domingo, 24 de março de 2013

LUTA POR DIREITOS HUMANOS NO BRASIL VAI ÀS RUAS


MOVIMENTO PELOS DIREITOS HUMANOS

LOTA PRAÇA SÃO SALVADOR, NO RIO


Luis Turiba


Quem pensa que a luta contra a tortura e a ditadura no Brasil terminou, está redondamente enganado. Ela está recomeçando e com força. Direitos humanos já! Quem atentou contra os Direitos Humanos no passado, tem que pagar.


O clássico coreto da Praça São Salvador, em Laranjeiras, lotou hoje (domingo, 23) durante à tarde, para celebrar o Dia da Verdade, data oficial do calendário da ONU.


Os crimes da ditadura brasileira (tortura, seqüestro, censura, assassinatos) contra aqueles que lutaram em defesa da democracia e dos Direitos Humanos foram relembrados por militantes, artistas, cantores e políticos.

A manifestação foi organizada pela Ong "Memória, Verdade e Justiça" e contou com a participação das atrizes Marieta Severo que leu "A Declaração dos Direitos Humanos", e Bete Mendes. O deputado federal Chico Alencar, provável candidato à presidência da República pelo PSOL, fez severas críticas ao seu colega de Câmara em Brasília, deputado evangélico Feliciano, que foi indicado para a Comissão de Direitos Humanos, e vem sofrendo críticas pelas posições racistas e homofóbicas e marcação serrada por parte dos movimentos sociais. O cineasta Silvio Tendler, autor de históricos documentários sobre o mundo político brasileiro, também esteve presente.

Ana Miranda, uma das organizadoras do movimento, leu com muita ênfase a resposta que a presidente Dilma Roussef deu a um senador do DEM sobre "mentiras e verdades perante a tortura".


No final, todos, empunhando fotos de presos políticos que desapareceram após suas respectivas prisões, cantaram a música "Apesar de Você", de Chico Buarque de Holanda.     


Nenhum comentário: