segunda-feira, 29 de junho de 2009

BRASILIENSES VÃOS ÀS RUAS POR CULTURA E CIDADANIA



Por Luis Turiba

Foto de Júnior Aragão

O brasiliense deu uma grande lição de cidadania e amor à cultura neste fim de semana (27 e 28 de junho), comparecendo em peso a duas manifestações em espaços públicos.
A primeira, sábado, em defesa do artista plástico Galeno; outra, no domingo, em memória do maestro Silvio Barbato e da cantora Juliana Aquino, ambos desaparecidos no vôo 447, da Air France.
No sábado, o jardim da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na entrequadra 307-308, centenas de pessoas foram prestar solidariedade ao artista plástico Franscisco Galeno de Fátima, que pintou três painéis interiores para substituir as pinturas de Volpi que foram danificadas e apagadas.
Durante seu trabalho, Galeno foi achincalhado e ameaçdo por um grupo de moradores que tentaram impedir, de todas as formas, que ele terminasse sua obra. Mas a maioria dos moradores da Asa Sul deu todo apoio a sua pintura, assim como a classe artística de Brasíllia. Assim, venceu o bom senso e a igrejinha ganhou cores, vida e voltou a ser um dos monumentos mais freqüentados de Brasília.

“Uma meia lua inteira pousou no bico da Torre de TV – foi a presença de Silvio Barbato”, Turiba

A outra manifestação emocionante, foi a Concerto para a maestro Silvio Barbato, que aconteceu na Torre de TV e juntou milhares de pessoas. Organizada pela cantora lírica Janette Dornellas e pelo secretário de Cultura Silvestre Gorgulho.
Ao longa da homenagem, Janette leu emocionada mensagens e poemas para Silvio Barbato.
A Orquestra Sinfônica de Brasília, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, e o Coro Sinfônica da capital apresentaram obras clássicas que eram do gosto do maestro Barbato, como “O Guarany”, de Carlos Gomes; “O Barbeiro de Sevilha”, “Bolero de Ravel”, “Ária do Toreador”, “La Traviata”, “Danúbio Azul”.
O destaque da noite ficou por conta da banda de rock pesadoTrampa, liderada por André Noblat, que apresentou o rock-poema “Eu te presenteio com a fúria”, orquestrada por Silvio Barbato. A apresentação será agora transformada em DVD.
A família da cantora Juliana Aquino compareceu ao concerto para receber o título de Honra ao Mérito dado pelo GDF. A irmã do maestro, Silviana Barbato, também esteve presente e agradeceu ao público o carinho com Silvio Barbato.

Nenhum comentário: