quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ADONIRAN BARBOSA, O SAMBA DO BIXIGA

Ruas de SP lembram centenário de nascimento de Adoniran Barbosa

G1 convida a passear pelos bairros da capital e reviver suas canções.
'Arnesto', personagem de música, diz que não deu 'o bolo' no compositor.

Letícia Macedo Do G1 SP

adoniran painelPainel no Bixiga lembra o compositor Adoniran Barbosa (Foto: Raul Zito/G1)

Nesta sexta-feira (6), é comemorado o centenário do nascimento do compositor Adoniran Barbosa, que imortalizou, em suas músicas, bairros como o Bixiga e o Jaçanã, em São Paulo. Para reviver sua história, o G1 listou alguns pontos da cidade citados nos sambas e outros ligados à sua vida.

As letras de Adoniran mesclam, com genialidade, a linguagem dos imigrantes italianos e expressões dos paulistas do interior do estado. "Muitas vezes tem-se a impressão de que a cidade é só pedra, só edifício. Porém, ela é constituída também por uma paisagem sonora.  O Adoniran observa os diversos sotaques. Ele capta toda essa sonoridade e a utiliza em seus personagens e em suas canções",  diz Maria Izilda Santos de Matos, que é doutora em História, professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e autora do livro "A cidade, a noite e o cronista" (Edusc) .

Os sambas também mostram um retrato de uma cidade que  vivia dilemas que perduram até os dias atuais, como problemas de moradia ou ligados ao aumento tráfego de veículos.

Adoniran retrata as experiências cotidianas que observava em uma cidade que passava por um intenso processo de modernização. "Ele sempre olha a cidade que está em uma perspectiva de mudança acelerada. Ele tem uma admiração pela modernidade e uma nostalgia do tempo perdido", diz a doutora em História.

Nenhum comentário: