao país o atraso de nossa sociedade: as privatizações como ícone de um nacionalismo ultrapassado, que ainda vê o estado como o provedor da segurança individual sem se importar com a ineficiência de seus serviços, mesmo com uma das maiores cargas tributárias do mundo, e a descriminação do aborto, já aprovada em países tão ou mais religiosos que o Brasil, como Portugal e Itália.
Se as pesquisas de opinião, ao contrário do primeiro turno, estiverem certas, o mais provável é que a candidata oficial Dilma Rousseff seja eleita hoje, mas a distância que a separa de seu oponente José Serra, do PSDB, é pequena para padrões lulísticos de popularidade, o que demonstra que se não tivesse perdido as estribeiras institucionais o presidente Lula não conseguiria obter o que ele acredita ser – e a grande maioria dos eleitores de Dilma também - o seu terceiro mandato consecutivo por interposta pessoa.
Durante esta campanha ficou claro o contraste entre um país que exibe orgulho por certas instituições próprias de democracias avançadas, como a possibilidade de alternância no poder na mais absoluta normalidade, e a livre manifestação de opiniões, com sinais de atraso evidentes, com destaque para o fato de que, paradoxalmente, o presidente da República utilizou todos os meios a seu alcance, legais e ilegais, justamente para tentar impedir uma eventual alternância no poder.
E comandou uma campanha contra a liberdade de expressão que tem nas diversas iniciativas governamentais e partidárias a correspondência de sua retórica palanqueira.
Vencendo a candidata oficial Dilma Rousseff, veremos se a busca do equilíbrio da economia voltará a vigorar, ou se o novo governo será a continuação da política econômica posta em prática a partir do segundo mandato do presidente Lula, com um papel acentuado do governo na economia.
Mesmo recebendo um Congresso onde cerca de 70% dos eleitos fazem teoricamente parte dos partidos da base parlamentar do governo, um futuro governo Dilma dependerá principalmente do PMDB, cujo presidente é o seu companheiro de chapa Michel Temer.
Ele será o responsável, se não formal, certamente na prática, pela negociação com o Congresso. A disputa entre o PMDB e o PT por espaços de poder terá um problema adicional: Dilma não é Lula, falta a ela a capacidade de negociação de seu tutor, e sua maneira rude de comandar não parece ser o melhor caminho para se chegar a um acordo parlamentar.
Ao mesmo tempo a oposição saiu da eleição menor na sua representação parlamentar, mas mais unida e com trunfos importantes, como o domínio dos principais colégios eleitorais, São Paulo e Minas e o comando dos estados do sul como Paraná e Santa Catarina, este a ser governado pelo DEM.
Leia a íntegra do artigo em Tarefa inadiável
Siga o Blog do Noblat no twitter
PÓS-ELEIÇÃO: BRASIL PRECISA SER PACIFICADO
Clip Mulher na Presidência, para quem nao viu ainda.
2 minutos e 35 segundoshttp://www.youtube.com/watch?v=sBNAiRpTeV4&feature=player_embedded
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
30/10/2010
Lula e Alencar: uma foto, um momento que fala por si
"Zé, nós subimos a rampa (do Palácio do Planalto) juntos, nós vamos descer juntos".
Alencar se emocionou, levando o presidente a fazer o gesto captado pelo fotógrafo.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
SAMBA DA BOLINHA DE PAPEL
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
BRASILIADA, O NOVO LIVRO DE Nicolas Behr
A Editora Língua Geral, o Café do Sebinho e o Autor convidam para o lançamento do livro BRASILÍADA de Nicolas Behr.
Local: Café do Sebinho 406 Norte - Bloco C
Data: 27 de outubro, quarta-feira, das 18 às 22 horas
SOBRE O BRASILÍADA
durante a construção de brasília/ o tempo não existia.
A cada poema, letras minúsculas e poucas palavras - suficientes para deslocar certezas e transportar o leitor a outra dimensão, não-lugar onde passado, presente e futuro se fundem e a história oficial se turva diante das visões do autor. Então começa o bombardeio de imagens. Os profetas silenciam, o ufanismo se desmancha. Aos poucos, a capital desmorona dentro do leitor. Em meio às ruínas, o poeta-arqueólogo junta peças da memória e do desejo para reinventar a cidade inventada. Convém, contudo, não se iludir ao longo da vertiginosa jornada de sucessivos alumbramentos; se o ponto de partida é a Ilíada de Homero e esgares de Clarice e Drummond surgem ao longo do percurso, o guia não enleva nem amacia - prefere cegar nossas retinas com o que sobrou da própria perplexidade. Não sem humor, percorre antigas civilizações para confrontá-las com a cidade perdida dos candangos. Emudece oráculos, desenterra carimbos, decifra esfinges, escracha burocratas, des monta maquetes.
teu passado sou eu/ e tua tradição começa aqui.
Impiedoso, amoroso, amargurado, épico, estoico, apocalíptico, desintegrado; dono do seu labirinto. Eis Nicolas Behr, o homem que pega Brasília pelas asas e a arremessa contra os mitos.
Carlos Marcelo
SE VOCÊ ACHA QUE SABE TUDO SOBRE BRASILIA ACESSE O SITE
VAI LÁ... É DIVERTIDO...
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
POEMAS DE ZÉ ROBERTO HOJE NO CARPE DIEM
Portanto, não se trata de nenhuma surda estréia, embora esse possa ser seu primeiro livro. Mas pode tirar seu cavalinho da chuva: não há inocência nos poemas desse velho militante, andarilho de labirintos. É puro carnegão de linguagem.
Da orelha do livro (e não da que sobrou de Van Gogh) vem algumas dicas que ajudarão o leitor na travessia das armadilhas e labirintos que a obra nos proporciona.
"Como muitos de sua geração pós-guerra, JRS foi marcado pelas experiências formais do concretismo e pela palavra libertária pratica por ícones como Lindolf Bell, Neruda e Ievtuchenko. Ou sjea, a expressão subjetiva que se concretiza por entre as arestas da realidade social, comum aos que praticam o jornalismo como âncora e farol existência."
Sua outra orelha, é um brado de conclamação nesse mundo que às vezes se parece cinzento mas está mais para cinzeiro:
"conclamo
a todos os poetas do amor e do desengano
a esses vales de lágrimas e prados de sorrisos
a todo esse húmus humano, conclamo
à mais pura levitação da poesia"
contato com o poeta para obter o livro: joserobertobsb@hotmail.com
JK FAZ SUCESSO NA FEIRA DA ABAV 2010
Não sabemos se sua carismática imagem está ligada ao turismo cívico, ético ou patriótico. O certo é que nessa época em que políticos estão mais sujos do que pau de galinheiro, a figura do fundador de Brasília foi um hit à parte no stand da secretaria de Turismo que o GDF montou na feira da ABAV.
A bem da verdade, os traços e as figuras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa ajudaram um bocado na construção dessa Brasília histórica. O stand oficial do DF na feira foi todo montado com base em históricas fotos da época da construção da nova capital.
A convite da Setur e da ABAV, o empresário Jorge Ferreira do Feitiço Mineiro (e outros 10 restaurantes da capital) montou no local o Bar do Nonô, onde uma figura de JK recebia os convidados e até tirava fotografia com eles com o fraque que vestiu para inaugurar a cidade que inventou. Durante a feira, quase quatro mil pessoas entraram na fila para "sacar uma foto" com JK.
O Bar do Nonô recebeu a animação da Brasília Big Band que não deixava ninguém parado – era jazz, bossa-nova, baladas, sambas e até frevos. Aos convidados, eram servida uma cachacinha "do Ministro" pelo extraordinário e animado garçon "Tampinha", sempre se equilibrando por trás de uma bandeja de quitutes e salgadinhos gostosíssimos.
Comissão da emissão de bilhetes
O presidente da ABAV-DF, Carlos Alberto de Sá, esteve na presente na abertura da Feira da ABAV e concordou plenamente com o pronunciamento do presidente da ABAV nacional, Carlos Alberto Amorim, o Kaká, que na ocasião garantiu que a instituição "responderá à altura" a imposição da IATA (Internacional Air Transport Association) que permite processar os valores cobrados pela emissão de bilhetes ou por outros serviços prestados pelas agências.
"Os agentes repudiam a forma como a gerência IATA Brasil conduziu as negociações relativas à TASF, se utilizando do poderio econômico de suas associadas para oprimir os agentes", afirmou o presidente.
Após ouvir o pronunciamento, Alberto de Sá disse esperar "que ações efetivas nesse sentido venham a ser implementadas imediatamente."
Outro brasiliense que curtiu bastante a feira foi o produtor cultural Nei Bastos, autor do livro "História de Viagens", editado pelo SENAC-DF, e que foi vendido na livraria que a instituição montou junto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Por sinal, o stand da CNC foi considerado um dos mais bonito da feira. Baseado no turismo do Pantanal Matogrossense, onde o SESC possui um hotel exemplar, o stand foi montado como um borboletário cercado por desenhos naiff e letras rústicas. Do lado de fora do borboletário, bancos de madeira permitia que os visitantes ouvissem sons de pássaros e outros animais do Pantanal. Uma delícia.
BRASÍLIA NO CONGRESSO DA ABAV
No evento – que começou na última quarta e termina hoje -, o mais importante do calendário nacional de turismo, com 737 expositores, cada um pôde tirar uma foto em preto e branco ao lado de um boneco (em tamanho natural) de Juscelino Kubitschek e de vários candangos. Depois de ampliada, a foto ainda vinha com uma moldura com as padronagens criadas por Athos Bulcão. "Achei maravilhoso voltar à época de JK", comemorou a guia turística e estudante do curso técnico de turismo Lúcia Helena Viana, de Volta Redonda (RJ).
Montado com fotos da época da construção e imagens em 3-D da Brasília de hoje, além de um bar idealizado por Jorge Ferreira (dono do Mercado Municipal, entre outras casas), o lugar serviu de cenário apenas para a promoção institucional do turismo na cidade – diferentemente de estados como Minas Gerais, que também levou empresas de receptivo à Abav 2010 para fechar negócios na própria feira. O estande e a vinda dos profissionais da Setur-DF custaram R$ 130 mil ao GDF, orçamento 30% menor do que o do ano passado e aprovado há apenas duas semanas.
"Como temos poucos meses de vida e não podíamos ficar de fora do evento, viemos só para fazer contatos", explicou o secretário de turismo do DF, Delfim da Costa Almeida. "A secretaria renasceu depois do fechamento da Brasiliatur, em 20 de maio deste ano, pelo governador Rogério Rosso, e sem nenhum orçamento", lembrou o secretário, que antecipou a conclusão de um projeto de estruturação do turismo no DF para os próximos cinco anos. Sem adiantar detalhes, ele apenas informou que pretende entregá-lo para o próximo governador eleito assim que seja anunciado o vencedor do segundo turno (em 31 de outubro).
"A partir de agora, vamos começar a procurar as diretorias comerciais das companhias aéreas participantes da Abav 2010 para trazer mais voos internacionais para Brasília." Atualmente, três companhias ligam a capital federal a destinos internacionais: TAP (que opera a rota Brasília – Lisboa), LAN (Brasília – Lima) e Delta (Brasília – Atlanta). Em breve, o total aumentará para seis. Isso porque, em 18 de novembro, sairá o voo inaugural entre Brasília e Miami, pela American Airlines. A partir de 1º de dezembro, a TAM fará o mesmo roteiro, enquanto a Taca lançará a segunda conexão aérea entre as capitais brasileira e peruana no dia 15 do mesmo mês. Esse último vôo foi anunciado pela empresa em 7 de outubro.
Neste ano, a Abav reuniu 35 expositores a mais do que em 2009. Desse total, 48 eram internacionais (seis a mais do que na edição anterior), entre escritórios de turismo, operadores e companhias aéreas. Destinos tão diversos quanto Dinamarca, Áustria, Emirados Árabes Unidos, Ilhas Virgens Britânicas e Rússia fizeram sua estréia no evento. Ao longo de três dias, o Riocentro recebeu 23.651 visitantes (um aumento de 12% com relação a 2009) e o evento movimentou R$ 26 milhões na economia do Rio de Janeiro.
A jornalista viajou a convite da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav)
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
ABAV 2010 - “O agente é peça fundamental para o turismo”, diz Barreto
"O agente é peça fundamental para o turismo", diz Barreto
Opinião do ministro do Turismo é compartilhada por outras autoridades que participaram hoje da solenidade de abertura da Feira das Américas - ABAV 2010
Durante a abertura do 38º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010, que está acontecendo no Riocentro, Rio de Janeiro, até sexta-feira (22/10), o ministro do Turismo, Luiz Barreto, enfatizou a relevância dos agentes de viagens para a ampliação do mercado de turismo doméstico. Segundo ele, os agentes formam uma importante cadeia de distribuição dos produtos, que é estratégica para atender a nova classe média.
"O principal desafio do setor para os próximos anos é incorporar esse novo consumidor ao mercado. E o agente é uma peça fundamental", afirmou, concordando com o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), que anteriormente havia ressaltado a necessidade dos agentes buscarem esse novo cliente. "Vocês precisam saber o perfil desse consumidor, como se comporta, e criar produtos que tenham alcance para ele", disse.
Em resposta às críticas de Ferreira relativas à atuação das companhias aéreas e à disputa entre ABAV e a IATA Brasil sobre implantação da Travel Agent Service Fee - TASF, o ministro se colocou à disposição da entidade para ajudar na condução das negociações com os órgãos governamentais. "O Kaká está dando o tratamento correto. É uma questão privada, mas poderemos, sim, ajudá-lo no encaminhamento dessas questões", afirmou.
Turismo doméstico em alta
Barreto se mostrou otimista em relação ao movimento turístico previsto para a alta temporada, que começa em dezembro e vai até o final do Carnaval. Segundo ele, os indicadores apontam para um crescimento acima dos tradicionais 12% que o mercado tem apresentando nos últimos anos. A entrada de turistas internacionais também deverá ter um incremento acima de 10%, chegando a 6 milhões de viajantes.
Para ele, o mercado tem demonstrado sinais de recuperação da crise econômica enfrentada no ano passado. "Estou otimista com a economia e vejo que o turismo terá uma excelente temporada de verão", comemorou.
"Não há turismo sem agentes de viagens", diz Cabral
Fazendo coro com o ministro, o governador Sérgio Cabral também destacou a importância da atuação dos agentes de viagens, mostrando apoio ao presidente da ABAV. "Não há turismo sem agente de viagem. Não há tecnologia que substitua este profissional", afirmou.
Parafraseando o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Cabral ressaltou o momento favorável da economia brasileira para o turismo. "Nunca na história desse País tivemos um mercado tão desenvolvido. O turismo depende de muitos pontos objetivos, mas há variáveis incontroláveis. A estabilidade econômica e o forte mercado doméstico são dois componentes importantes do atual cenário, que ajudam o desenvolvimento do setor", ressaltou.
Rio: novamente "Cidade Maravilhosa"
O prefeito Eduardo Paes demonstrou a satisfação em ter o Rio de Janeiro mais uma vez como sede da Feira das Américas. Para ele, o evento é uma grande oportunidade de apresentar a cidade ao mercado de turismo. "O Rio está recuperando as características de 'Cidade Maravilhosa'", disse, destacando que o município está se empenhando em tratar o turismo de forma profissional, como um negócio.
Segundo Paes, algumas medidas importantes ajudarão a captar novos investimentos do setor para a cidade. Entre elas, ressaltou o lançamento do pacote de incentivos à rede hoteleira, recém aprovado pela Câmara dos Vereadores, que flexibiliza a legislação na área. "Essa iniciativa vai de encontro à linha de financiamento concedida pelo BNDES e repassada pelo MTur para preparar a hotelaria para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016."
Assessoria de Imprensa
Capta Comunicação & Promoções
(61) 3322-4749
ABAV RESPONDERÁ ÀS IMPOSIÇÕES DA IATA Brasil
Presidente da ABAV diz que levará corte do comissionamento ao Cade durante a abertura do 38º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens
e Feira das Américas - ABAV 2010
Carlos Alberto de Sá, presidente da ABV-DF apoia decisão e pede ação concreta
O corte no comissionamento dos agentes de viagens deu o tom da abertura do 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2010, iniciado hoje, às 11h, no Riocentro, Rio de Janeiro. O presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), disse que a instituição "responderá à altura" a imposição da Travel Agent Service Fee, a Tasf, instituída pela International Air Transport Association -- IATA, que permite processar os valores cobrados pela emissão de bilhetes ou por outros serviços prestados pelas agências.
"Os agentes repudiam a forma como a gerência IATA Brasil conduziu as negociações relativas à TASF, se utilizando do poderio econômico de suas associadas para oprimir os agentes", afirmou o presidente. A ABAV 2010 prosseguirá até a próxima sexta-feira, 22 de outubro.
Ele ressaltou que, apesar da indignação pela intransigência das companhias aéreas, os agentes precisam, mais do que nunca, se voltar para seus clientes - "neles residem a chave da nossa sobrevivência", destacou o dirigente, ressaltando o motivo da escolha do tema central do congresso, Agente e Cliente: a Melhor Relação.
Para ele, falta respeito das companhias aéreas ao consumidor, que, em nome da competitividade mercadológica, "jogam nossos clientes em assentos que desafiam a ergonomia, os submetem a atrasos e cancelamentos injustificáveis". E ainda questionou a atuação da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. "Se não for pela internet, o consumidor pagará mais caro. A venda de bilhete aéreo não pode se resumir a um self-service digital. Esse serviço é uma concessão do Governo, que por sua vez precisa garantir o acesso do consumidor às tarifas aéreas de forma igualitária, seja qual for o canal de venda. E a ANAC? O que está fazendo?", acrescentou.
O presidente lembrou ainda que, com o surgimento da nova classe média brasileira, muitos potenciais consumidores precisarão de assistência para realizar sua primeira viagem. "Precisamos despertar para este mercado, saber como buscar esse cliente onde ele estiver."
Eleições presidenciais
A falta de propostas específicas para o turismo dos candidatos ao 2º turno nas eleições presidenciais também foi alvo de crítica de Ferreira, sendo bastante aplaudido pela platéia. Ele ainda citou a parceria que a ABAV tem mantido com os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro como um bom exemplo de comprometimento com o desenvolvimento da atividade.
Ele ainda cobrou a regulamentação da atividade dos agentes, parada há 10 anos no Congresso, esperando aprovação. O Projeto de Lei (5.120/2001) normatiza as relações comerciais entre agentes e consumidores.
Compuseram a mesa de abertura da ABAV 2010 o ministro de Turismo, Luiz Barreto, acompanhado do companheiro de pasta de Portugal, Bernardo Trindade, o governador e o vice-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da comissão no Senado, Neuto do Couto, e a presidente do Fórum Nacional de Secretários e dirigentes estaduais de Turismo, Nilde Brum.
Na platéia, além de agentes de viagens vindos de vários pontos do Brasil, um time de autoridades formado por parlamentares, dirigentes de entidades empresariais do setor e representantes de países prestigiou o evento.
38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro - Rio de Janeiro/RJ
Twitter: http://twitter.com/feiraamericas
Assessoria de Imprensa
Capta Comunicação & Promoções
(61) 3322-4749 begin_of_the_skype_highlighting (61) 3322-4749 end_of_the_skype_highlighting
Coordenação
Martha Mendes
marthamendes@captaconsult.com.br
61 8181-5671 begin_of_the_skype_highlighting 61 8181-5671 end_of_the_skype_highlighting
Atendimento
Brasília
Ana Beatriz Natario
anabia@captaconsult.com.br
61 7811-8892 begin_of_the_skype_highlighting 61 7811-8892 end_of_the_skype_highlighting / 3248-2747
Rio de Janeiro
Ana Stern
anastern@captaconsult.com.br
21 9995-6830 begin_of_the_skype_highlighting 21 9995-6830 end_of_the_skype_highlighting / 3286-4112
NICOLAS BEHR LANÇA BRASILIADA
INFORMAÇÕES – NICOLAS BEHR – 9982 0418
SOBRE O LIVRO BRASILÍADA
durante a construção de brasília/ o tempo não existia.
A cada poema, letras minúsculas e poucas palavras — suficientes para deslocar certezas
e transportar o leitor a outra dimensão, não-lugar onde passado, presente e futuro se fundem e a
história oficial se turva diante das visões do autor. Então começa o bombardeio de imagens. Os profetas silenciam, o ufanismo se desmancha. Aos poucos, a capital desmorona dentro do leitor. Em meio às ruínas, o poeta-arqueólogo junta peças da memória e do desejo para reinventar a cidade inventada. Convém, contudo, não se iludir ao longo da vertiginosa jornada de sucessivos alumbramentos; se o ponto de partida é a Ilíada de Homero e esgares de Clarice e Drummond surgem ao longo do percurso, o guia não enleva nem amacia — prefere cegar nossas retinas com o que sobrou da própria perplexidade. Não sem humor, percorre antigas civilizações para confrontá-las com a cidade perdida dos candangos. Emudece oráculos, desenterra carimbos, decifra esfinges, escracha burocratas, desmonta maquetes.
teu passado sou eu/ e tua tradição começa aqui.
Impiedoso, amoroso, amargurado, épico, estoico, apocalíptico, desintegrado; dono do
seu labirinto. Eis Nicolas Behr, o homem que pega Brasília pelas asas e a arremessa contra os
mitos.
Carlos Marcelo
SE VOCÊ ACHA QUE SABE TUDO SOBRE BRASILIA
ACESSE O SITE
VAI LÁ... É DIVERTIDO...
FORÇA DO TURISMO BRASILEIRO NA FEIRA DA ABAV
Visitação do primeiro dia da ABAV 2010 cresce 15%
O primeiro dia do 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2010 foi um sucesso. A organização do evento registrou 15% a mais de visitantes se comparado com o mesmo dia da edição passada. O percentual confirma a expectativa inicial de crescimento de público, que deverá chegar a 24 mil visitantes – 3 mil a mais que no ano passado. Desses, 61% são agentes de viagens e 19% são operadores.
Este ano, o evento está maior e conta com 800 empresas expositoras – no ano passado foram 631 -, sendo 62 novos expositores, distribuídos num espaço de 17.090 metros quadrados de área. A ABAV 2010 prossegue até a próxima sexta-feira, dia 22 de outubro.
38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro – Rio de Janeiro/RJ
Twitter: http://twitter.com/feiraamericas
Assessoria de Imprensa
Capta Comunicação & Promoções
(61) 3322-4749
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
PELÉ 70 ANOS, G1 PUBLICARÁ SÉRIE DE REPORTAGENS
Série de reportagens homenageia Pelé às vésperas do 70º aniversário
GLOBOESPORTE.COM estreia página exclusiva e conteúdos especiais sobre o maior jogador de futebol de todos os tempos, que faz anos no sábado
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
No próximo sábado, 23 de outubro, Edson Arantes do Nascimento completa 70 anos. Com saúde e prestígio esportivo inabalados, o Rei do Futebol já adiantou que não pretende participar de celebrações públicas ou eventos midiáticos: prefere comemorar com familiares o ingresso na oitava década de vida.
- O maior presente nos meus 70 anos é ter saúde, reconhecimento e o amor de todos aqueles que me apoiaram e incentivaram todos esses anos em todas as partes do mundo. Agradeço de coração todas as manifestações de apreço e carinho - informou, em carta-padrão recusando convites para programas de TV e entrevistas.
Obviamente, tal reclusão não impede o mundo de festejar o marco significativo na trajetória do craque. O GLOBOESPORTE.COM começa a publicar hoje uma série de reportagens especiais, galerias de fotos e vídeos sobre Edson Arantes do Nascimento. Começando pelo material apurado pelos repórteres Adilson Barros e Carlos Augusto Ferrari em Três Corações (MG), berço do craque, e Bauru (SP), cidade onde o menino Pelé viveu entre os quatro e os 16 anos, palco de seus primeiros jogos.
- Casa em Bauru está depredada; em Minas, plano de reconstrução
- De corintiano a carrasco do Timão
- Pelé: apelido que incomodava
- Na certidão de nascimento, Edison era com i
Ao longo dos próximos nove dias, também serão publicados conteúdos especiais interativos trazendo informações e curiosidades sobre o Rei do Futebol.
domingo, 17 de outubro de 2010
TURISMO BRASILEIRO REUNIDO NO RIO DE JANEIRO
Tudo pronto para a ABAV 2010
Considerado o maior do continente americano em turismo, o evento trará as
tendências do turismo para 2011 e fará um diagnóstico do setor, que reunirá 24
mil visitantes e mais de 800 expositores, ocupando todo o Riocentro
Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, profissionais do setor de turismo levarão para o
Riocentro, no Rio de Janeiro, as tendências do setor para o ano de 2011. É o 38ª
edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2010 e Feira das
Américas, o maior evento do setor do continente americano, que deverá atrair 24
mil visitantes. Somente a exposição ocupará 35 mil metros quadrados, reunindo
800 empresas e órgãos governamentais expositores.
A expectativa é que a ABAV 2010 movimente cerca de R$ 26 milhões na
economia do Rio, entre gastos dos congressistas com hospedagem, alimentação,
compras e entretenimento. A média de ocupação hoteleira durante o evento, que
vai de 20 a 22 de outubro, é de 80%, de acordo com a Associação Brasileira da
Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ).
A abertura oficial será dia 20, às 10h, no Pavilhão 5, com pronunciamento do
presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira. Além do ministro
do turismo Luiz Barreto, do governador e do prefeito do Rio de Janeiro, Sérgio
Cabral e Eduardo Paes, está sendo aguardada a presença do Presidente da
República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades convidadas.
"Este é um grande momento para o mercado. Muitas oportunidades sugem para
o empresariado durante esse encontro, além de conseguirmos reunir todos os
segmentos do mercado em discussões sobre as necessidades de cada área. Ao
final, teremos nas mãos um documento com o diagnóstico do setor que servirá
para orientar nossas ações", afirma Carlos Alberto Ferreira, presidente da ABAV.
