segunda-feira, 18 de maio de 2009

Brasília terá Calçadas Poéticas na W3 Sul

Proposta de poetas e artistas será levada ao governador Arruda

Luis Turiba

A idéia é transformar as calçadas da Avenida W3 Sul, especialmente aquelas "ilhas" que ficam entre as comerciais, que são de pedras portuguesas, em verdadeiras páginas gigantes com poemas e ilustrações.

O idealizador do projeto é o artista plástico Henrique Gougon, que tem o apoio de todos nós, poetas de Brasília, do Brasil e do mundo. Queremos fazer da nossa W3 a mesma coisa que os artistas fizeram nas calçadas de pedras da Avenida 28 de Setembro, em Vila Isabel, Rio de Janeiro, onde estão estampados letras e notas musicais de Noel Rosa e outros sambistas.
Ou seja: vamos salpicar pela W3 micro-textos e signos, para que os transeuntes pisem nos astros distraídos e tenham dias poéticos.
Algumas experiências já foram realizadas nos buracos da calçada da ilha entre as 510 e 511 Sul. O resultado foi sensacional, pois o povo quando chega no Ponto de ônibus, olha para o chão e se eleva com alguns poemas que foram espalhados por lá.
O projeto ganhou apoio da Biblioteca Nacional de Brasília, que é dirigida pelo poeta Antônio Miranda. Na noite de quinta, 14.05, o diretor da BNB recebeu em seu gabinete, além de Gougon, os poetas Luís Turiba, Anderson Braga Horta e o também artista plástico Rômulo Andrade, para discutirem o projeto, que deverá ser levado ao governador José Roberto Arruda, apoiado por um grande número de poetas locais.
A idéia espelha-se nas calçadas de Vila Isabel, na zona norte do Rio, onde, nos anos 60, foram desenhadas com pedras portuguesas as partituras de sambas produzidos no bairro por bambas, como Noel Rosa.
“Sou apenas um estudioso de mosaicos, portanto, conheço as obras, a história e o trabalho dos calceteiros que fazem calçadas-mosaico. Expus o projeto das calçadas poéticas como uma idéia dedicada aos poetas da cidade. Como eles acolheram, agora são eles que têm que ir à frente. Eu apenas darei suporte técnico, gratuito, no que diz respeito à execução de restauração dos pisos da W3”, explicou Gougon.

Visite http://www.bnb.df.gov.br
http://www.bipbrasilia.unb.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Boto pilha de iniciarmos poemações nas calçadas poéticas!!!

VALORIZE BRASÍLIA

Bic