segunda-feira, 30 de agosto de 2010

POETA RICARDO ALEIXO LANÇA "MODELOS VIVOS"

 
POETA MINEIRO FAZ TRABALHO DE VANGUARDA MISTURANDO LETRAS, SONS E VISUAIS. DEMAIS!!!!!!!!!! 11 DE SETEMBRO EM MINAS GERAIS......

No próximo dia 11 de setembro, às 11h, na Livraria Café com Letras, o poeta Ricardo Aleixo lança a coletânea Modelos vivos, com poemas inéditos e outros que ainda não haviam sido editados em livro. Considerando-se que a plaquete Céu inteiro, de 2008 (edição, em tipografia, do designer Flávio Vignoli), traz 5 poemas agora reproduzidos no novo título, trata-se do fim de um jejum editorial que vinha desde 2004, data da publicação de Máquina zero e da segunda edição de A roda do mundo, parceria com Edimilson de Almeida Pereira incluída na lista de obras do vestibular da UFMG daquele ano.

Considerado um dos mais inventivos poetas brasileiros contemporâneos, o belorizontino Ricardo Aleixo é reconhecido, também, por suas experimentações em áreas como as artes visuais, o vídeo, a canção, o ensaio e a performance intermídia, com apresentações por todo o Brasil, na Argentina, na Alemanha, em Portugal, na França e nos Estados Unidos.
Essa liberdade que o artista se concede é, com efeito, um dos pontos mais destacados de Modelos vivos. (Editora Crisálida, com patrocínio do Programa Petrobras Cultural). Responsável, desde o trabalho de estreia, Festim (1992), pelo programação visual de seus livros, Aleixo contou desta vez com a colaboração do poeta, designer e  editor Bruno Brum para confeccionar um objeto artístico  cheio de sutilezas gráficas.
Ao longo das 160 páginas do livro, distribuem-se 75 poemas (número que cresce se forem computadas as tais sutilezas mencionadas acima) criados com técnicas diversas: da caligrafia à apropriação de frames de uma videoperformance, da pirogravura à letra de canção, de textos escritos para serem performados à foto de um objeto tridimensional, de epigramas a peças sem palavras, com um direito a um longo poema-ensaio, Modelos vivos mostra um poeta inteiramente empenhado em tensionar as fronteiras entre os gêneros artísticos:
"A poesia nasceu plural. Todas as linguagens coexistiam no mesmo espaço. Falar em multimídia e intermídia, no meu caso, é apontar não para o futuro – um futuro cada vez mais incerto –, mas para o nosso passado mais remoto em termos de criação. Livros, para mim, por mais belos que sejam, serão sempre zonas de passagem para explorações acústicas por meio dos diferentes tipos de vocalização com que é possível abordar todo e qualquer texto."

Além da sessão de autógrafos de Modelos vivos, no sábado, 11 de setembro, o público poderá conferir, na terça-feira, dia 14, a partir das 19h30, também na Livraria Café com Letras, quando Ricardo Aleixo completa 50 anos, a nova performance do artista, Música para modelos vivos movidos a moedas, e a abertura de uma pequena mostra de poemas extraídos do novo livro. A performance, que funde experimentações vocais, projeção de vídeos e uma série de poemas de Modelos vivos transformados por Aleixo em canções, contará com a participação especial do guitarrista, violonista e arranjador Alvimar Liberato.

Para encerrar a semana de comemorações, que Ricardo, em tom de blague, chama de "projeto 50 anos em 5 décadas", será inaugurada, na sexta-feira, 17 de setembro, no saguão da Biblioteca da Faculdade de Letras da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, a mostra de poemas gráficos Improvisuais, que o próprio artista sonorizará na performance homônima. Todos os eventos terão entrada franca.

 

Serviço:

Modelos vivos, livro de poemas de Ricardo Aleixo.

Capa e projeto gráfico de Bruno Brum e Ricardo Aleixo.

160 pp. Capa em cartão Supremo 250g e miolo em Offset 120 g.

R$ 32,00.

 

Nenhum comentário: