quarta-feira, 27 de abril de 2011

MUITO LIXO & ALGUM LUXO ASSOLAM O RIO DE JANEIRO.

Geral

Rio produz a maior quantidade de lixo do país

O Globo

O Rio, conhecido mundialmente como a Cidade Maravilhosa, é também a que mais produz lixo no Brasil. Pesquisa divulgada [ontem] pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostra que cada carioca joga fora por dia 1,861 Kg de detritos, 50% mais do que a média nacional (1,251 Kg).

Logo em seguida, estão Brasília com 1,624 Kg e Fortaleza, com 1,389 Kg. O "Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil" revela também que a produção de lixo urbano cresceu 6,8% de 2009 para 2010, o que representa seis vezes mais do que o crescimento populacional no período.

- Na análise das capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, detectamos que no Rio ocorre a maior geração per capita de lixo no Brasil. Esse é um dado bastante expressivo e emblemático. Entendemos que o aquecimento da economia do estado trouxe um impacto forte. São Paulo, porém, ficou mais próximo da média nacional, com 1,221 Kg por pessoa. Vamos fazer mais análises e propor ao estado do Rio medidas adequadas - disse Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe.

A pesquisa considera apenas dados oficiais, não leva em consideração lixões clandestinos e vazamentos irregulares.

Nenhum comentário: