quarta-feira, 13 de abril de 2011

POESIA EXPERIMENTAL OCUPA O CEP 20000

Por Luis Turiba

“Cada um traz seu poema kodak: uma foto feita com palavras. Um clik verbal. Vamos ver se a turma reconhece sua foto. Vamos começar a errar.”

É com este dever-de-casa-desafio deixado nos e-mails dos 25 candidatos escolhidos e inscritos, que o poeta carioca Chacal começa nesta quinta-feira, dia 14, na Biblioteca Popular Municipal de Botafogo (Rua Farani, 53), a Oficina de Poesia e Performance, que ele idealizou para comemorar os 21 anos do Centro de Experimentação Poética – CEP 20000.

A OPP terá duração de quatro meses e as expectativas em cima do trabalho final desse grupo são as maiores possíveis, pois há poetas-alunos de diferentes gerações, com linguagens variadas e tocando (sim, eu disse “tocando”) os mais diferentes instrumentos, desde violino até cuíca.

“Desejamos fazer a mais experimental oficina de poesia que o Rio de Janeiro já teve”, disse Chacal ao anunciar na semana passada os nomes dos participantes.

No primeiro encontro marcado para amanhã, quinta, além das histórias pessoais e apresentações formais, Chacal fez um pedido: “p(t)razer de casa: uma foto por escrito de um lugar qq (interior/exterior/casa/rua/lugar conhecido ou não). um poema kodak, como dizia oswald de andrade. a descrição apenas do lugar, sem grandes raciocínios, sem muito "eu", mas que outra pessoa possa mais ou menos identificar. vamos começar a errar.”

Pessoalmente, fiquei muito encantado com a proposta, principalmente para mim que estou chegando de volta ao Rio de Janeiro e desejo ainda ao longo desse ano fazer um balanço do meu exercício poético de 30 anos, para quem sabe futuramente publicar uma breve antologia do melhor que fiz e escrevi até hoje.

Entre me inscrever ou não me inscrever, acompanhar de fora, preferi cair dentro da OPP do Chacal e do CEP 20000, e sou um dos alunos.

Antes, porém, diz duas perguntas ao poeta-mestre:

P- O que significou para você o CEP 20000 ao longo desses 21 anos de militância da palavra e da linguagem no Rio de Janeiro?
R - Turiba, acho que foi conviver com o outro. Perceber que na poesia como na vida, não existe receita pronta porque as coisas nascem da interação de energias diversas que se materializam num instante indeterminado. O CEP 20000 representa também a certeza que o interesse pela poesia está sempre renascendo. Prova disso são as quatro gerações de poetas que já passaram e continuam passando por esse espaço.


P- Quais as suas expectativas para essa oficina tão inusitada?
R - Espero poder trabalhar com mais atenção a interação entre as linguagens, já que a maioria dos inscritos tem habilidades em diversas áreas. Ou seja potencializar o CEP, abreviatura de Centro de Experimentação Poética, no quesito "experimentar", importante numa época em que as pessoas cada vez se afastam mais disso, compram tudo pronto e tocam a vida "by the book".

FARANI CINCO TRÊS P2P

Exemplos de Poemas para o olho, apenas descritivos, enviados por Chacal

“Se puderem, escrevam um sobre qq lugar: casa, rua, esquina, etc
Um poema que a gente possa ver, reconhecer o lugar. Senão , fazemos lá.”

Chacal enviou a todos os participantes os seguintes exemplos:

Luz

Em cima da cômoda
uma lata, dois jarros, alguns objetos
entre eles três antigas estampas
Na mesa duas toalhas dobradas
uma verde, outra azul
um lençol também dobrado livro chaveiro
Sob o braço esquerdo
um caderno de capa preta
Em frente uma cama
cuja cabeceira abriu-se numa grande fenda
Na parede alguns quadros

Um relógio, um copo.

Chico Alvim

........................................................................


Silêncio de um velho.
Silêncio de um tigre velho
na floresta na floresta na floresta
gamo toca ramo
UM PÁSSARO !
silêncio de novo.

Arnaldo Antunes

*****************

Nova Iguaçu

Confeitaria Três Nações
Importação e Exportação
Açougue Ideal
Leiteria Moderna
Café do Papagaio
Armarinho União
No país sem pecados

Oswald de Andrade

Longo da Linha

Coqueiros
Aos dois
Aos três
Aos grupos
Altos
Baixos

O.A.

Biblioteca Nacional

A Criança Abandonada
O Doutor Coppelius
Vamos com Ele
Senhorita Primavera
Código Civil Brasileiro
A arte de ganhar no bicho
O orador popular
O Pólo em Chamas

O.A.

2 comentários:

Amneres disse...

Que bela oficina, querido. Se der, estarei aí para assistí-los em um dos fins de semana em que a oficina acontecerá. Adoro o CEP 20.000 e o Chacal e - é claro - adoro você e já tô morrendo de saudade. Vamos reunir o OiPoema e vou ler um poema teu, se você não puder estar com a gente.
Beijinho.
Amei ler meu poema no teu blog.

rui teresa disse...

que convite estimulante, esse o da foto-kodak, adorava poder participar, mal fosse o oceano que nos separa. belo blog, parabéns

:-)