segunda-feira, 1 de março de 2010

CONVIVER COM JOSÉ MINDLIN, UMA DÁDIVA INESQUECÍVEL

MINDLIN ABRIU SUA BIBIIOTECA PARA A BRIC-A-BRAC E DEPOIS FOI UM CONSULTOR DA PESADA

Luis Turiba

 

A poesia, com seus caprichos de louca dama, assim como a literatura, muito me deram nessa vida. A essas duas amantes muito tenho a agradecer. Mas entre tantas estrelas acessas nesta jornada com as letras e as palavras, uma está entre aquelas de maior e intenso brilho: a convivência com José Mindlin, o amante dos livros e do saber. 

 

Foi uma convivência rápida, de alguns anos, porém de uma intensa marcante, como tudo aquilo que Mindlin fez em sua vida de maestria.

Eu era, na metade dos anos 80, pouco mais de 30 anos, um dos editores da revista experimental de poesia Bric-a-Brac junto com meus companheiros João Borge, Lúcia Leão e Luis Eduardo Resenda, o Resa. Cá entre nós, éramos um quarteto da pesada e fuçávamos excelentes entrevistas por este Brasilsão de cultura, saber e arte.

 

Depois de longas conversas com Augusto de Campos, Erthos Albino de Souza e Manoel de Barros – entrevistas históricas até hoje - partimos para a caça de uma "avis rara": o bibliófilo José Mindlin.

 

A partir deste investida, Mindlin praticamente passou a fazer parte do informal Conselho Editorial Bric-a-Brac, junto com Antônio Risério, Arnaldo Antunes e Augusto de Campos. Nada fazíamos sem que eles fossem também consultados.

 

Assim, chegamos a Dra. Nice da Silveira e de seus pacientes genais do hospital de Engenho de Dentro. Visitamos o erotismo de Carlos Drummond de Andrade antes dele se tornar público. Tudo isso, muito, graças ao Mindlin.

Visitamos pelo menos umas três ou quatro vezes seu paraíso de livros raros no bairro de Santo Amaro. Anos mais tarde, já trabalhando com Gilberto Gil no Ministério da Cultura, pude acompanhar a negociação para que a sua "Brasiliana" repousasse no campus na Universidade de São Paulo (USP) para a segurança da eternidade.

 

Conversar com Mindlin era uma delícia. Tanto é que a primeira vez que fomos entrevistá-lo, não ligamos o gravador e tivemos de refazer a visita duas vezes. Foi João Borges que no final das visitas editou a entrevista e construiu o belíssimo e comovente texto de abertura que hora republicamos aqui. Até hoje não sei se houve falha técnica ou malandragem no não funcionamento do gravador. O certo, porém, é que as repetições das visitas tornaram a entrevista tão esclarecedora, que Mindlin não teve outra saída: escreveu em cima das suas próprias respostas o livro "Uma vida entre livros", que o levou à Academia Brasileira de Letras.

 

É mole ou quer mais?! Com vocês, um pouco deste brasileiro exemplar que foi e é José Mindlin.

 

 

Um comentário:

Correção disse...

Uma correção: na nota está escrito Dra. Nice da Silveira. E é Nise da Silveira