sexta-feira, 27 de agosto de 2010

REFLEXÕES SOBRE HAROLDO DE CAMPOS, MARAVILHA....


Casa das Rosas lança livro sobre Haroldo de Campos

Signâncias: reflexões sobre Haroldo de Campos é o primeiro livro da Série Noigandres.
O lançamento é parte da programação do Hora H de 2010.

Na terça-feira, 31 de agosto, às 19h30, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, espaço cultural do Governo de São Paulo administrado em parceria com a Poiesis - Organização Social de Cultura, sedia o lançamento do livro Signâncias: reflexões sobre Haroldo de Campos (Risco Editorial, 316 páginas). O livro, produzido pela Poiesis, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Signâncias: reflexões sobre Haroldo de Campos é o primeiro livro da Série Noigandres. O lançamento é parte da programação do Hora H de 2010. "Noigandres" foi a palavra que intitulou a revista-livro que Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos editaram em 1952. A publicação teve cinco números, incorporando Ronaldo Azeredo a partir do terceiro, subtitulado "poesia concreta" (1956), e José Lino Grünewald a partir do quinto e último número (1962).

Como explica Augusto de Campos, o vocábulo, de significado enigmático, foi adotado como lema da poesia de invenção ou experimental. A palavra aparece numa canção do trovador provençal Arnaut Daniel (século XII), protótipo do poeta-inventor, segundo Ezra Pound, que a refere no seu Canto XX, sublinhando as dúvidas interpretativas do provençalista Emil Levy ("Now what the DEFFIL can that mean?"). Conforme veio este a concluir, a expressão "olors de noigandres [ou d'enoi gandres]" qualificaria uma flor cujo perfume liberta do tédio [olors (perfume), enoi (tédio), gandres (do verbo gandir, libertar)]. O grupo Noigandres primou pelo risco não só de fazer poesia, mas de criar e recriar, permanentemente, literatura.

A Risco Editorial, em todas as suas publicações, envolvam ou não diretamente a poesia, sempre olhará seus temas de maneira poética. Como fez Haroldo de Campos (1929-2003), o poeta, crítico literário, tradutor e professor que soube incorporar a ideia de risco em cada projeto seu e é, aqui, visto e revisto por Aurora Fornoni Bernardini, Carlos Ávila, Cristina Monteiro de Castro Pereira, Enrique Mandelbaum, Gênese Andrade, Jacó Guinsburg, Kenneth David Jackson, Leyla Perrone-Moisés, Luiz Costa Lima, Marcelo Tápia, Susana Kampff Lages e Yun Jung Im. Há ainda, para o leitor, diversas fotografias do poeta, em registros de Augusto de Campos, Carlos Bracher, Carmen de Arruda Campos, German Lorca, Ivan Cardoso, Ivan de Campos, Jorge Schwartz, Juan Esteves e Madalena Schwartz.

No dia do lançamento, haverá também a mesa-redonda "A Babel poética de Haroldo de Campos", que reunirá Aurora Fornoni Bernardini, professora da USP, Gênese Andrade, diretora do Centro de Referência Haroldo de Campos, Marcelo Tápia, diretor da Casa Guilherme de Almeida, Yun Jung Im, professora da USP, e será mediada pelo poeta Frederico Barbosa. O objetivo é debater como Haroldo de Campos, por meio da escolha de autores que leu e estudou, rompeu fronteiras.

Ficha técnica

Signâncias: reflexões sobre Haroldo de Campos
Organização: André Dick
Autores: Aurora Fornoni Bernardini, Carlos Ávila, Cristina Monteiro de Castro Pereira, Enrique Mandelbaum, Gênese Andrade, Jacó Guinsbur, Kenneth David Jackson, Leyla Perrone Moisés, Luiz Costa Lima, Marcelo Tápia, Susana Kampff Lages, Yun Jung Im

Serviço

Lançamento do livro: Signâncias: reflexões sobre Haroldo de Campos
Terça-feira, 31 de agosto, às 19h30
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-4477
Site: www.casadasrosas-sp.org.br

Poiesis – Organização Social de Cultura
Assessoria de Comunicação
Dirceu Rodrigues, Carla Nastari, Mariana Lima, Fernanda Galib
Tel.: (11) 3285-6986


Nenhum comentário: