terça-feira, 26 de abril de 2011

ORQUESTRA SINFÔNICA DE BRASÍLIA HOMENAGEIA VÍTIMAS DO JAPÃO

Nesta terça-feira (26), às 20h, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) fará uma homenagem às vítimas do terremoto do Japão. No concerto, será executada a peça "kibou" (que significa esperança) do compositor japonês Daisuke Soga. A peça foi composta após o terremoto para homenagear as vítimas.

A apresentação traz, ainda, sinfonias dos compositores P.Tschaikowski, Allegro Moderato, F.Mensdelsohn e Allegro Vivace. O concerto será às 20h, na Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, com a regência do maestro Claudio Cohem e solista Nicolas Koeckert que vai tocar o Concerto para violino e Orquestra Op.35 em Rê maior, Tschaikowski. A Orquestra finalizará a apresentação com a Sinfonia Italiana, de Mendelssohn.  O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, estará presente ao concerto.
 
Confira a carta que o compositor Daisuke Soga enviou uma carta ao Maestro Claudio Cohen explicando a composição da obra.

Este título, "Kibou", em japonês, significa 'esperança'. Eu não queria escrever uma peça somente para homenagear as vítimas do terremoto, mas também para o futuro. Quando eu escrevi essa peça, uma semana após o terremoto, eu estava sofrendo, e nosso povo estava em choque devido a essa catástrofe natural. Mas, de alguma forma acordei disso e comecei a pensar sobre o que eu poderia fazer enquanto músico. A tragédia para nós, músicos, é que, aqui em Tokyo, desde o terremoto, não temos tido a oportunidade de nos apresentarmos em um palco. Algumas das belas casas de concerto estão destruídas devido ao terremoto. Outras estão fechadas, pois devemos priorizar as restaurações mais emergenciais. Além disso, as autoridades não podem expor uma audiência a prédios que estão em situação de risco. Eu compus este pequeno réquiem após a catástrofe natural para ser executado pela nossa orquestra, a Orquestra New City de Tóquio, no dia 26 de março, mas o concerto teve de ser cancelado devido à situação como um todo. Então, pedi aos meus amigos de diferentes lugares do mundo para tocar essa peça e fazer uma campanha pelas vítimas do terremoto. Desde então, a peça já foi executada pela Orquestra da Rádio Nacional da Romênia, Orquestra Sinfônica da Petrobras, Immaculata Symphony, Metropolitan Ensamble de Viena, Hamamatsu Civic Orchestra e pela Brasov Philarmonic da Romênia. A peça possui dois temas principais, que são "Numbu Ushioiuta" (canção do boaideiro), uma canção folclórica tradicional de Tohoku, em Iwate, onde aconteceu o tsuname e "qui tollis pecata mundi, miserere nobis" (que tira os pecados do mundo, tende piedade de nós).

 

Nenhum comentário: