quinta-feira, 3 de março de 2011

A LAPA JÁ VOLTOU A SER A LAPA

Arcos da Lapa volta a ser palco de shows gratuitos no carnaval

Publicada em 02/03/2011 às 20h52m

Ludmilla de Lima
Lapa vai ganhar um show de mulheres no carnaval. Foto: Divulgação

RIO - Cenário de inúmeras apresentações inesquecíveis no carnaval, como de Bezerra da Silva e de Monarco, os Arcos da Lapa voltam este ano a fazer parte do roteiro dos foliões. Amanhã, sob o comando da Fundição Progresso, começa a programação no palco da Lapa, projeto batizado de "Rio Marchinhas". Serão cinco dias de shows, começando sempre no fim da tarde e terminando às 23h. Com o Dia Internacional da Mulher na terça-feira, os organizadores resolveram reverenciar as mulheres durante a festa, que homenageará, sobretudo, Tia Ciata, tia baiana que transformou sua casa, na Praça Onze, em ponto de encontro obrigatório de sambistas no final do século XIX e início do século XX.

Responsável pela programação, Vanessa Damasco promete apresentações com a cara da Lapa. Estão na lista blocos como o Boitatá, Zoobloco, Céu na Terra, Mulheres de Chico Rio Maracatu e shows de Teresa Cristina, do grupo Casuarina e da Orquestra Republicana. Vanessa conta que o palco vinha perdendo força e identidade nos últimos anos, até ser desativado pela prefeitura em 2009. No ano passado foi retomado, mas sem grandes atrações.

- O palco era legal, mas nos últimos anos não oferecia qualidade nem tinha a cara da Lapa. Por isso, montamos uma programação que representa a Lapa - diz a produtora.

Ao lado do palco, três barracas de acarajé - patrimônio imaterial da cultura nacional - lembrarão as tias baianas e três painéis para fotos farão muito marmanjo brincar: um de baianas, outro de piratas e índios e um terceiro sobre romance, com um casal acompanhado de anjinhos. Um telão irá veicular ao longo da festa frases e informações sobre direitos da mulher e sobre o meio ambiente.

Na terça-feira, o encerramento será com o Cordão do Boitatá, que contará com as participações ilustres de Dona Ivone Lara e Áurea Martins. O palco tem apoio da Riotur, Secretaria estadual de Cultura e Petrobras.

Nenhum comentário: