segunda-feira, 21 de março de 2011

OBAMA GOSTOU TANTO DO RIO QUE JÁ PENSA EM DESFILAR NA BEIJA-FLOR

Obama termina compromissos no Brasil com visita ao Cristo Redentor

Depois de visitar Cidade de Deus, o campo do Flamengo, o Teatro Municipal e o Corcovado por volta das 21h de ontem, só falta a Barack Obama desfilar no próximo carnaval pela Beija-Flor. Aí ele será um carioca-negão.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira-dama Michelle e as filhas encerraram a passagem pelo Brasil na noite deste domingo (20) com uma visita a um dos principais cartões-postais do país, o Cristo Redentor, no Rio.

Eles chegaram pouco depois das 21h, observaram a estátua em silêncio e foram até o mirante olhar a cidade do alto. Passaram cerca de 30 minutos no local. No fim da visita, o tempo ficou encoberto.

Obama e sua família durante visita ao Cristo Redentor (Foto: Reuters)Obama e sua família durante visita ao Cristo Redentor (Foto: Reuters)

 Discurso
O principal compromisso de Obama foi um pronunciamento ao povo brasileiro. O local escolhido para o discurso foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Artistas e políticos foram convidados para a cerimônia. Na lista, os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, a cantora Alcione e a ex-senadora Marina Silva (PV-AC).

Informal, o presidente dos Estados Unidos começou o discurso saudando o público com um português com sotaque: "Alô, cidade maravilhosa!", disse, sendo aplaudido. Também falou de futebol e citou o cantor Jorge Ben Jor e o escritor Paulo Coelho.

Em seguida, pregou uma relação de igualdade entre Brasil e EUA. Disse que os dois países não devem ser parceiros "sênior" e "júnior", mas "parceiros iguais".

Enquanto Obama discursava, manifestantes, desde bolivarianos a trabalhadores sem teto, protestavam na Cinelândia, isolados a cerca de cem metros da entrada do teatro. Sem conseguir acompanhar o discurso, eles vaiaram quando os primeiros convidados começaram a sair.

Na véspera, um protesto teve desfecho violento em frente ao Consulado dos Estados Unidos, com bombas de efeito moral e quinze pessoas presas.

Capoeira e embaixadinhas
Antes do discurso, o presidente dos EUA, a mulher e as filhas visitaram a Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Eles assistiram a apresentações de capoeira e percussão. Obama também tentou fazer embaixadinhas, mas, sem intimidade com a bola, desistiu.

Apesar da falta de habilidade com o futebol, ele ganhou uma camisa do Flamengo. A presidente do clube, Patrícia Amorim, entregou o presente ao se encontrar com Obama no campo da Gávea, utilizado pela comitiva para pousos e decolagens dos helicópteros.

Sem Obama, a primeira-dama e as filhas visitaram o barracão da Unidos da Tijuca, na Cidade do Samba, durante a tarde. "Ela (Michelle) é muito simpática e ensaiou uns passos, até porque a gente deu uma aula de percussão e de dança", disse o carnavalesco da escola, Paulo Barros.

Nenhum comentário: