quarta-feira, 10 de março de 2010

TURIBA E ANAND RAO NO PROJETO MúsicaPoética

 
Nesta quinta, 11 de março, 21 h, Café com Letras, 203 Sul, Brasília, couvert a R$ 10,00, o poeta Luis Turiba se apresentará ao lado de Anand Rao no Projeto MúsicaPoética.

O poeta Luis Turiba, 59 anos, começou a escrever poesia em 1977, quando publicou no Rio de Janeiro o livreto KIPROKÓ. Tem como principal influencia direta nos seus trabalhos os poetas Chacal, os modernistas Oswald de Andrade e Manuel Bandeira, o concreto Augusto de Campos, os musicais Chico Buarque de Hollanda e Caetano Veloso, e o pantaneiro Manoel de Barros. Publicou os seguintes livros de poesia: KIPROKÓ, em 1977, no Rio de Janeiro; CLUBE DO ÓCIO, em 1982, em Brasília; CADÊ? em 1998; e BALA, em 2005, pela editora de Salvador P555, além de ter sido editor da REVISTA BRIC-A-BRAC, de 1985 a 1992. Tem dois livros na ponta de agulha: o infantil LUISA LULUSA, A ATRIZ PRINCIPAL; e ´MEIAOITO´, pela COLEÇÃO OIPOEMA.

Anand Rao (www.anandraobr.com) é o organizador e criador do MúsicaPoética que visa a musicar na hora no palco na frente de todos os poemas declamados pelo poeta convidado e pela platéia.

Nesta entrevista exclusiva Turiba fala sobre cultura, poesia, músicapoética, Anand Rao enfim, vale a pena conferir:

Turiba, qual a sensação de participar do MúsicaPoética, um projeto onde seus poemas serão musicados no palco logo após serem declamados?

Turiba - Sei lá, tudo ainda vai acontecer, mas as perspectivas são as melhores possíveis. Considero Anand Rao um criador incrível. Temos umas duas canções em parceria e acho vamos fazer umas outras tantas. Estou ansioso por este novo capítulo poético em minha vida. Gosto muito desse desafio. Vamos lá.....

O que acha deste processo de composição do compositor Anand Rao, essa loucura de desmistificar o processo e compor no palco na frente de todos?

Turiba – Como já disse, estou curiossíssimo para ver como funciona. Do Anand Rao podemos esperar quase tudo e tenho certeza que sairão coisas incríveis. Da minha parte, vou procurar facilitar ao máximo o trabalho musical dele, pois meus versos naturalmente já nascem com um DNA musical, repleto de quebradas interessantes. Como o Anand é uma espécie de trovador cibernético, o choque transcriativo será multifacetário e desta árvore poéticamusical os frutos nascerão maduros e doremifá fá fá.....

Como você vê a literatura, especificamente a poesia, no Brasil hoje, há poetas de qualidade, a poesia é respeitada, há espaço na mídia para difusão da poesia, enfim, dê sua visão?

Turiba – A poesia é irmã rebelde e marginal da literatura. Sempre foi. Poesia não tem nada a ver com dados mercadológicos. Poesia é invenção, transcendência, susto, ou como disse recentemente o Ferreira Gullar: poesia é espanto! Nós, os poetas marginais, já estamos velhos. Alguns se consolidaram, outros não. Alguns encontraram seus caminhos, outros estão no descaminho. Enfim, daqui a pouco nos vamos ver o Chacal e o Nicolas Behr na Academia Brasileira de Letras, É inevitável. Mas o bom mesmo é fazer versos......

O que pretendes apresentar no show que fará com Anand Rao?

Turiba – Poemas de meus dois novos livros: o infantil LUISA LULUSA, A ATRIZ PRINCIPAL, que é bastante musical e quem sabe nasce um opera infantil do nosso encontro; e também poemas do livro maior que é o ´MEIAOITO", escrito graças a BOLSA FUNARTE DE LITERATURA, que ganhei em 2007. Será um encontro maravilhoso, garanto....

O que achas de artistas que possuindo outros empregos se apresentam de graça, sem a cobrança de couvert, muitas vezes deixando desempregados artistas que vivem de arte. Anand Rao disse que não se apresenta de forma nenhuma gratuitamente, pois, respeita quem vive de arte. Que achas disso?

Turiba – Respeito extremamente quem vive de arte e penso que ao dizer versos em público estamos trabalhando e devemos receber por isso. Tenho um grupo, o OIPOEMA, que sempre recebe algum cachê quando se apresenta na Barca Poética. Mas às vezes a gente dá a chamada canja. Eu, por exemplo, adoro tocar cuíca em mesas de pagode e toca onde der e for possível sem cobrar nada. Então, sou a favor, mas não tão radical assim....

E Brasília e a poesia depois destes escandalos políticos. Há poesia em Brasília, há espaço para a poesia, quais são os espaços, a mídia divulga a poesia?

Turiba – Sim, poesia vai estar presente nos 50 anos de Brasília e na resistência contra a corrupção. Há muitos caçadores de fantasmas e patrulheiros ideológicos soltos por aí, mas a poesia está acima de tudo isso.
A mídia divulga poesia sim. O próprio Correio Braziliense tem dado espaços generosos para esse tipo de trabalho. Domingo passado a poeta Eudoro Augusto, da minha geração e do grupo do Chacal, ocupou uma página inteira com uma belíssima reflexão sobre Poesia.
Na semana passada, o próprio CB publicou um indignado poema meu que falo sobre o quadro político do DF

E as novidades para este ano, algum livro no prelo, quais as ações para este ano?

Turiba – Sim; um infantil em homenagem a Luisa Lambach, minha filha de 11 anos, que tem como título LUISA LULUSA, A ATRIZ PRINCIPAL. Um livro que escrevi desde o momento em que ela foi anunciada até completar três anos com a nascimento da mana Manuela, a Manu.
É um livro pro vovô, pra vovó, pro papai e pra mamãe; pros filhos e filhas, pros netos e netas e até pros bisnetos e bisnetas. Quem ler, de qualquer idade, vai entender e curtir, pois é uma declaração de amor às crianças por intermédio de Luisa.
Tem o 'MEIAOITO" que talvez venha a ser o meu livro mais maduro. Há nele poemas longos, divididos em capítulos. O "MEIAOITO" mesmo é um poema de 15 páginas, em forma de roteiro de tudo o que aconteceu na mente e no coração de um jovem carioca na rebelião estudantil de 68. Tudo termina em um 69, pode?

Alguma cois ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?

Turiba – Não, só quero agradecer ao meu parceiro Anand Rao pela aventura que vamos viver no próximo dia 11. Afinal, dois dia depois entro no Clube dos Sexsagenários e tenho que aproveitar muito bem esse embalo.

 

--
Anand Rao Produções
www.anandraobr.com
anandrao477@gmail.com

Nenhum comentário: