quinta-feira, 28 de abril de 2011

A "NOVA LAPA" CULTUA SEUS HERÓIS, ARTISTAS E CABEÇAS

 
"A Lapa está voltando a ser a Lapa
A Lapa vai mantendo a tradição
A Lapa é o ponto melhor do mapa
Do Distrito Federal,
Salve a Lapa"
 
Samba do tempo em que o Rio ainda era Capital
 
 
Por Luis Turiba
 
O bairro boêmio da Lapa deu uma paradinha no início da noite da última terça-feira, dia 26, para refletir sobre seus feitos efeitos e agitos e, também –afinal, ninguém é de ferro - para fazer um cafuné na própria cabeça e dourar o próprio ego, pois se ninguém faz nos fazemos por nós.
 
A festinha foi no Carioca da Gema, tradicional casa de show da Rua Mem de Sá, onde o jornalista Virgílio de Souza, editor da revista Capital Cultural, entregou um singelo e significativo troféu – um bondinho passando por cima dos Arcos - para um monte de gente importante no pulsar cultural da Lapa.

Estive lá a convite do cantor Makley Matos, uma das atuais vozes do histórico bairro, e curti muito a celebração. Ali, naquele mesmo ambiente comandado por Thiago, a gente se esbarra e encontrava com Noca da Portela, Dorina, Perfeito Fortuna, Paulão Sete Cordas, Áurea Martins, Pedro Ernesto do Bola Preta, Turma do Estácio e Jards Macalé que levou o troféu "Orgulho Contemporâneo", um dos mais elevados da noite .

No seu "pronunciamento", Macal foi logo avisando: "o Brasil está esquisito pra caralho, mas vamos continuar construindo uma nação". Outro que fez "pronunciamento" avançado foi Perfeito Fortuna, responsável pela instalação do Circo Voador na Lapa e depois pelo Espaço Cultural Fundição Progresso. Ele é o tal tem nome e sobrenome de alto astral e faz justo a marca que lhe deu vida.

"É isso! Quero que todo mundo se dê bem mesmo. As pessoas vieram ao mundo para se dar bem e que sejam felizes. Comigo não tem esse negócio de puxar pra baixo não". Foi aplaudido de pé e no final ainda ganhou de Virgílio um arranjo de plantas com sete ervas protetoras. Não foram receber o troféu, mas foram lembrados com carinho Lenine, Marcelo D2, Martin´ália, Mulheres de Chico (banda da minha amiga Mako) e o colunista Gente Boa de O Globo, Joaquim Ferreira.

Salve Virgílio, que você continue em vigília pela sonora e dançante Lapa.


Nenhum comentário: