sexta-feira, 5 de junho de 2009

MERDA NA ÁGUA DE BRASÍLIA

Cuidado! O meio ambiente começa no meio da gente

Por Luis Turiba
 
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (5/06) em todo o planeta, encontro na rua com o engenheiro agrônomo Jorge Artur de Oliveira, presidente da ECOOIdéia. Ele se diz preocupadíssimo com as ameaças à qualidade da água que serve à população de Brasília.
 
"Liberaram um assentamento popular em Brazlândia, às margens do córrego Veredinhas, que alimenta a bacia do Rio Descoberto. São lotes de 90 metros, sem licença ambiental, onde vão morar milhares de pessoas. Isso causará profunda degradação à água que abastece a população de Brasília", denúncia Jorge Artur.


2 comentários:

Anônimo disse...

ECOOIdéia escreveu:

Água que abastece o Distrito Federal em alto risco de contaminação


Um assentamento populacional irregular constituído por mais de 1000 lotes residenciais de 92,80 m² cada vem sendo rapidamente constituído na Área de Proteção Ambiental do Descoberto, próximo às nascentes do Córrego Veredinhas, entre a Vila São José e o Parque Ecológico Veredinhas, em Brazlândia, Distrito Federal.

Na segunda-feira, 20 de abril, véspera do aniversário de Brasília, feriado, portanto, uma surpreendente movimentação de caminhões do DER e de máquinas de terraplanagem da Novacap deram continuidade a sistematização da referida área, em desobediência ao embargo ambiental determinado pelo IBRAM em 2008, ainda em vigor.

Anônimo disse...

O córrego Veredinha, além de tributário da represa do Descoberto, responsável pelo abastecimento de água potável a quase 70% do Distrito Federal é também o córrego que forma o Espelho D’água (lago urbano de Brazlândia) após percorrer toda a cidade.






Além da ocupação da Quadra 34, uma ampla área adjacente, ainda não ocupada foi desmatada e sistematizada, um verdadeiro convite a famílias sem teto que logo constituíram filas intermináveis, no Balneário do Parque Veredinhas, para inscrição cadastral necessária a recebimento de lotes, indicando que há pretensão de novas ocupações.