quinta-feira, 26 de agosto de 2010

POETAS ADOTAM ESCOLAS PÚBLICAS EM BRASÍLIA

Foto de Eraldo Perez, Photoagência:

Os poetas do grupo OIPoema estão de "olho vivo" nas escolas e nos alunos do DF

Recitais, palestras, doação de livros infantis e criação de bibliotecas estão entre as atividades que serão desenvolvidas

Poesia começa e se desenvolve nas escolas. São nelas que começam a ser formados os leitores do futuro e sem leitores não há escritores nem poetas. A leitura cria a fantasia para a criança, a faz viajar, além de ser também uma forte ação social para ajudar no combate aos descaminhos, especialmente o avanço do crack entre os nossos jovens.

Baseados nesse princípio, os seis poetas que fazem parte do grupo OIPoema, estão adotando seis diferentes escolas públicas em áreas carentes de Brasília.

Esses poetas estão prestes a lançar em setembro uma coleção de livros com o mesmo nome. Os livros foram produzidos pela Sinhá Cultural e sairão com o selo e o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

São quatro poetas-damas – Angélica Torres Lima, Cristiane Sobral, Bic Prado e Amneres - e dois cavaleiros: Nicolas Behr e Luis Turiba. A eles se juntará um sétimo poeta do traço, o artista plástico Luis Eduardo Resende, o Resa, que também está lançando um livro de poemas-objetos, o "Miserere Nobis", também com apoio do FAC.

Dinamizando as relações

A ideia nasceu como ação de contrapartida do projeto junto ao FAC e evoluiu quando o poeta Luis Turiba lançou no primeiro semestre deste ano o livro infantil "Luísa Lulusa, a atriz principal" e passou a visitar escolas fazendo recitais.

"É uma sensação maravilhosa recitar versos para a criançada. Fui as escolas com Luísa, minha musa inspiradora que está com 12 anos, e nos deliciamos", afirma Turiba.

Visitar e adotar escolas, aliás, já é um costume antigo do poeta Nicolas Behr. Ele adotou há anos uma paupérrima no Vale do Paranã, cidade de Posses, Goiás, a 350 quilômetros de Brasília. Todo ano visita a escola e leva livros, computadores, material escolar, além de roupas, sapatos, brinquedos. No ano passado, Behr convidou o poeta-diplomata Francisco Alvim para acompanhá-lo. "Foi uma aventura inesquecível", confirma Chico.

Assim, os poetas do OIPoema desejavam fazer algo a mais do que doar livros para o FAC, que normalmente ficam engavetados lá na secretaria de Cultura.

Luis Turiba adotará a Escola Classe da Vila Buritis, em Planaltina, onde conheceu a professora Ana Reis que organiza uma sala de leitura interativa para os alunos. A visita para o início dos trabalhos está marcada para o dia 31 de agosto. Ele levará livros próprios e de outros autores para engordar a biblioteca da escola. O mesmo fará os demais poetas.

Angélica Torres Lima, por exemplo, ficará com a Escola Classe n° 3 do Núcleo Bandeirante, enquanto Amneres fará seu trabalho junto ao Centro de Ensino Médio do Paranoá.

A ecológica poeta Bic Prado trabalhará com os alunos da Escola Classe de Itapoã; Cristiane Sobral com o Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC Juscelino Kubitscheck, no Park Way e o poeta símbolo de Brasília Nicolas Behr adorará a Escola Classe do Varjão, onde a diretora Cláudia Maria o espera juntos com seus alunos de braços abertos.

Nenhum comentário: