domingo, 17 de maio de 2009

RORIZ, VICE MAGELA?

Luis Turiba

Há muito tempo qu´eu não via o Zito, ex-presidente da ARUC. Continua o mesmo: fala mansa, tempo de estrada, todo cuidado com a saúde, sábio sobrevivente esse ex-partidão de piso macio. Nos reencontramos no café Martinica, no happy hour de sexta. Papeava com Adeildo, o dono, quando ele chegou e logo lançou novo tema à mesa:
- Ta todo mundo tonto, perdido, sem saber o que fazer!? Soltou essa e ficou esperando eco.
- Todo mundo quem, cara pálida? Sem saber o quê? indago.
Logo surgiu o fio da prosa. Agnelo Queiróz fez jogada de mestre ao se lançar pro Senado. Tento entender. São dois sperts em bastidores da política local.
Sim, Lula enquadrou o PT brasiliense. Não quer candidatura próprio onde o PMDB tem a forca. O ordem do “cara” é unir as bases em nome da governabilidade. Portanto, em Brasília, Roriz na cabeça, Magela na vice, Agnelo no Senado. Armado o grande chapão pra enfrentar Arruda.
- Lula não quer repetir Collor que tentou governar sozinho e sifú. Há anos é assim: sem o PMDB ninguém governa.
- Mas tudo pode ir pelos ares se o câncer da Dilma não for dominado. Vi uma foto tenebrosa de Dilma hoje no Globo. Foto às vezes diz mais que tudo. Dilma de frente, rosto fechado, constrangido. No fundo, palavras soltas com destaque para “informação”. Lula de costa, como se pulando do barco.
Foto cheia de significados e significantes. Mas Zito tem outros envelopes no colete.
- Aí Lula vem de Jacques Wagner.
- Aí, cumpadê, Serra vence.
- Serra não entra no Nordeste.
- Quem não entre é Jacques, que não passa da Bahia pra cima.
- Ninguém sabe, sequer, se Lula consegue transferir votos pra Dilma no Nordeste.
Papo vai, papo vem, a conversa foi ficando cada vez mais vadia, até que passou uma gostosa de vestido marcante e o papo degringolou de vez.
Conversar política é assim: o céu é o limite, mas o juízo se perde pelo rabo. O mais é coisa pra analista.

Um comentário:

luis turiba disse...

É isso. Somos todos analistas. Ou políticos, ou esportivos, etc. E a propóstio do rabo, como dizia Freud, somos todos movidos a desejos. Uma correção. O nome do cara é Zico.

Abraço.

adeildo