sexta-feira, 1 de maio de 2009

FERNANDA TAKAI CANTA NARA COM BELEZA E MODERNIDADE

Luis Turiba

Delicadeza de borboleta.

Que outra expressão poderia definir melhor o CD onde a cantora mineira Fernanda Takai, do Pato Fú, canta músicas gravadas por Nara Leão, a musa da Bossa Nova dos anos 60.

Um CD que chegou devagarzinho entre nós, tocando aqui e ali, mas quando a gente percebe, pronto; toma conta de nossos ouvidos e principalmente dos nossos corações e se torna imprescindível.
Recomendo, portanto. Se não ouviu ainda, ouça. Quer pelas sonoridades produzidas, quer pelas recordações que traz a tona. Belas lembranças musicais com roupagem do século XXI. A começar pelo clássico “Diz que fui por aí”, de Zé Kéti.
“Nara Takai” foi idéia e teve a direção artística e pitacos do grande Nelson Mota. É ele quem apresenta o CD:
“40 anos depois (da convivência de Nelson com Nara) ouvi o Patu Fu e Fernanda Takai, vi seus clips. Adorei. Minha primeira impressão foi de um alto elogio: puxa, essa garota é a Nara Leão do pop rock. O oposto da exuberância e vulgaridade das estrelas pop, Fernanda era discreta e original, cool e elegante, tinha look meio oriental e cantava letras inteligentes e irônicas com doçura e firmeza, uma garota tão moderna, tímida e talentosa quanto Nra em 1959.
E prossegue: “Fernanda e John (produtor musical) tinham pouca familiaridade com o universo rítmico do samba, choro e bossa nova de Nara, o que resultou em leituras surpreendentes e renovadores de todas as canções, escolhidas entre as mais importantes da carreira de Nara.
O pop, o rock, o folk, o jazz, o dixieland, o baião-technô, o soul branco de John e Fernanda (com o auxílio luxuoso dos teclados polivalentes de Lulu Camargo) renovam e reinventam grandes canções de mestres como Chico Buarque, Zé Kéti, Roberto e Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Ernesto Nazareth e Nelson Cavaquinho, com beats, loops, grooves, timbres, solos e arranjos do terceiro milênio.”
O que Nelson não diz é que entre tantas canções magistrais, uma toca a gente de maneira especial. Trata-se da versão que ele mesmo, Nelson, fez para o cool americano My Heart, com o título de Descansa Coração. Diz a letra que ganha toda emoção na voz de Takai:

Cansei de tanto procurar
Cansei de não achar
Cansei de tanto encontrar
Cansei de me perder

Hoje eu quero somente esquecer
Quero o corpo sem qualquer querer
Tenho os olhos tão cansados de te ver
Na memória, no sonho e em vão

Não sei pra onde vou
Se vou o vou ficar
Pensei, não quero mais pensa
Cansei de esperar
Agora nem sei mais o que querer
E a noite não tarda a nascer
Descansa coração e bate em paz

2 comentários:

luis turiba disse...

A cantora Fernanda Takai enviou:
"oi luis,
muito obrigada pelas palavras tão especiais.
"descansa coração" foi das últimas músicas que
nara gravou, já bastante doente.
ela encomendou essa versão
especialmente ao nelson, seu amigo de longa data.
: )
um beijo,
fernanda

Amo BH radicalmente disse...

Fernanda Takai nasceu no Amazonas, mora deste de criança na metrópole de Belo Horizonte, pelo fato da metrópole ser acolhedora (diga-se de passagem totalmente oposta a esta roça desta Brasília) permaneceu por la.