terça-feira, 12 de março de 2013

EM ÉPOCA DE CONCLAVE PAPAL, André Luiz Oliveira lança Sagrado Segredo



SAGRADO SEGREDO

 

Fotos em anexo

Um filme de André Luiz Oliveira

LANÇAMENTO EM DVD EM BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, CURITIBA E SALVADOR.

 

 

Longa-metragem será lançado em DVD, na Livraria Cultura de várias cidades do Brasil

 

*Filme foi escolhido um dos cinco melhores de 2012 pelo crítico paulista Inácio Araújo

 

SAGRADO SEGREDO, filme no qual André Luiz Oliveira mistura ficção e documentário para investigar os segredos e a natureza do sagrado, vai chegar ao formato de DVD. Numa parceria com a rede de Livrarias Cultura de várias capitais, o novo longa-metragem do cineasta baiano estará disponível em Brasília (lançamento no dia 20 de março), Rio de Janeiro (27 de março), São Paulo (28 de março), Curitiba (11 de abril) e Salvador (18 de abril), ao preço de R$ 29,90. Distribuição: Asacine distribuidora. Os lançamentos acontecerão sempre entre as 19h30 e 21h30 e contarão com um coquetel e uma conversa preliminar com o diretor sobre o filme e as ideias do físico quântico Amit Goswami (cujo discurso permeia todo o filme). Entrada franca.

 

SAGRADO SEGREDO é uma produção que caminha entre a ficção e o documentário. De um lado, há o registro real da tradicional encenação da Via Sacra, na cidade de Planaltina, no entorno de Brasília. De outro, a ficção que mostra uma equipe de filmagem registrando a famosa encenação no Morro da Capelinha, realizada desde 1973. Em meio a tudo, a perplexidade e a busca do diretor da equipe por um encontro com o Cristo vivo. O filme foi escolhido pelo crítico paulista Inácio Araújo, do jornal Folha de São Paulo, um dos cinco melhores do ano de 2012.

 

A narrativa é centrada na trajetória de um cineasta, vivido pelo ator Guilherme Reis, encurralado entre a liberdade da arte e a emergência de um caminho espiritual. Sua angústia o leva até um ritual religioso tradicional (a "Via Sacra"), um ambiente possível para expressar artisticamente a sua busca do SAGRADO. É nesse percurso de natureza mística que ele se defronta com um grande SEGREDO. Segundo André Luiz Oliveira, seu mais novo longa-metragem é uma proposta de iniciação espiritual pelo caminho da arte, do amor, da ciência.

 

SAGRADO SEGREDO reúne atores do primeiro time do teatro de Brasília – além de Guilherme Reis estão André Amaro, Iara Pietricovsky, Renato Mattos e Ana Cristina. Também participam o Grupo Via Sacra, de Planaltina, sob a direção de Preto Rezende, e o renomado físico nuclear indiano Amit Goswami, que pela primeira vez toma parte de um filme brasileiro. A produção leva assinatura conjunta de Marcio Curi e Renato Barbieri, parceiros do exitoso projeto Teste de Audiência, patrocinado pela Caixa Cultural.

 

EXTRA - O DVD inclui, como extra, o filme "A Nova Ciência", que apresenta uma longa entrevista feita por André Luiz Oliveira com o cientista indiano Amit Goswami. Na conversa, o físico quântico discorre sobre dogmas, paradigmas e desafios do nosso tempo. Ciência, religião, espiritualidade, materialismo, fé e criatividade são temas abordados através dos signos de uma nova Consciência.

 

 

O DIRETOR - Um dos nomes mais proeminentes do chamado Cinema Marginal, o baiano André Luiz Oliveira acredita estar seguindo, em Sagrado Segredo, a trilha da "contracultura", entendida como sinônimo de rebelião, oposição ao estabelecido, renovação. Este é seu quarto longa-metragem. O cineasta, roteirista, compositor, músico, nascido em Salvador, Bahia, já assinou filmes de longa e curta-metragem, de ficção e documentários, criou argumentos, roteiros, vídeos, gravou CDs, DVDs, trilhas sonoras, fez shows, programas de televisão, já escreveu livro e peça de teatro. Encantou o público e a crítica do Brasil logo em seu filme de estreia, Meteorango Kid, O Herói Intergalático, de 1969, vencedor do Prêmio Especial do Júri do V Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ganhador do Prêmio Margarida de Prata oferecido pela CNBB e O.C.I.C. – Office Catholic International du Cinema. Em 1974/5, lançou A Lenda de Ubirajara, adaptação do romance Ubirajara, de José de Alencar, vencedor de duas Corujas de Ouro e Prêmio Especial do Júri e Melhor Roteiro no VII Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, exibido em diversos festivais no exterior. Vinte anos depois, Louco por Cinema, comédia que é um exercício de metalinguagem sobre o ofício de cineasta e as dificuldades de fazer cinema. O filme arrebatou público e crítica e amealhou os seis principais prêmios do 27º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também conquistou a estatueta de Melhor diretor no 3º Festival de Cuiabá do Cinema Brasileiro.

 

 

SAGRADO SEGREDO narra a trajetória de um cineasta encurralado entre a liberdade da arte e a emergência de um caminho espiritual. Sua angústia – resultante desse dilema – o leva até um ritual religioso tradicional (a "Via Sacra"), o ambiente ideal para expressar artisticamente a sua busca do SAGRADO. É nesse percurso de natureza mística que ele se defronta com um grande SEGREDO.

 

TRECHOS DE CRÍTICAS

 

 

"Sagrado Segredo poderá muito ser o melhor filme brasileiro do ano, o melhor em anos" – Luiz Carlos Merten – O Estado de São Paulo – 9/8/2012

 

"Sagrado Segredo é raro filme brasileiro atual a escapar da insignificância" – Ignácio Araújo – Folha de São Paulo – 3/8/2012

 

"Uma busca de transcendência através do cinema"Blog do Carlos Alberto de Mattos –  3/8/2012

 

"André Luiz volta a acertar após 'Meteorango Kid – O herói intergalático' (1969) e 'Louco por cinema' (1995)" - Daniel Schenker – O Globo – 2/8/2012

 

"Sagrado Segredo tem a crucificação de 'Meteorango Kid', a relação com o sagrado de 'A Lenda de Ubirajara' – os índios na natureza – e a maluquice do ato de fazer cinema no Brasil de 'Louco por Cinema' (...) Já é o melhor filme brasileiro do ano – porque duvido que surja outro tão visceral" – Blog do Merten

 

"Tem profundidade e trabalha com uma dimensão da vida que muitas vezes negligenciamos – a espiritual" – Silvio Da-Rin, cineasta (Postado no Grupo Sagrado Segredo do Facebook)

 

"... acredito que o filme tocará qualquer pessoa, mexerá com qualquer pessoa, mesmo as menos relacionadas com a espiritualidade, exatamente porque cutuca no que está dentro de todo mundo: o mistério". – Orlando Senna

 

Sagrado Segredo, filme de André Luiz Oliveira, é um vitral que reflete a conflituosa relação entre religião e espiritualidade. (...) Eis um filme que encanta, faz pensar e, sobretudo, orar" – Frei Betto.

 

 

SINOPSE

 

SAGRADO SEGREDO – Brasil, 2012, cor, 73min

Direção: André Luiz Oliveira

Produção: Marcio Curi e Renato Barbieri – Asacine e Gaya Filmes

Elenco: Guilherme Reis, André Amaro, Renato Mattos, Iara Pietricovsky e Ana Cristina

Participações Especiais: Amit Goswami e Grupo Via Sacra (Planaltina/DF)

Trilha Sonora: Cláudio Vinícius

Direção de Fotografia: André Lavenère

Montagem: Adelson Barreto

Produção executiva: Marcio Curi

Distribuição: Asacine Distribuidora

SAGRADO SEGREDO narra a trajetória de um cineasta encurralado entre a liberdade da arte e a emergência de um caminho espiritual. Sua angústia – resultante desse dilema – o leva até um ritual religioso tradicional (a "Via Sacra"), o ambiente ideal para expressar artisticamente a sua busca do SAGRADO. É nesse percurso de natureza mística que ele se defronta com um grande SEGREDO.

 

 

 

LANÇAMENTOS

 

BRASÍLIA

20 DE MARÇO DE 2013

Livraria Cultura Shopping Iguatemi

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA

 

RIO DE JANEIRO              

27 DE MARÇO DE 2013

Livraria Cultura Shopping Fashion Mall

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA

 

SÃO PAULO                      

28 DE MARÇO DE 2013

Livraria Cultura Conjunto Nacional

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA

 

CURITIBA

11 de abril de 2013

Livraria Cultura Shopping Curitiba

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA

 

SALVADOR

18 DE ABRIL DE 2013

Livraria Cultura Salvador Shopping

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA



Nenhum comentário: