terça-feira, 23 de junho de 2009

MANIFESTAÇÃO PELA OBRA DE GALENO DA IGREJINHA


"Tempo rei, ó tempo rei...transformai as velhas formas do viver". Gilberto Gil
Luis Turiba
Fotos de Eugênio Parente

O arquiteto Rogério Carvalho, responsável pela reforma na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 307-308 Sul, e todos os artistas da capital, convocam todos as amigas e amigos da arte de Brasília e do Brasil para a manifestação que ocorrerá no próximo sábado, dia 27, a partir das 14:00h, em frente à igrejinha, para a manutenção da pintura de Galeno ad eternum!
Estaremos lá. Quem não puder vir, pode mandar i-meio para o blog que está centralizando o debate e a defesa das obras do Galeno.
Os três painéis que Francisco Galeno de Fátima está pintando para substituir as paredes de Volpi da Igrejinha, causaram enorme polêmica entre os moradores das quadras vizinhas. Uns queriam, outros não.
A obra chegou a ser suspensa pelo Ministério Público a pedido de 68 moradores. A reação da comunidade artística da cidade foi tamanha que o assunto foi parar no jornal Bom-Dia Brasil, da TV Globo. O ministério público recuou e Galeno pode terminar seu trabalho esta semana.
Uma vitória da estética, da liberdade de expressão, os seguidores de Jesus, o maior revolucionário que este planeta já presenciou.
VIVA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, A "NOSSA" SENHORA

4 comentários:

Joao Carls disse...

Turiba,
Abaixo o e-mail que o nosso superitendente, Alfredo Gastal, recebeu da Natanry Osório. A manifestação será a partir das 16h e não das 14h (convite anexo). O Gastal, obviamente, estará presente. Estamos todos gostando muito do apoio do seu blog ao trabalho que está sendo realizado pelo Iphan na Igrejinha.
Grande abraço,
João Carlos Henriques
Assessor de Imprensa da Superintendência do Iphan no DF


-----Mensagem original-----
De: Alfredo Gastal [mailto:gastal@iphan.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 23 de junho de 2009 10:01
Para: ana.saraiva@iphan.gov.br; joaocarlos@iphan.gov.br
Assunto: ENC: Encontro Cultural da Igrejinha
Prioridade: Alta


-----Mensagem original-----
De: Natanry osorio [mailto:natanry.osorio@uol.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 22 de junho de 2009 20:23
Para: Prefeitura SHIS QI 28 Conj. 1-2-3
Assunto: Encontro Cultural da Igrejinha


E´muito triste ver o grupo que antes desfigurou a tradiconal Igrejinha da 308, ao violar a pintura do Volpi , agora querem fazer o mesmo com a do Galeno. Até parece que estamos retornando à Idade Média.

Hoje ao passar por lá, encontrei o Galeno pintado com música gregoriana ao fundo, e um grupo de turistas com americanos e argentinos. Ao perguntar sobre o que acharam da Igrejinha em seu todo, responderam : "Além de moderna exprime muita alegria." Outra diz:"A pintura do artista me faz lembrar o que disse Jesus": Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos Céus.

Estamos convidando a quem puder, a ir à missa da Igrejinha, amanhã às 18h30, vestidos de branco e voltar no sábado levando seus filhos, seus netos, suas crianças e amiguinhos, que com certeza vão identificar na obra de Galeno as três crianças para quem N.Sra. de Fátima apareceu. Vejam o convite em anexo e divulguem.


Grande e fraterno abraço
Natanry Osorio

Anônimo disse...

Estarei lá no sabado as 14 h e divulgarei pra todo mundo.
Contra o obscurantismo. Contra o fundamentalismo cristão. A favor da arte a serviço de Deus. Deus é amor!
Nicolas Behr

Francinne Amarante disse...

Ontem visitei a Igrejinha e gostei do que vi. Uma atmosfera de felicidade, com cores vivas que celebram a alegria, feito a alma de uma criança.
Então é sábado.. estarei lá. Francinne Amarante

eugenio disse...

Milagre

Em Fátima de Brasília,
Surge Nossa Senhora.

Mãe, vamos brincar?
Brincar de quê?
De soltar pipa!
Claro, a tarde tá linda

Eugênio Parente