quinta-feira, 14 de março de 2013

POESIA COM MUITOS BEIJOS NO ESPAÇO DARCY RIBEIRO



Sarau ZERO do Beijo
POEMAÇÃO NO BEIJÓDROMO
TODAS AS TRIBOS


A Fundação Memorial Darcy Ribeiro no campus da Universidade de Brasília, conhecido como Beijódromo, abre as portas do memorial para a poesia brasiliense. O presidente da Fundar, Paulo F. Ribeiro, convidou o poeta Nicolas Behr, com a curadoria do Poemação (poetas Marcos Freitas e Jorge Amancio), e produção da Nossa Produtora para o projeto mensal O SARAU DO BEIJO.
O Sarau do Beijo dará ênfase à poesia brasiliense, divulgando seus poetas e sua poesia, na multiplicidade de sua expressão. O trabalho realizado por inúmeros saraus pela cidade será a temática que o Sarau do Beijo pretende mostrar no dia 14 de março no Beijódromo.
Para Sarau Zero do Beijo no auditório do Beijódromo quinta feira dia quatorze de março de 2013 uma homenagem a todas as tribos contará com a participação de poetas organizadores de saraus e academicos das diversas academias literárias existente em Brasília.
Nicolas Behr(Nikolaus von Behr) nasceu em Cuiabá, em 1958. Cursou o primário com os padres jesuítas em Diamantino, MT, onde os pais eram fazendeiros. Mudou-se para a capital aos 10 anos e queria ser geólogo, arqueológo ou historiador. Mora em Brasília desde 1974. A cineasta Danyella Proença dirigiu o filme "Braxília", (17 minutos ) um ensaio sobre a relação do poeta e sua cidade, ganhador do Prêmio Especial do Juri, no 43º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Anand Raotem 20 livros de poesia publicados, participação em várias antologias,Teve seus estudos de violão iniciados com Luciano Fleming (violonista radicado em Brasília) e tornando-se auto ditada. O Sarau do Anand divulga artistas nacionais, internacionais, independentes ou não, pela web, direto da sala da residência do músico, poeta e jornalista Anand Rao. É músico, poeta e jornalista. Trabalha com música desde 1979 e com composições feitas no palco, na frente de todos, há 10 anos.
As pessoas poderão ver ao vivo a transmissão no seguinte endereço www.facebook.com/saraudoanandrao, clicar no curtir e no aplicativo Ustream Live.

Tribo das Artes o Movimento Cultural de Taguatinga que, desde setembro de 2000, realiza saraus mensais e publica a revista Tribo das Artes. Realizamos em 2009 um circuito poético musical com apresentações em 16 escolas públicas do Distrito Federal. Em 2010 a Tribo realizou 30 recitais nos mesmos moldes dos de 2009. A Tribo das Artes lançou em 2009 o livro, 09 ANOS DE TRIBO DAS ARTES. É uma obra fotográfica e documentária que conta a toda história desse grupo de resistência cultural. Sem dúvidas esse livro é a referência mais completa da história cultural de Taguatinga nos últimos 10 anos.
Ruíter Lima, um dos coordenadores do Movimento Cultural Tribo das Artes é professor, declamador e gravurista, "Eu sou basicamente um repassador de poesia, declamador. Somente este ano, quando me aposentei, estreei na poesia: escrevi o Cordel do Arruda, Excomunhão e Calote"dentre outros.

João Carlos Taveira: nasceu em Caratinga-MG, aos 17 de setembro de 1947. Em 1969 mudou-se para Brasília, com formação em Letras Neolatinas, trabalha como revisor e coordenador editorial. Como poeta, publicou seis livros: O Prisioneiro (1984), Na Concha das Palavras Azuis (1987),Canto Só (1989), Aceitação do Branco (1991), A Flauta em Construção (1993) e Arquitetura do Homem (2005) João Carlos Taveira: Poemas, 2011, Jaboatão dos Guararapes.
Pertence à Academia de Letras do Brasil, à Associação Nacional de Escritores e ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, de que foi vice-presidente. Foi
eleito para a Cadeira XXVI, patrono Cruz e Sousa, da Academia Brasiliense de Letras. Em 1994 recebeu a Medalha do Mérito Cultural de Brasília. É membro do Conselho de Cultura do FAC (Fundo da Arte e da Cultura) na Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Dina Brandão: nasceu no Rio de Janeiro e veio para Brasília em 1968 com dez anos. Aqui aprendeu a dançar, cantar, interpretar e fazer poesia. Publicou Brasília Ironia dos Deuses, em 1977, juntamente com o poeta Vicente Sá. Atriz formada pela Faculdade e Artes Dulcina de Morais, participou de vários espetáculos teatrais e um curta metragem. Publica seu primeiro livro individual, "Do amor e seus descabelos –(Poesias massivas, ensaios e um plano de voo)". O livro apresenta seis ilustrações, que são quadros da artista plástica Tânia Botelho, que os fez a partir dos poemas que estão no livro.
O livro segue entre poemas numa viagem pelo tempo lúdico de Dina Brandão e recai em missivas sem destinatário, prosas poéticas sobre amores de todas as naturezas:

Donne Pitalurg: é professor de Artes Cênicas, ator, autor e diretor teatral, poeta declamador de Planaltina (DF). Circula no cenário poético brasiliense há 30 anos. Sua poesia surpreende com uma mistura de marginalidade e encantamento. Autor de colírios são delírios e A nau dos Insensatos. Em parceria com a poeta e atriz Dina Brandão, montou e interpretou o recital Falange Bege.
Carlos Pialpercussionista maranhense Carlos Pial já acumula bagagem de shows, três CDS autorais MARANHAFRICANIZADO, PERFUSÃO e ETNIA -e um DVD-Aula de CAJÓN.
Com certeza um músico eclético de muito bom gosto e simplicidade em tudo que produz. Não só os tambores predominam seus trabalhos, mas também facetas eletrônicas, efeitos diversos e uma pegada bem singular, suingada e contemporânea .
Pial também presenteia o público, tanto nos seus CDs como nos shows, com suas melodias simples e marcantes, tornando suas músicas inesquecíveis para quem assiste. Carlos Pial também carrega em sua bagagem musical uma vasta experiência em registros fonográficos com variados artístas com mais de 200 CDs e 15 DVDs gravados.
Atualmente está morando em Brasília, onde divide seu tempo ministrando aulas em seu Instituto de Percussão "CARLOS PIAL", na Escola de Música de Brasília -EMB nas " Oficinas Musicais", realizando seus shows, acompanhando outros artistas , gravando e ministrando oficinas e workshops pelo Brasil.
O Sarau do Beijo tem a curadoria do Poemação e acontecerá no dia 14 de março de 2013 no Memorial Darcy Ribeiro, o BEIJÓDROMO.






Nenhum comentário: