quarta-feira, 27 de abril de 2011

3ª Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis, de 11 a 15 de maio



Depois de duas ricas edições com muita literatura, poesia, teatro, cinema, música e sucesso de público, a Prefeitura Municipal de Pirenópolis e a Casa de Autores de Brasília apresentam a

3ª Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis

 

De 11 a 15 de maio, a cidade de Pirenópolis abrirá mais uma vez as portas de seus pontos de divulgação cultural, no coração do Centro Histórico Pirenopolino, para as várias atividades da Ed. da Festa. O Cine Pirineus, a Praça da Leitura e o Theatro de Pirenópolis receberão uma diversificada programação cultural como bate-papos com escritores, contações de histórias, falação de poesias e apresentações de espetáculos teatrais.

 

Nesta 3ª Flipiri a grande homenageada é a escritora Cora Coralina, para tanto, a festa contará com a presença de escritores e amigos de Cora e de estudiosos de sua obra, que farão a leitura de trechos de seus poemas, contarão histórias e participarão de bate-papos com os presentes. Estão confirmadas as presenças de Paulo Salles, neto de Cora; Marlene Vellasco, presidenta da Associação Casa de Cora Coralina; o escritor, médico e amigo de Cora, Heitor Rosa; e o escritor goiano Elder Rocha Lima. Essas conversas serão mediadas pelo poeta e cordelista João Bosco Bezerra Bonfim, que lançará, durante a festa, um cordel feito em homenagem a Cora Coralina.

 

A abertura oficial da festa acontecerá no dia 12 de maio, com a participação de parentes e amigos de Cora Coralina e de todos os escritores da Casa de Autores de Brasília. Logo após, a poetisa e atriz Elisa Lucinda fará um recital em palco montado na Praça Central de Pirenópolis. Ainda para a abertura da Festa, colorindo o céu de Pirenópolis tendo como fundo a Serra dos Pirineus ao por do sol, uma Revoada de 400 pipas, 100 delas confeccionadas por adolescentes do Programa Pró-Jovem, da Séc. de Ação Social, oportunidade ideal para o lançamento da mais recente obra literária de Vera Lúcia - Céu, vento e pipa.

 

Durante os cinco dias de Festa a programação será extensa, incluindo atividades, como Quintais Poéticos - com saraus em três quintais da cidade; Carroça de Leitura - onde a contadora de histórias Nilva Belo percorrerá as ruas da cidade em uma carroça adaptada em biblioteca ambulante; Bondinho de Poetas - que levará os escritores a vários pontos da cidade para declamarem seus poemas; e a Itinerância pelas escolas. Para essas atividades, a 3ª Flipiri contará com as presenças de Leo Cunha, Gilberto Mendonça Teles, Jonas Ribeiro e os escritores da Casa de Autores de Brasília, grandes e imprescindíveis participantes e colaboradores da Flipiri, deste de sua primeira edição.

 

E claro que não poderia faltar um espaço para confraternização no Pouso, Café e Cultura, que fica num aconchegante quintal de uma casa na Rua Santa Cruz, nº 32 – Centro Histórico (www.pousocafeecultura.tur.br). Onde escritores e o público da Festa poderão se encontrar, trocar experiências, saborear os doces típicos da região, participar de lançamentos de livros, conferir apresentações musicais e muito mais.

 

Flipiri Itinerante

 

A 3ª FLIPIRI, além de levar para a população a oportunidade de vivenciar uma programação cultural, estimula os jovens ao hábito da leitura. Para isso, vinte e duas escolas municipais e estaduais dos povoados distantes do Centro Histórico de Pirenópolis receberão a visita de escritores nos dias 11 e 12 de maio.

 

Como preparação para as visitas dos autores, os alunos receberam previamente os livros desses escritores, e serão estimulados pelos professores a prepararem releituras das obras, como leituras dramáticas e até mesmo encenações teatrais inspiradas nos livros.

 

A Flipiri Itinerante, em sua 3ª Ed., atenderá cerca de 230 professores e 5.600 alunos.  Com essas ações, a FLIPIRI busca formar novos leitores e popularizar a literatura.

 

 

46 escritores já confirmaram presença na 3ª Flipiri

 

A 3ª Flipiri já conta com a presença confirmada de 46 escritores. São autores que atualmente moram em Pirenópolis, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, porém, é certo afirmar que a Flipiri já tem a cara do Brasil, uma vez que são autores que trazem em sua literatura a riqueza cultural de suas raízes e a influência dos estados onde moram, como Elisa Lucinda que vem do Espírito Santo e mora no Rio de Janeiro; Eliana Lage também do Rio, mas que não resistiu à beleza dos Pirineus, Nicholas Behr do Mato Grosso e que traz toda sua paixão por Brasília em seus textos, Gilberto Mendonça Teles de Bela Vista, Goiás, mas que se deixou levar pelos encantos da Cidade Maravilhosa; e a lista segue...

 

Adelmo de Carvalho (GO)
Adriano Curado (GO)
Alessandra Roscoe  (DF)
Alexandre Lobão  (DF)
Bariani Ortencio (GO)
Bic Prado  (DF)
Clara Rosa Gomes  (DF)
Cristiane Sobral  (DF)
Dad Squarisi  (DF)
Daraína Pregnolato (GO)
Edna Rezende  (DF)
Eduardo Loureiro  (DF)
Elba Gomes  (DF)
Elder Rocha Lima (GO)
Eliane Lage (GO)
Elisa Lucinda (RJ)
Felipe Batista Rodrigues (GO)
Gilberto Mendonça Teles (GO)
Heitor Rosa (GO)
Idelmar Paiva (GO)
Iris Borges  (DF)
Ita Pereira (GO)
João Bosco Bezerra Bonfim  (DF)
José Mendonça Teles (GO)
Leo Cunha (MG)
Lilia Diniz  (DF)
Lúcia Mendonça de Andrade (GO)
Lucília Garcez  (DF)
Luiz de Aquino (GO)
Marco Miranda  (DF)
Margarida Patriota  (DF)
Maria Carmelita (GO)
Maria Célia Madureira  (DF)

Marieta Sousa (GO)
Marco Coiatelli  (DF)
Nicolas Behr  (DF)
Ramiro Curado (GO)
Raquel Ferreira  (DF)
Rosângela Rocha  (DF)
Salange Cianni  (DF)
Sebastião Ney (GO)
Tatiana Oliveira  (DF)
Tino Freitas  (DF)
Vera Lúcia Dias  (DF)
Waldetes Rezende (GO)
Wilson Pereira  (DF)

 

3ª Festa Literária de Pirenópolis

Centro Histórico de Pirenópolis e Povoados

De 11 a 15 de maio de 2011.       Das 8h às 22h.

Entrada gratuita.

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.

Informações: www.flipiri.com.

 

A 3ª Flipiri tem como patrocinadores a Petrobras, o BNDES e a CAIXA Econômica Federal. Apoios do Iphan e da Associação Casa de Cora Coralina. A organização está por conta da Rome Feiras e Eventos, tem promoção da Casa de Autores eda  Arco Íris Distribuidora de Livros e é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Pirenópolis.



Nenhum comentário: