segunda-feira, 8 de junho de 2009

OLHA A BEIJA-FLOR AÍ, GENTE!

 

Luis Turiba

 

O café Bom Demais, no CCBB, ficou entupido de gente na última terça-feira por ocasião do lançamento do livro "Renato Russo, o filho da revolução", biografia do nosso poeta-roqueiro escrita por Carlos Marcelo. Foi o encontro de três gerações: a "Coca-Cola", a "Abertura Democrática" e a "Lula lá."

 

A certa altura, depois de algumas taças de vinho, um certo ti-ti-ti tomou conta dos presentes diante da pergunta que não se calou: "você já escolheu a sua ala para o desfile da Beija-Flor".

 

Percebi, então, que os 50 anos de Brasília já está no inconsciente coletivo dos que pensam, agem e fazem a capital pulsar. Brinca daqui, brinca dali, o certo é que ninguém quer ficar de fora do grande desfile da Beija-Flor de Nilópolis no carnaval de 2010, no sambódromo da Sapucaí, no Rio. Tem gente que já quer até pagar o carnê da fantasia.

 

O enredo bolado pelo carnavalesco Alexandre Louzada e sua equipe será "Brilhante ao Sol do Novo Mundo, Brasília, do sonho à realidade, a capital da Esperança".  

 

Louzada é ousado. Estudou Brasília desde os primórdios e vem aí com uma proposta fantástica. Vai falar do "leite e mel" jorrando na lenda de Dom Bosco, os índios Paranoás, da Missão Cruls, da Constituição de 1880, da visão futurista de JK, dos Candangos, da conquista do Centro-Oeste, de quem são os corruptos, quem são os trabalhadores. O desfile pode até ter um carro desenhado por Oscar Niemeyer, 101 anos.

 

Louzada e seus parceiros passam esta semana em Brasília. Chegam segunda, almoçam com o governador, fazem visitadas a prédios arquitetônicos históricos, inclusive a igrejinha Nossa Senhora de Fátima, e à noite estarão no grande encontro cultural na casa de Cristina Roberto, no Lago Norte, onde haverá inclusive homenagem ao maestro Silvio Barbato.

 

Vistam também o místico e o arquitetônico, as cidades periféricas, a classe artística, a UnB, os bares. Ou seja: a Brasília não oficial, tipo a pulsação do Conic, da rodoviária, de Ceilândia. Silvestre Gorgulho, secretário de Cultura; e João Oliveira, da Brasiliatur irão acompanhá-lo. Certamente ele e sua comitiva almoçarão com o governador Arruda e com o vice Paulo Octávio, que foi quem fechou toda a negociação com a grande escola do Rio. A Beija-Flor queria seis, mas o enredo foi fechado por 3 milhões.

 

Na realidade, a parceria com a Beija-Flor foi o primeiro ato concreto para o cinqüentenário da capital. O enredo foi saudado com grande alegria por figuras lendárias da escola, como a porta-estandarte Selminha Sorriso e o cantor Neguinho da Beija-Flor. Também os sambistas de Brasília acompanharam tudo e os compositores daqui terão direito a participar do concurso de samba-de-enredo.

 

Mas voltando a pergunta da noite de terça-feira: qual será mesmo a sua Ala na Beija-Flor? O blogdoturiba fez uma enquête. Vamos conhecer algumas opções gaiatas: Ala da Catedral – destaque para o chapéu em forma de catedral; Ala da Terceira Ponte – já pensou em carregar os três arcos da Ponte JK na cabeça; Ala da Torre de TV – cuidado com o bico da torre; Ala dos Azulejados – uma homenagem a Athos Bulcão; Ala dos Corruptos – terno, gravata e dólares transbordando pelas cuecas; Ala das Invasões – homenagem aos brasileiros que vieram para cá com uma mão na frente outra atrás e ganharam lote do governo; Ala do Gayrute   - onde você pode soltar a franga, o frango e não pagar o pato; Ala das Secretárias Poderosas da República e do Senado. xiiii!; Ala dos Candangos - sabe aquela ala dos Ratos, Mendigos e Urubus do Joãosinho Trinta na Beija-Flor. Pois pode ter algo parecido. Uma homenagem aos trabalhadores que construíram Brasília. Essa, certamente, será uma das preferidas.

 

Bem, mas se você quer inventar uma Ala, não vacile. Ainda há tempo. Afinal, quando Neguinho da Beija-Flor fizer aquela chamada: "Olha a Beija-Flor aí, gente!", você poderá responder a plenos pulmões: "sou de Brasília e me orgulho da cidade!"

 

Poeta e escritor, editor do blog  


2 comentários:

Cris jorge disse...

Foi uma batalha que Beija Flor venceu com vantagem então vem Nilópolis falar dos 50 anos de Brasília, é claro o apoio financeiro que a Beija Flor vai levar, dará condições de fazer um ótimo carnaval, espero que o Louzada acerte a mão e espero também que saia da mesma forma o samba enredo da Beija Flor e se aventure por outros acordes por outras melodias.
bjs

Amneres disse...

Querido poeta,

Essa é a oportunidade de mostrarmos todo o encanto e a beleza dessa cidade ímpar, construída a partir de um sonho e que sintetiza toda a beleza e o ecletismo do brasilidade, com sua mistura de raças, credos linguagens. Vai ser com certeza um carnaval inesquecível, o dos 50 anos de Brasília, e se Deus quiser serei uma das integrantes dessa escola, para com ela soltar o grito de campeã do carnaval 2010.
Beijo,

Amneres