terça-feira, 9 de junho de 2009

GALENO É IMPEDIDO DE PINTAR IGREJINHA NA 307 SUL

ARTISTAS DEFENDEM PINTURAS CONTRA AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Luis Turiba
Foto de Carlos Moura

Ao chegar hoje (9 de junho) na igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 307 Sul, para concluir o painel central com a imagem da santa, o artista plástico Francisco Galeno foi impedido que prosseguir seu trabalho por ordem do Ministério Público.

A santa pintada por Galeno está envolta num manto branco fechado com pequenos carretéis amarelos e tem uma pipa na parte superior. Ela dialoga diretamente com as outras pinturas, com brinquedos de crianças.

POLÊMICA

O Ministério Público do DF resolveu atender a um abaixo-assinado de 68 moradores das quadras próximas à igrejinha Nossa Senhora de Fátima pedindo a suspensão da obra de arte.

Vários artistas de Brasília foram imediatamente à igrejinha prestar solidariedade a Galeno e até os quatro carnavalescos da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, que estão em Brasília, estiveram no local.


O poeta Nicolas Behr está organizando um abaixo-assinado para que Galeno possa completar seu painel central onde está a Nossa Senhora. As dois painéis laterais já estão prontos.

Nenhum comentário: