SHOW LANÇA FÓRUM : O Jardim Botânico de Brasília e a CAIXA anunciam o lançamento do Fórum de Biodiversidade das Américas em um show de ''Fraternidade ao Haiti'', com performances e exposições a partir de 19 horas de quarta-feira, dia 17 de março, na sala Villa-Lobos do Teatro nacional. As apresentações musicais acontecerão a partir de 20 horas.
O Fórum de Biodiversidade das Américas acontecerá em julho deste ano e está sendo lançado por meio de um filme e uma campanha com o tema 'O que você faz pelo planeta?', que sugere que as organizações e representantes civis apresentem soluções de sustentabilidade para o mundo, sendo o show a primeira iniciativa.
O show pretende ser o encontro de grandes intenções. Performances de cunho social e poético estão sendo preparadas:
ARTISTAS SOLIDÁRIOS: - Estarão se apresentando grandes nomes da música brasileira como Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, Diogo Nogueira, Ellen Oléria, GOG e Móveis Coloniais de Acaju, artistas que formam um círculo solidário, trabalhando de modo beneficente.
RENDA DO SHOW: Toda a renda arrecadada no evento será depositada diretamente na conta do PNUD (Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento) por meio do depósito de valores a partir de R$ 30,00 (trinta reais) na CAIXA, Agência 647, Opção 003, conta 600-1, em nome do PNUD. O comprovante de depósito servirá como ingresso para o show, que tem lotação de 1.300 lugares.
PERFORMANCES ANTES DO SHOW: - Haverá performances teatrais numa dança de ninfas, sílfides e cavalos alados. O espetáculo será precedido pela exposição 'Tribo do Zé', de Lourenço de Bem, que celebra os 25 anos do Jardim Botânico de Brasília.
RITUAL INDÍGENA E CULTURA POPULAR - Um ritual indígena conduzido pelo representante kamayurá Maiwa Awaká irá abrir o espetáculo. A atriz Larissa Malty fará uma 'Velha do Cerrado', personagem repleta de poesia e cantigas resultantes de pesquisa antropológica entre as apresentações dos artistas.
HOMENAGEM A ZILDA ARNS -O Show também fará homenagem à Dra. Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança, vítima do terremoto no Haiti. O Jardim Botânico de Brasília e demais entidades vinculadas ao movimento de ajuda consideram a atuação de Zilda Arns uma referência para todas as áreas.
CAMPANHA DO FÓRUM: QUE VOCÊ FAZ PELO PLANETA? - De agora até a semana de 5 a 9 de julho, quando acontecerá o Fórum de Biodiversidade das Américas, representantes de ONGs, Governo, empresas e sociedade civil irão responder à pergunta ''O que você faz pelo Planeta?''. Além de ser o mott da campanha, a questão reunirá soluções simples para os problemas ambientais da atualidade, que depois serão publicadas em um guia de sustentabilidade a ser enviado para este e outros continentes.
As soluções vão desde projetos, programas, publicações até o reaproveitamento do lixo. O resultado final irá compor um Guia de Soluções Sustentáveis que poderá ser enviado a biomas e países em dificuldades. O Fórum Latino de Biodiversidade irá lançar uma pergunta dirigida às instituições e representantes convidados, que se transformará num imenso eco que ligará os biomas nos continentes: A um só tempo, há um intenso clamor mundial por soluções ambientais para biomas e países que estão no epicentro das mudanças e o encontro pretende ser um catalisador de pequenas e grandes idéias viáveis, que conduzam ao resgate da cidadania e valorização da cultura humana em cada paisagem original ou devastada pela falta de recursos ou preservada pelos seus habitantes. Como Capital do país detentor das maiores savanas e florestas tropicais preservadas no planeta, para Brasília convergem as decisões políticas e socioambientais das Américas.
A campanha foi apresentada nesta semana no Congresso Nacional, incentivando a votação da PEC do Cerrado até a data do Fórum .
informações sobre o show: www.fraternidadeaohaiti.org.br
EXPOSIÇÃO TRIBO DO ZÉ - Entre as programações do show está a apresentação da exposição "Tribo do Zé", do artista Lourenço de Bem, que celebra os 25 anos do Jardim Botânico de Brasília. Trata-se de uma exposição individual de esculturas, composta de 32 peças. A mostra expressa o relacionamento social entre os indivíduos que se agrupam por parentesco ou afinidades, independentemente da posição social, faixa etária, sexo ou raça.
A disposição física de cada peça representa um clã que se agrupa para proteger e dar respaldo aos seus membros. Ressalta o vínculo de hierarquia, parentesco e o grau de afetividade dos mesmos, bem como as suas diferenças.
O artista gaúcho Lourenço de Bem expõe seu trabalho em Brasília desde 1977. Os estados do Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo também receberam suas obras. Em seu ateliê, em Brasília, Lourenço reúne artistas locais para debates, projetos e exposições, exercendo importante papel de divulgador cultural e formação de novos talentos.
SERVIÇO
EVENTO: Show "Fraternidade ao Haiti", que lança o Forum de Biodiversidade das Américas e a pergunta 'O que você faz pelo planeta?'
LOCAL: Teatro Nacional – Sala Villa-Lobos – Brasilia
DATA: 17/03/2010
HORÁRIO DE ABERTURA DOS PORTÕES E INICIO DAS EXPOSIÇÕES: 19h
HORÁRIO DE INICIO DO SHOW: 20h.
CANTORES CONVIDADOS: Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Diogo Nogueira, GOG, Ellen Oleria e Banda Moveis Coloniais de Acaju
INGRESSO: Comprovante de depósito a partir de R$ 30,00 na conta da CAIXA, ag. 647, opção 003, conta 600-1, em nome do PNUD. (Conta aberta para arrecadar fundos para ajuda ao Haiti).
PARLAMENTO DO MERCOSUL APROVA FÓRUM DE BIODIVERSIDADE DAS AMÉRICAS NO JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLIA
O projeto já possui linhas de planejamento para beneficiar povos e a cultura de países como o Haití
O Parlamento do Mercosul aprovou - durante a última reunião executiva em Montevidéu, Uruguai - a realização do Fórum Latino de Biodiversidade. O evento será em julho de 2010, no Jardim Botânico de Brasília e estabelecerá, entre outras prioridades, a cooperação internacional nas questões de preservação e recuperação de terras degradadas, fazendo da capital brasileira centro de decisões continentais sobre o tema.
A proposta, sugerida pelo JBB, tem a tutela de órgãos federais e foi encaminhada pela Comissão Mista do Parlamento do Mercosul, com proposição do Senador Geraldo Mesquita, do PMDB do Acre e sob coordenação do Deputado Federal José Paulo Tófanno, do PV de São Paulo. A presidência da mesa foi do Senador Aldemir Santana. A embaixatriz brasileira Ana Maria Amorim, esposa do Ministro das Relações exteriores Celso Amorim integrou a mesa, levantando a importância da ligação entre meio ambiente e da inclusão digital (área em que a embaixatriz atua no SERPRO e por meio da qual promoveu a inauguração de um Telecentro Digital no Jardim Botânico de Brasília, visando a expansão das fronteiras nas áreas de informação e meio ambiente, tendo sido nomeada Embaixadora do Cerrado).
O texto apresenta como base o fato de que as principais florestas tropicais do mundo encontram-se nas Américas Central e do Sul, sem a necessária representatividade na capital brasileira. A aprovação deste novo encontro representa um salto positivo nas questões ambientais para o continente americano, já que alguns países não aderiram integralmente aos protocolos estabelecidos pela ONU. Atualmente, as grandes discussões sobre temas ambientais do planeta ocorrem no continente Europeu: O grupo sugere uma mudança neste paradigma.
Para que se tenha uma idéia, países como a Nicarágua (que tem alto percentual de florestas preservadas) já possuem representantes diplomáticos interessados em empenhar acordos de preservação e com parceria definida.
O Fórum de Biodiversidade das Américas agregará também o Encontro Internacional de Jardins Botânicos Brasileiros ( Coordenado pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos), com a intenção de pensar soluções de sustentabilidade para as áreas preservadas e de espaço urbano, debatendo conservação e desenvolvimento social da população.
Entre as muitas propostas de programação estão a elaboração de planos para a educação ambiental de crianças, tendo como base a cultura do bioma em que habitam, fomentando a utilização de histórias, cantigas e brincadeiras de seu país. Com relação ao tema desenvolvimento, há propostas para treinamento de orientadores sobre artesanato sustentável, com base no manejo adequado de espécies e de cartilhas sobre alimentação alternativa e de baixo custo, para contornar a questão da fome, agravada pelo desconhecimento dos recursos naturais renováveis.
O projeto foi apresentado no Plenário do Senado Federal a Senadores e Deputados Federais, representantes do MMA, Ministério das Relações Exteriores, IBAMA, SERPRO, Universidade de Brasília, EMBRAPA, IBRAM e outros órgãos que decidem as questões ambientais.
Andrea Faulhaber & Marcelo Bastos Assessoria de Comunicação
Jardim Botânico de Brasília
Fone: (61) 3366 3831
Nenhum comentário:
Postar um comentário