As atividades da ABAV 2010 começam diariamente às 9h30, com a parte técnica
do congresso, com as salas temáticas e as plenárias a partir de 12h. Às 13h,
começa a exposição.
Seminários: nova formatação
Uma reformulação na parte técnica dará mais conteúdo e dinamismo ao
Congresso, cujo tema central é Agente & Cliente: a Melhor Relação. Nesta edição,
os seminários das salas temáticas acontecerão simultaneamente nos dias 21 e 22,
das 9h30 às 12h, antes da realização das sessões plenárias, que seguem das 12h
às 14h. Não haverá, como nos anos anteriores, pré-inscrições. As vagas serão
limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
Segundo Ferreira, a reestruturação teve como objetivo agregar mais
conhecimento técnico ao agente. "A ABAV, ao longo dos últimos anos, vem
se antecipando aos novos desenhos do mercado, que logicamente trouxeram
desafios desconhecidos ainda para o agente de viagens. O nosso evento tem
acompanhado esse processo e, já há algum tempo, estamos dando maior peso à
parte científica, que acaba ficando limitada aos horários da exposição", explica o
dirigente.
Nas salas, serão realizadas nove Rodadas de Oportunidades simultâneas, durante
os dois dias, em formato de debate para estimular a interatividade. Os agentes
terão a oportunidade de estar frente a frente com empresários de destaque de
vários segmentos da cadeia produtiva do turismo para discutir cruzeiro marítimos,
operação, receptivo, seguro e assistência, turismo rodoviário, locação de veículo,
turismo corporativo, além de temas relacionados à tecnologia e marketing voltado
para as classes C e D.
Sardenberg é uma das atrações das plenárias
Em seguida, serão realizadas as sessões plenárias, no auditório principal do
Pavilhão 5. O jornalista e comentarista econômico Carlos Alberto Sardenberg
comandará a palestra do dia 21 com o tema central do evento. Sardenberg é
âncora do programa CBN Brasil, da Rádio CBN, e comentarista no Jornal das
Dez, da Globonews, e no Jornal da Globo, da TV Globo, além de colunista do O
Estado de S.Paulo e do O Globo.
A palestra de encerramento, no dia 22, será comandada pelo PROAGÊNCIA II. O
palestrante e ator André Tadeu, por meio de personagens divertidos do cotidiano
do agente de viagens, falará sobre o tema Reinventando as Agências de Viagens.
Em formato de training show, onde o foco central é desenvolvido por meio de um
show teatral, André mostrará o que pensa, quer e precisa o empreendedor do
Agenciamento de Viagem diante da atual conjuntura do mercado.
Feira da Américas – o mundo no Riocentro
A Feira das Américas reunirá operadoras de turismo, companhias marítimas e
aéreas, hotéis e resorts, seguradoras, editoras especializadas, destinos nacionais
e internacionais, órgãos governamentais e entidades empresariais do setor.
Dividida em três pavilhões, será palco de muitas novidades. Os expositores
prepararam lançamentos, degustações, sorteios, apresentações artísticas e outras
atrações.
Serão aproximadamente 300 estandes, reunindo 800 expositores. A participação
de países em relação à edição anterior aumentou significativamente. Neste ano,
são 50 contra 42 do ano passado, somando, até o momento, 26 delegações
estrangeiras, com previsão de aumento até o início do evento.
Um resumo do Brasil
O Pavilhão 2 – Brasil concentrará os estandes de todos os Estados brasileiros
e o do Ministério do Turismo. Secretarias e empresas oficiais de turismo de
Estados, Distrito Federal e municípios aproveitarão a oportunidade para lançar
materiais promocionais novos e 29% dos expositores dessa área lançarão no
mercado de viagens roteiros inéditos. Estandes cenográficos, atrações musicais,
artesanato e as mais variadas comidas típicas serão utilizadas para promover as
potencialidades turísticas de Norte a Sul do País.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
BEIJA-FLOR ESCOLHE SAMBA SOBRE ROBERTO CARLOS
15/10/2010 14h26 - Atualizado em 15/10/2010 15h01
Filho de Neguinho vence a disputa em homenagem ao Rei.
Laíla elogiou a qualidade dos sambas que participaram do concurso.
Aluizio Freire Do G1 RJ
Com a quadra lotada, a Beija-Flor escolheu na madrugada desta sexta-feira (15) o samba para o enredo que a escola levará à Marquês de Sapucaí no carnaval 2011. Quando o dia começou a clarear, foi anunciado o samba baseado no enredo "A Simplicidade de um Rei", em homenagem ao cantor e compositor Roberto Carlos.
Vitorioso, Luis Antônio Feliciano Junior, o JR, filho de Neguinho da Beija-Flor, não conseguiu segurar a emoção. Criado na escola, ele compôs o samba que será cantado pela azul e branco com os parceiros Samir Trindade, Serginho Aguiar, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira e Théo Netto.
JR tem 28 anos, estreou como compositor da escola aos 18, nos últimos dez anos participou de oito disputas, e nunca havia chegado a uma final na escola. O diretor de carnaval Laíla elogiou a qualidade dos sambas e admitiu ter sido um dos concursos mais difíceis que comandou nos 50 anos de Carnaval.
Critérios
"Tínhamos na final dois sambas que dividiram a preferência dos segmentos. Como sempre, toda a comunidade foi ouvida. A decisão foi por critérios técnicos e estou confiante que a Beija-Flor continuará recebendo notas máximas dos julgadores de samba-enredo, como vem acontecendo nos últimos 15 anos. Espero que o Roberto (Carlos) goste do samba e de tudo o que está sendo feito para ele com muito carinho para o espetáculo que vamos levar para a avenida", disse Laíla.
JR, um dos autores (Foto: Divulgação)
A noite na quadra de Nilópolis foi de muita animação. A porta-bandeira Selminha Sorriso preparou uma homenagem especial ao Rei e mandou bordar a imagem do rosto de Roberto Carlos no figurino feito para a festa.
Personalidades da escola como o coreógrafo Carlinhos de Jesus, que estreia no comando da comissão de frente da BeijaFlor, a rainha de bateria Raissa Oliveira, e a mulata Pinah, um dos ícones da agremiação, ajudaram a dar ainda mais brilho ao evento.
Veja a letra do samba
"A simplicidade de um Rei"
Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Neto
A saudade
Vem pra reviver o tempo que passou
Ah! Essa lembrança foi o que ficou
Momentos que não esqueci
Eu cheio de fantasias na luz do rei menino
Lá no meu Cachoeiro
E lá vou eu... Era do rádio a onda me levar
Na Jovem Guarda o rock a embalar... Vivi essa paixão
Calhambeque belos dias
No festival a primazia
Amigos de fé guardei no coração
Quando o amor invade a alma... É magia
É inspiração pra nossa canção... Poesia
O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você
Nas curvas dessa estrada a vida em canções
Chora viola! Nas veredas dos Sertões
Lindo é ver a natureza
Por sua beleza clamei em meus versos
No mar navegam emoções
Sonhar faz bem aos corações
Na fé com o meu Rei seguindo
Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo
De todas as Marias vem as bênçãos lá do céu
Do samba faço oração, Poema, emoção!
Meu Beija-Flor chegou a hora
De botar pra fora a felicidade
A alegria de falar do Rei
E mostrar pro mundo essa simplicidade
LEMA DA CAMPANHA PRESIDENCIAL NO 2º TURNO
CHEGOU A HORA DA VERDADE. O QUE INTERESSA É O FUTURO. ADELANTE!!!!!!
Agora, Dilma e Serra têm que obrigatoriamente debater propostas e programas de governo.
O eleitor não quer saber se FHC ou Lula foi o melhor presidente. Interessa-lhe o futuro: como promover o desenvolvimento sustentável? Como o Estado pode oferecerf mais eficientes segurança pública e sistemas de educação e saúde? Como a Amazônia e as nossas florestas serão preservadas?
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
GRAFITEIROS DE CEILÂNDIA PREMIADOS
Grafiteiros premiados
Cultura em 13/10/2010 às 22:28O Sesi-DF divulgou os vencedores do Concurso de Grafite Pintando Minha Capital, em parceria da Central Única das Favelas (Cufa-DF). Doze grafiteiros do DF reproduziram, em painéis de compensado, os desenhos enviados para a seletiva - todos alusivos aos 50 anos da capital federal. Os três primeiros colocados foram na ordem Stevie Ramos de Abreu, Otávio Silva de Oliveira Lima e Fernando Elom da Costa, que levaram para casa premiação em dinheiro.
O destaque nos desenhos foi a presença marcante da figura do artista plástico Athos Bulcão. E foi exatamente o desenho em grafite deste renomado artista e arquiteto que garantiu a Stevie o primeiro lugar no concurso. "Geralmente, as homenagens a Brasília estão sempre ligadas às figuras de JK e Niemeyer. Eu quis homenagear Brasília por meio do artista Athos Bulcão", relatou o artista. Os painéis irão virar uma exposição itinerante em empresas do DF e Entorno.
Poema: Luis Turiba
Cá na Terra refletiu-se a ferida suicida
Sentiram-se pingos na noite... era sangue, chuva de vida
No canto da mãe sereia pautamos uma nota fria
Mas não sossegamos nisso. Fomos aos Alpes suiços e fixamos um aviso: dos signos, a linguagem é a mais subversiva.
E saímos a bordar paredes após paredes, brincando com a mão do mundo como quem tem fome ou sede...
Bem no Pico do Himalaia: se isso não é ímpar, é Maia
Nas cordilheiras dos Andes: pinocheteiros se mandem
No doce do Pão de Açúcar: eta vidinha insossa!
Na Estátua da Liberdade: teje presa, teja solta
Nos pastos da UDR: queremos leite é de moça
Tudo em letras garrafais, invisíveis, fortes, foscas
.............................
Nada ssscapa do ssspaço de uma sspreytada de spray.
Spreytamos a monarquia, a coroa e o próprio Rey, que nu, como bem nascido, pichamo-lhe o corpo de uma cor e de outra o pobre umbigo.
Na Sibéria um carnaval
No Nepal um samba-enredo com sotaque oriental
Ideogramas chineses voaram dos dazibaos
E três hai-cais japones pousaram no Senegal
Em Wall Street alertamos pra praga dos pre-datados
No deserto do Saara camelamos enlatados
Em Manhattan desenhamos limunises e rataza NAS
E no Rio de Janeiro: aid's ti Copacabana
Lançamos Jesus pra Cristo e Picasso pra Platão
Ressuscitamos Virgílio, Nero, Pelé, Lampião
Nas fábricas nossos grafitis são sempre secos e breves
Fome! Falta! Fila! Falha! Greve! Greve! Greve! Greve!
.............................................
Na Escócio escoçamos uma garrafa de alambique, atravessando o Mancha manchados de mandraquices
No Torre Eifel penduramos tigres de papel crepom
Em Beirute nós berramos: carro-bomba não é bombom!
E nesse picha-picha-picha que não tem lixa que limpe
Paredes são galerias, taças - que tal um brinde??!
Pois....
Transmuta armas em flores e aroc-íris em fados
É que esses riscos supersônicos, mensagens do além do além
Têm muito mais que o anônimo daquilo que todos vêem
Em uma jatada de ciscos, sem estrondos, horror ou gritos
No riso de um simples elo, passa a ser templo ou sorvete,
Pirulito ou caramelo
Une judeus-palestinos
Separa a foice e o martelo
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
IVAN LINS É ASSALTADO NO RIO DE JANEIRO
13/10/2010 12h56 - Atualizado em 13/10/2010 14h47
Músico diz que quer sair do Rio de Janeiro com a família.
Ivan Lins pede que bolsa com composições e fotos seja devolvida.
Bernardo Tabak Do G1 RJ
a mulher (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
O cantor e compositor Ivan Lins revelou, nesta quarta-feira (13), um dia após ele e a esposa, Valéria Lins, terem sido assaltados por homens armados na Rodovia Rio-Teresópolis, que dois filhos dele também já tiveram carros roubados na mesma estrada. "Nos dois assaltos meus filhos tiveram os carros levados. A diferença é que, no caso deles, os roubos foram na pista sentido Teresópolis", recorda.
O músico diz que pensa em sair do Rio de Janeiro. "Quero levar minha família junto. São 30 anos de falta de governo, de crescimento da violência, de corrupção, de tráfico. Não tenho mais prazer em morar no Rio de Janeiro", desabafa Ivan Lins. "Não podemos sustentar o tráfico de drogas. Há uns dez anos eu demiti dois músicos que usavam drogas, pois é isso que alimenta essa violência pela qual eu e minha mulher passamos", acrescenta.
Ivan Lins contou, nesta quarta, a situação agressiva que ele e a esposa, Valéria Lins, vivenciaram durante o roubo, que ocorreu a cerca de dois quilômetros do entroncamento com a BR-040, a Rodovia Washignton Luís, na pista sentido Rio. "Eram quatro homens, garotos, que não têm nenhuma perspectiva de futuro. Eles nos fecharam e três saíram do carro, fortemente armados. Um ficou na estrada, sinalizando para os carros que vinham trás de nós pararem", lembra Ivan. "Os outros dois vieram em nossa direção, um de cada lado. Eles usam a tática da agressividade, pois querem que você saia logo do carro. Berrando, um deles encostou a pistola na cabeça da Valéria, que estava dirigindo. Ele começou a puxá-la, e ela ainda não tinha soltado o cinto de segurança", recorda o músico, contando que conseguiu ficar calmo durante a ação dos criminosos.
Músico quer recuperar bolsa com composições e fotos
"É muito rápido. O que veio do meu lado estava com uma arma grande, poderosa. Eu fiquei numa espécie de transe, um robô", recorda Ivan Lins. "O cara foi mais estúpido com a Valéria. Depois que eles foram embora, ela descarregou toda a violência que tinha acabado de sofrer e começou a chorar e gritar no meio da rodovia", conta o músico.
Depois da ação, Ivan Lins e a esposa foram socorridos por um casal de Minas Gerais, que os levou até um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). "Queria agradecer ao casal e dizer que a minha maior perda foi uma bolsa de pano azul, onde tinham composições e fotos de família. Essa foi a minha pior perda neste roubo e gostaria de recuperar essa bolsa", pede o músico.
BRASÍLIA SE PREPARA PARA A II BIP em 2011
Pré-Bienal de Poesia anuncia a realização da II BIP em 2011
Participações especiais dos cantores Zeca Baleiro e Célla Porto
Acontece nesta quinta-feira, 14, a partir das 19h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), o lançamento público da II Bienal Internacional de Poesia de Brasília (II BIP). A Pré-Bienal, como está sendo carinhosamente chamada, é um ato de afirmação da poesia que terá a presença de poetas nacionais e de países hispano-americanos, com o objetivo de anunciar a realização da II BIP em 2011, por ser um ano não eleitoral, uma das razões que impossibilitou a sua concretização em 2010. O poeta e diretor da BNB, Antonio Miranda, é o anfitrião do evento, que terá as participações especiais dos cantores Zeca Baleiro e Célia Porto. O evento é gratuito, aberto ao público e termina na 6ª feira, 15, numa promoção da Secretaria de Cultura do DF e da Embaixada da Argentina.
Leia mais em: http://www.bnb.df.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/item/470-pré-bienal-de-poesia-anuncia-a-realização-da-ii-bip-em-2011
BNBcomunica / Assessoria de Imprensa e RP
bip.brasilia@gmail.com| 55 61 3325-6257 R. 109
BIP http://www.bnb.df.gov.br/bip
DAD SQUARISI ESCREVE SOBRE O RESGATE DOS MINEIROS DO CHILE. LINDO....
O parto da montanha chilena
Virgem Maria! Trinta e três homens ficaram presos dentro de uma mina funda como o centro da Terra. Não foi um dia ou dois. Foram mais de dois meses. Agora, eles voltam à superfície. A imprensa do mundo inteiro está lá. Copiapó, no norte do Chile, virou cenário de um grande feito de engenharia. Que nome dar à operação de resgate? Pensa daqui, palpita dali, eureca! Jornais, rádios e tevês passaram a chamá-la de o parto da montanha.
Os antenados lembraram-se história pra lá de repetida. Conhece? Nos tempos em que as montanhas tinham filhos, uma ficou grávida. Começou, então, a fazer barulho. O barulho cresceu, cresceu, cresceu e… virou um barulhão. Adultos e crianças levaram um baita susto. Mas ficaram curiosos. Imaginaram que o garotão de dona montanha seria um gigante tão grande, tão grande, mas tão grande que não caberia no mundo.
A espera continuou. Ops! A futura mãe se mexeu. Mexeu-se mais. E mais. E mais. Os garotos tremeram. Abriram a boca e fecharam os olhos. Que medão! De repente, buuuuuuuuuuuuuuuuuum! Viva! Dona montanha deu à luz. A garotada abriu os olhos devagar. Não acreditou no que viu. O filho era um ratinho.
Nada a ver
Fazer muito barulho por nada não é coisa só da dona montanha. Muita gente faz a mesma coisa. (A campanha eleitoral serve de prova.) Não é o caso, porém, do resgate histórico. A montanha, no caso, não vai parir ratos. Vai parir heróis. São homens que venceram o medo, o desconforto, a saudade, o desânimo. Em suma: alargaram os próprios limites. Deram exemplo de superação.
Por falar em resgate…
Os mineiros estão a 700 metros de profundidade. O noticiário dos últimos dias deu os pormenores do resgate. Usou e abusou da medida de comprimento. Vale, por isso, dar uma espiadinha na abreviatura da ilustre senhora & familiares. Ela é sem-sem — sem ponto e sem plural: 700 m, 65,4 cm, 13,4 km.
UMA VISITA AO FUNDO DO LAGO PARANOÁ
Não esqueça o escafandro
Luis Turiba
O barato do Barata é fotografar por entre as brechinhas das águas. Olhar translúcido da lente do fotógrafo na fronteira entre o mergulhar e o borbulhar.
Vista das águas plácidas do Paranoá, Brasília não tem seca, nem poder, nem gravata, nem carro com chapa oficial. É uma cidade nua e molhada pelas marolas no vento.
Lago paradisíaco, lisérgico e afrodisíaco. A Lindonéia tropicalista se esbalda com seus óculos roxo de limpar fusca suburbano. A kombi submarina, a boneca vodu.
No mapa – ou lá de cima das estratosferas cósmicas visto de um satélite espião em órbita – o Paranoá lembra uma aranha de cinco pernas. Ainda anda a onda no ar na palavra Pa ra no á?
Há um mistério a se pescar no fundo do fundo do mergulho escuro das profundezas do olho puro. Translucidez no retorno à tona. Mergulhar não é esconder. É ver além através de novas lentes humanas.
Se o Abaeté é uma lagoa escura, o Paranoá é um lago que se equilibra no ar. Um lago beija-flor que pode derramar e encharcar os ternos escuros dos que habitam o poder.
Tem um fundo lunático com o céu aquático pois nas suas profundezes moram mistérios: um pé de pequi, um jeep da FNM, uma lembrança do Norte, um lance de sorte, um sapato furado, um lance de dados.
O barato do Barata custou caro. Quem para no ar para no tempo: nas ruas entranhas de um tempo passado que respira presente de olho no futuro. Lontra, garça, jacaré. Há um pé de peixe que dá tilápias, tambaris, bagres, tucunarés, acarás, lambaris baguris, traíras e trairão, o bandido que pesca no lago com seu trintontão
Ou como previu, em 1894, o botânico A. Glaziou, que fez parte da Missão Cruls. "Além da utilidade da navegação e da abundância de peixes, não é de somenos importância o cunho de aformoseamento que essas belas águas correnes haviam de dar à nova capital despariam certamente a admiração de todos as nações."
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
ABAV 2010 será vitrine de novos roteiros brasileiros
Secretarias e empresas de promoção turísticas se empenham para levar para o Rio o que há de melhor no turismo nacional
Imagine estar em meio à diversidade da floresta amazônica e de repente se encontrar em Brasília, no período da construção da capital federal, ou se deparar com a Ponte Estaiada de São Paulo. Tudo isso estará no mesmo lugar durante a Feira das Américas – ABAV 2010, no período de 20 a 22 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Considerado o maior evento de turismo do continente americano, reunindo 24 mil profissionais do setor do Brasil e do mundo, a feira apresentará o melhor dos destinos nacionais. Cada qual levando uma atração diferenciada para atrair a atenção de agentes de viagens e operadores.
Secretarias e empresas oficiais de turismo de estados, Distrito Federal e municípios aproveitarão a oportunidade para lançar materiais promocionais novos e 29% dos expositores do Pavilhão Brasil lançarão no mercado de viagens roteiros inéditos. Estandes cenográficos, atrações musicais, artesanato e as mais variadas comidas típicas serão utilizadas para promover as potencialidades turísticas de Norte a Sul do País.
Somente a Bahia lançará 18 novos roteiros A Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão apresentará três novos pólos turísticos: Serra Guajajara, Timbira e Kanela, caracterizado pelas serras maranhenses e a existência indígenas que ainda habitam o estado; o Pólo Munim do corredor turístico São Luís – Lençóis, onde se destacam rios, pequenas cascatas e uma grande diversidade cultural; e a Amazônia Maranhense, que apresenta o lado amazônico do Maranhão.
A Secretaria de Esporte Lazer e Turismo de São Paulo, entre outras atrações, trará como destaque a reativação do Expresso Turístico percurso de 47 quilômetros, da Estação da Luz com destino a Paranapiacaba, e o Circuito das Frutas, uma região compreendida por nove municípios circunvizinhos (Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu , Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) que tem nas suas economias uma forte presença do setor rural, principalmente da fruticultura, reunindo atrações como fazendas centenárias e sítios históricos.
Cartões postais em cenografias
No estande da Amazonastur uma árvore trará como frutos os produtos do Pólo Industrial de Manaus. Já Brasília trará como tema a reconstrução da cidade, com fotos da época – de JK e seus idealizadores Oscar Niemeyer, Burle Marx, Lucio Costa entre outros – contrapondo com imagens atuais da capital. A São Paulo Turismo fará uma Ponte Estaiada cenográfica.
O Rio de Janeiro empunhará oficialmente a bandeira de "Capital Mundial do Turismo e dos Esportes". Uma folheteria especial com foco no turismo de lazer e de esportes, voltada para os profissionais da área, foi desenvolvida especialmente para a ABAV 2010. "Estamos em um estande conjunto com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, promovendo a atraente diversidade dos destinos turísticos da cidade e do estado. Temos ainda programado uma atração artística musical para o horário do final da tarde", conta a diretora de marketing, Glória Britto Pereira.
A Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo levará o frescor do mar para dentro do Riocentro, reproduzindo um píer, com quiosques e umbrelones para os agentes se sentirem em Vitória. E com direito a degustação da comida típica capixaba de casquinha de siri e bobó de camarão, feita por um gourmet local.
Conquistando pela boca
Aliás, a gastronomia será um destaque a parte. O famoso pão com mortadela do mercado de São Paulo a Chipa Paraguaia e Caldo de Piranha do Mato Grosso e o decantado tabuleiro da baiana, em sua versão mais completa, com o tradicional acarajé com vatapá, camarão e pimenta, abará, bolinho de estudante e cocadas branca e preta. No estande de Pernambuco serão distribuídas 500 tapiocas por dia. "Este ano, decidimos conquistar o público pela boca e também distribuiremos outras delícias de nossa terra, como bolo de rolo, bolo de goma e nego bom" afirma a assessora da Empetur, Sabrina Albuquerque.
38º Congresso Brasileiro de Agências de Turismo e Feira das Américas – ABAV 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro – Rio de Janeiro/RJ
Twitter: http://twitter.com/feiraamericas
domingo, 10 de outubro de 2010
LIU XIAOBO RECEBE NOTÍCIA NA CADEIA
Esposa encontrou o ganhador do Nobel da Paz na cadeia, afirma família
Liu Xiaobo, ativista pró-democracia, está preso na província de Liaoning.
Aparentemente, ele não sabia até agora que havia recebido o prêmio.
Do G1, com agências internacionais
Liu Xia, a mulher do ganhador do Nobel da Paz, Liu Xiaobo, conseguiu se reunir na tarde deste domingo (10) com o marido na cadeia onde ele cumpre pena de 11 anos por lutar pela democracia na China. Até agora, ele aparentemente não sabia que havia sido premiado.
A informação é de familiares, de um grupo de direitos humanos e da imprensa da província de Liaoning, no noroeste do país, onde ele está preso.
Ela deve voltar ainda neste domingo à capital, Pequim, segundo a mãe da poetisa.
Citando a sogra de Xiaobo, o Centro de Informação dos Direitos Humanos e a Democracia, organização com sede em Hong Kong, afirmou em um comunicado que o casal encontrou-se na tarde deste domingo.
Liu Xia estava incomunicável desde a noite de sexta-feira, quando disse à France Presse que policiais estavam em sua casa e explicaram que a levariam a Liaoning para ver o marido.
Os dissidentes do governo chinês celebraram neste sábado a atribuição do Nobel da Paz de 2010 ao ativista, mas temiam uma nova onda de repressão, depois da relatada prisão de militantes ocorrida logo depois do anúncio do prêmio.
Na sexta-feira à noite, a polícia deteve dezenas de partidários de Xiaobo que comemoravam o prêmio, disseram neste sábado o advogado Teng Biao e uma organização de defesa dos direitos humanos.
A Organização Defensores dos Direitos Humanos na China, com sede em Hong Kong, também falou em prisões.
Já o jornal oficial "Global Times" reafirmou a posição do governo, de que o comitê do Nobel se "desonrou" e que o prêmio virou "um instrumento político a serviço de motivações antichinesas".
Em editorial, o jornal aludiu à premiação do Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, ocorrida em 1989.
Nos principais portais de internet chineses, uma busca pelas palavras "prêmio Nobel da Paz" ou "liu Xiaobo" não dava resultados. Vários internautas, acostumados à censura, citavam Xiaobo de maneira indireta.
A TV oficial chinesa não falou sobre o assunto, e reportagens de cadeias estrangeiras como a CNN e a TV5 foram censuradas.
Professor e defensor da democracia na China, Xiaobo vai receber um prêmio de U$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões).