segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FLIP 2010 ABRE QUARTA-FEIRA

Edição disputada

Festa Literária Internacional de Paraty deve receber 20 mil pessoas este ano.
Convidados incluem Salman Rushdie, Robert Crumb e Isabel Allende.

Do G1, em São Paulo

A escritora chilena Isabel AllendeA escritora chilena Isabel Allende, um dos destaques
da Flip 2010 (Foto: Divulgação/ Lori Barra)

A edição de 2010 da Festa Literária Internacional de Paraty, que começa nesta quarta-feira (4) na cidade do litoral fluminense, é uma das mais populares dos quase dez anos do evento. Em julho, durante os dois primeiros dias de vendas, mais de 24 mil ingressos foram adquiridos para as mesas da Flip, e as entradas para debates de autores como Robert Crumb e Isabel Allende esgotaram em poucas horas.

A corrida por ingressos não é o único indício do caráter pop da Flip, que mesmo com a falta de um de seus nomes mais populares – o roqueiro Lou Reed, que cancelou sua vinda no meio de julho – ainda espera atrair mais de 20 mil pessoas à Parati.

Um dos principais destaques da edição 2010 é o quadrinista Robert Crumb. Papa das HQs undergrounds norte-americanas, o recluso artista vem ao Brasil pela primeira vez, acompanhado do colega e também quadrinista Gilbert Shelton - autor dos "Freak Brothers" -, para debater sobre seu último lançamento, uma versão em quadrinhos do livro do "Gênesis", no sábado (7).

Outro nome importante é o escritor indo-britânico Salman Rushdie, que vem ao país para falar sobre seu novo livro, "Luka e o fogo da vida", escrito para o seu filho e inspirado no mundo dos videogames, na sexta-feira (6).

Autora do best-seller "A casa dos espíritos", a chilena Isabel Allende, sobrinha do presidente deposto após o golpe militar de 1973 no Chile Salvador Allende, vai lançar seu novo livro, "A ilha sob o mar" e conversar sobre literatura latino-americana na quinta-feira (5).

O historiador Robert Darnton (Foto: Divulgação /
Jean Sébastien Caux )

Casa grande, iPad e senzala
Além dos escritores-celebridades, dois temas estão orientando as discussões na Flip deste ano: o futuro do livro e o legado de Gilberto Freyre. Duas mesas com a presença do historiador e diretor da biblioteca da Universidade de Harvard Robert Darnton vão debater os novos formatos digitais para a distribuição e venda de livros e como a criação de leitores eletrônicos como o Kindle e o iPad vão influenciar a maneira como lemos.

Já o sociólogo pernambucano, homenageado do evento neste ano, será tema da palestra de abertura da Flip, que será feita pelo ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que vai abordar "Casa grande & senzala", uma das principais obras de Freyre.

A Flip contará ainda com uma exposição com material inédito do acervo do sociólogo, cedido pela Fundação Gilberto Freyre, e também com mesas como "Gilberto Freyre e o século 21", onde José de Souza Martins, Hermano Vianna e Peter Burke debatem o futuro das ideias do antropólogo.

Além da programação principal, a Flip também conta com atrações paralelas como a jovem FlipZona, a Casa da Cultura e a tradicional Flipinha, voltada para o público infantil, trazendo leituras, conversas com autores, peças de teatro e musicais.

A Flip vai de quarta-feira (4) até domingo (8) em Parati, com diversas atividades espalhadas pelo Centro Histórico da cidade. Confira a programação completa do evento em www.flip.org.br.

Nenhum comentário: