quarta-feira, 31 de março de 2010

QUE BELA E GOSTOSA SOPA DE SONS E LETRAS


O poeta concretista Augusto de Campos fez para um público seleto seu primeiro e já histórico recital no Rio de Janeiro
 
Por Luis Turiba
 
Noel canta Noel, Lupicínio canta Lupicínio, Webern canta João Gilberto, Billie Holiday canta Jane Joplin, Caetano canta Augusto de Campos. E o que é melhor nessa rítmica sopa de rimas: o próprio Augusto agora canta seus poemas com o auxílio luxuoso do filho músico Cid Campos e da voz agrodoce da cantora Adriana Calcanhotto.
 
Foi o que se viu – e, principalmente, se ouviu - no inesquecível espetáculo "Poemúsica" que marcou o retorno do poeta Augusto de Campos aos recitais  ao vivo. Há cinco anos ele andava recolhido. Por isso, o que aconteceu na última terça-feira para uma poética platéia de cem pessoas no Instituto Moreira Salles, na Gávea, Rio de Janeiro, teve um sabor todo especial para a poesia brasileira do século XXI: um recital multimídia, onde o conceito verbivocovisual foi elevado ao extremo estético graças aos recursos tecnológicos utilizados.
O público gostou, aplaudiu e pediu bis. Agora, a idéia é trazer esse espetáculo para a abertura da II Bienal Internacional de Poesia que acontece em setembro aqui na capital. Com a palavra o professor Antônio Miranda, diretor da Biblioteca Nacional de Brasília
Como sabemos, a medula da Poesia Concreta foi a palavra visualizada e cantada. Desde o início, lá na metade dos anos 50, ela era assim: aparecia fragmentariamente e cantada experimentalmente. O próprio Augusto explicou como se estivesse fazendo uma conferência para o público:
"As inovações trazidas pela poesia concreta (fragmentação de palavras, espacialização dos textos, ênfase em valores sonoros e visuais) despertaram, nos anos 1960, o interesse de alguns "músicos contemporâneos" brasileiros, como Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira, que procuraram encontrar isomorfismos estruturais para as composições que fizeram sobre nossos poemas. Desde 1954, Décio, Haroldo e eu frequentávamos as aulas de Koellreutter, na Escola Livre de Música de SP. No pós-tropicalismo, Caetano Veloso abriria uma nova e inesperada senda ao interpretar "dias dias dias", em 1973, combinando deformações sonoras, citações metalingüísticas (Webern e Lupicínio), colagens e superposições vocais."
 
O recital teve uma dinâmica tecnô-pop com animações digitais e videográficas operacionalizando fusões e outros truques surpreendentes e informativos. O êxtase emocional ficou por conta das interpretações de obras poéticas de alta carga de tensão lingüística, como o já clássico "cidadecitycité" interpretado pelo próprio Campos; o poema "O verme e a estrela", do baiano Pedro Kilkkerry; além de poemas infantis do CD "Crionça", traduções de Augusto musicadas por Cid.
Adriana Calcanhotto arrancou urros e quase lágrimas (de alguns) cantando peças de trovadores provençais em dueto com Augusto: "À dama ama e olha/ Arnaut, cantor/ que ante esse amor/ todo outro amor se esfolha".
 
Para encerrar tão elevado encontro onde poetas como Chacal, Antônio Dias, Walter Silveira, André Vallias e Jorge Salomão aplaudiram de pé o mestre; o trio interpretou um de seus mais plásticos e intrigantes poemas, o "Sem saída", musicado por Cid e gravado por Adriana.
De certa maneira, conforme interpretação do poeta e letrista Antônio Cícero, o poema retrata um pouco a própria vida de Augusto: "a estrada é muito cumprida/ não posso voltar atrás/ nunca sair do lugar/ levei toda a minha vida/ o caminho é sem saída/ não posso ir mais adiante/ curvas encantam o olhar."
Mas a melhor definição de Augusto de Campos é dada pelo próprio no programa do "Poemúsica", que foi distribuído ao público:
"Quanto a mim, como disse Schönberg, "a melhor forma de entender a minha música é: esqueçam teorias, o dodecafonismo, a dissonância e, se possível, a mim mesmo." No meu caso, poeta ou expoeta, a teoria, o concretismo, e idem ibidem, myself.
 
 

3 comentários:

Anônimo disse...

pra sacar o tutano do recital, só mesmo voce poeta de eletroverbal-percussao...

Zuca Sardan, da Alemanha

Anônimo disse...

Caríssimo Turiba,

Li o artigo na mesma sexta-feira e ficou muito, muito bom. Bem escrito como sempre, é didático e, como você disse com acerto, apaixonado. Deu pena de não estar lá.

Um abraço grande,

Alberto

Anônimo disse...

Caríssimo Turiba,

Li o artigo na mesma sexta-feira e ficou muito, muito bom. Bem escrito como sempre, é didático e, como você disse com acerto, apaixonado. Deu pena de não estar lá.

Um abraço grande,

Alberto