sexta-feira, 12 de junho de 2009

CARTAS CONTRA A CENSURA NA IGREJINHA

A censura imposta pelo Ministério Público (uma vergonha!, coisa do tempo da ditadura) às pinturas que o artista plástico Francisco Galeno fez na igrejinha Nossa Senhora de Fátima, para substituir os painéis de Volpi, continua repercutindo em inúmeros segmentos da vida cultural de Brasília e do País.

 

O blogdoturiba comprou essa briga e vai publicar aqui as cartas e as mensagens de indignação que os chegam. Com a palavra os artistas Glênio Lima e Darlan Rosa, que apoiaram o manifesto feito por Omar Franco contra a censura aos trabalhos de Galeno:

Leiam as cartas de ambos: 

 

Querido Omar

Obrigado por compartilhar a sua indignação com este grande equívoco instalado.

Estou certo que você colocou, com muita propriedade, as

palavra na boca de muita gente, que não aguenta tanta burrice

e pobreza cultural. Que modernidade é essa de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa,

que não permite ideias inteligentes e, acima de tudo, contemporâneas e

que aproximam mais da nosso tempo?

Parabéns e, conte com a minha solidariedade.

Um abraço

Glenio Lima

 

Grande Omar,

Eu também estou solidário ao nosso colega Galeno, cujo trabalho de reconhecida qualidade e beleza, representa as primeira gerações de artistas formados na cidade, e portanto tem todo o direito de estar na Igrejinha. Eu entendo a sua indignação e como eu acredito ela seja de todos nós.

Como eu estava fora de Brasília, eu não pude acompanhar os primeiros passos desta discórdia, mas me parece que está faltando um pouco de comunicação com a comunidade, para que a pendência se resolva, e o trabalho seja inaugurado com celebração por todos. Inauguração esta que eu não tenho dúvida que acontecerá, pois a arte do Galeno está acima disso tudo.

Sou favorável ao diálogo e a paz. Pode contar comigo,

 

Darlan Rosa

Nenhum comentário: